"PROGRAMA
GRATUITO

Sexta-feira, 26 de Setembro


10h30
No Trilho do AzulejoPeddy paper cultural.
Jogo de descoberta no Museu e nas suas imediações.
Organizados por equipas, este peddy paper parte das imediações do Museu, tendo como objectivo estimular a observação e o gosto pelo azulejo, bem como sensibilizar, de uma forma lúdica e divertida, para a importância de um património que nos rodeia.
Atividade destinada a grupos escolares, do 1º, 2º e 3º ciclos.
marcação prévia
Gratuita

11h00
Museu Nacional do Azulejo/ Convento da Madre de Deus. Um património acessível.
Visita vocacionada para pessoas com mobilidade reduzida.
Marcação prévia | Max. 25
Gratuita


Domingo, dia 28 de Setembro

A Arte da Talha Dourada - Masterclass
dia inteiro - 10h00-12h00 e 14h30-16h30

O Museu Nacional do Azulejo, no antigo Convento da Madre de Deus, é um espaço privilegiado para compreender o enorme fascínio pelo ouro que atravessa as várias expressões artísticas. A Igreja, em ouro sobre azul, é um verdadeiro tesouro barroco, uma obra única e total, propícia à fruição estética de duas artes decorativas que se complementam: a Talha e o Azulejo.

No próximo dia 28 de Setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Museu Nacional do Azulejo propõe uma masterclass dedicada aos aspectos da produção artística da fascinante e complexa arte da Talha dourada. Enquanto arte ilusória que faz a madeira parecer ouro maciço, a Talha requer para além de um profundo conhecimento dos materiais, um grande domínio técnico centrado nesse simbólico e incorruptível metal que é o ouro.

Estas e outras questões serão o tema de uma Masterclass orientada por Filomena Rodrigues do Laboratório José de Figueiredo.
Inscrição prévia | Max. 20
Gratuita


15h00
Visita dinamizada com experimentações práticas, preparativas de uma visita pela cidade.

O corpo vem das massas de argila;
A química pessoal das altas temperaturas;
A alma do brilho dos vidrados.
Habita ao nosso lado, um pouco por toda a parte. Raramente lhe dirigimos o olhar de tão habituados que estamos à sua presença. E, no entanto, nenhum outro património é tão marcante enquanto espelho da nossa identidade.
Nestas jornadas, o MNAz deixa-lhe o desafio de nos visitar como ponto de partida para redescobrir uma cidade que brilha. No museu dar-lhe-emos as últimas novidades sobre o AZULEJO, para quando sair, encetar, em cada esquina, um diálogo com o olhar.

Marcação prévia | Max 25
Gratuita


17h00
Concerto de encerramento das Jornadas Europeias do Património na Igreja da Madre de Deus
Com Madalena Moreira, soprano
Nataliya Kuznyetsova, piano

Entrada livre"

T. 218 100 340 geral@mnazulejo.dgpc.pt