26 a 28 de Setembro, 2014: Jornadas Europeias do Património 2014 - MUSEU DE SÃO ROQUE

"26 de Setembro (6ª Feira)
15h00 -  Palestra: Redescobrir a Arquitectura do Convento de São Pedro de Alcântara à luz de nova investigação histórica, por Dr. João Simões
No âmbito do processo de reabilitação do convento de São Pedro de Alcântara, protagonizado pela SCML, procedeu-se a uma exaustiva investigação histórica com o objectivo de entender o edifício nas suas múltiplas campanhas arquitectónicas, restauros, e implantação urbana. O resultado desta investigação levou a um novo entendimento do imóvel, o qual recuperou o seu papel como um testemunho complexo da história, da arquitectura e da sociedade dos séculos XVII, XVIII e XIX.
Local: Convento de São Pedro de Alcântara, Rua Luísa Todi n.º 1, Lisboa
Inscrições limitadas às vagas disponíveis. Máximo 60 participantes.
16h30 - Visita orientada: A Sala de Extracções da Lotaria e coro-alto e órgão da Igreja de São Roque 
Para dar a conhecer zonas do antigo edifício jesuítico normalmente fechadas ao público, o Museu de São Roque propõe descobrir a actual Sala de Extracções da Lotaria, instalada no antigo claustro, e o coro-alto e órgão da Igreja de São Roque.
Ponto de encontro: Museu de são Roque, Largo Trindade Coelho, Lisboa
Inscrições limitadas às vagas disponíveis. Máximo 30 participantes.

27 de Setembro(Sábado)

10h00 - Visita orientada: Na Rota dos Recolhimentos - Conventode Santos-o-Novo, Recolhimento do Grilo, Recolhimento das Merceeiras e Recolhimento da Encarnação
Esta rota integra a visita a quatro dos cinco antigos Recolhimentos da Capital, equipamentos recentemente integrados na SCML, e que escondem um rico e vasto património artístico e religioso, constituído sobretudo por azulejaria e talha, e desconhecidos do público em geral. Assim, durante o período da manhã a visita irá contemplar o Convento de Santos-o-Novo e o Recolhimento do Grilo, e da parte da tarde, após um almoço livre, serão visitados o Recolhimento das Merceeiras e o Recolhimento da Encarnação.
Ponto de encontro: Convento de Santos-o-Novo, Largo de Santos-o-Novo, Calçada Cruz da Pedra n.º44, Lisboa
Inscrições limitadas às vagas disponíveis. Máximo 30 participantes. 
15h00 - Visita com ateliê de arte: A Brincar Construímos o Passado, dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos de idade
Neste ateliê as crianças vão explorar o barroco romano do século XVIII através da construção de objectos inspirados na Capela de São João Batista da Igreja de São Roque e nas suas colecções.
Ponto de encontro: Museu de São Roque, Largo Trindade Coelho, Lisboa
Inscrições limitadas às vagas disponíveis. Máximo 15 participantes.

28 de Setembro (Domingo)
10h00 e 11h30 - Visitas orientadas: Edifício de São Roque - Para além do visível
Estas visitas propõem um olhar diferente à Igreja e Museu de São Roque que parte do recurso à Realidade Aumentada, fruto de uma parceria entre a SCML e a Reverse Engineering, que permite ao visitante interagir e descobrir pormenores escondidos do olhar.  
Ponto de encontro: Museu de São Roque, Largo Trindade Coelho, Lisboa
Inscrições limitadas às vagas disponíveis. Máximo 15 participantes.
15h00 - Palestra: A admirável relíquia de São Gregório Taumaturgo da Igreja de São Roque, por Dr. António Meira
 Considerada a mais importante de todas as relíquias que integram os "santuários" da Igreja de São Roque - a qual foi objecto de um rigoroso estudo histórico aquando do restauro do respectivo relicário em 2007, actualmente em exposição no Museu de São Roque. 
Esta relíquia foi objecto de um jubileu anual, concedido em 1587 pelo Papa Sixto V, o qual se celebrava na Igreja Jesuítica de São Roque, no dia 19 de Novembro.
Ponto de encontro: Igreja de São Roque, Largo Trindade Coelho, Lisboa
Inscrições limitadas às vagas disponíveis. Máximo 50 participantes. 
15h00 - Visita com ateliê de arte: Desenhar a Cidade. Exercícios sobre a Arquitectura e Urbanismo, dirigida a jovens dos 12 aos 15 anos de idade
A partir do Largo Trindade Coelho, da Igreja de São Roque e da vista sobre a cidade observada dos seus torreões, desenvolvem-se exercícios práticos que pretendem suscitar uma visão crítica da arquitectura e do urbanismo. 
Ponto de encontro: Museu de São Roque, Largo Trindade Coelho, Lisboa
Inscrições limitadas às vagas disponíveis. Máximo 15 participantes.
16h30 - Visita orientada à exposição temporária: Visitação. O Arquivo: Memória e Promessa
Esta exposição temporária cruza elementos do Arquivo com a criação contemporânea de três artistas convidados a "olhar" para o Arquivo Histórico da SCML: o realizador Pedro Costa, o fotógrafo Daniel Blaufuks e o compositor João Madureira. O que daí resultou é o essencial nesta exposição segundo o curador, Paulo Pires do Vale: transformar o arquivo em matéria viva e fecundante. Entre os documentos que compõem o acervo do Arquivo e integram a exposição destacam-se os sinais dos expostos (documentos que acompanhavam as crianças entregues aos cuidados da Misericórdia de Lisboa). A exposição inclui, ainda, várias outras obras cedidas por outros museus, como a pintura de Brueghel, do Museu Nacional de Arte Antiga, e a pintura Visitação de Vasco Fernandes, do Museu de Lamego, entre outras.
Ponto de encontro: Museu de São Roque, Largo Trindade Coelho, Lisboa
Inscrições limitadas às vagas disponíveis. Máximo 30 participantes.

Participação GRATUITA, mediante MARCAÇÃO PRÉVIA
Inscrições limitadas às vagas disponíveis.
Incrições/ Informações pelo Tel.:(+351) 213 235 824/ 233"

Transportes - Museu e Igreja de S. Roque
Metro: Rato, Baixa-Chiado
Autocarros: 74, 706, 709, 713, 720, 727, 738, 758, 773
Eléctrico: 28
Elevador: Bica, Glória

Transportes - Convento de Santos-o-Novo
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 706, 709, 728, 735, 759, 781, 782, 794
Comboio: Santa Apolónia

Sem comentários:

Enviar um comentário