11 e 12 de Outubro, 2014: 3.ª EDIÇÃO DO LISBOA OPEN HOUSE 2014



"O Lisboa Open House regressa no fim-de-semana de 11 e 12 de Outubro de 2014 e abre as portas de 27 novos locais num total de 70 espaços.
Nesta edição, propomos um extenso programa de percursos e de visitas comentadas. A selecção dos espaços baseia-se não só na importância cultural e arquitectónica mas também na diversidade de tipologias e épocas. Os percursos exteriores e visitas de Bairro também fazem parte do roteiro e oferecem uma perspectiva integrada do crescimento e desenho urbano de Lisboa em diferentes fases da sua história.
Do Parque das Nações a Algés, da beira Tejo às Avenidas Novas, da Mouraria a Benfica, as opções são cada vez mais alargadas: basta escolher.

COMO FUNCIONA
Todos os espaços do roteiro são de acesso gratuito. Durante este fim-de-semana o público pode visitar um conjunto de espaços arquitectonicamente relevantes para a cidade. Contamos com uma vasta equipa de voluntários presente em cada local para dar informações, aconselhar e acompanhar as visitas.
A maioria dos locais não exige reserva pelo que as visitas são organizadas por ordem de chegada. Contudo, pelas suas características, alguns locais exigem pré-marcação, a qual deverá ser feita por telefone, email ou online (p.e. Eventbrite) de acordo com informação na ficha de cada espaço.
As portas estão abertas: entre e faça parte desta experiência!"


Sábado, 11 de Outubro - 18h00
Roca Lisboa Gallery - Praça dos Restauradores 46, 1250-188 Lisboa
DEBATE | Arquitectura Portuguesa: Outros Pontos no Mapa. "Ainda que de reconhecida excelência, a Arquitectura Portuguesa tem-se confrontado com os constrangimentos socio-económicos do país reflectindo-se na emigração de muitos profissionais. Até que ponto esta procura forçada de trabalho pode ser vista como internacionalização? De que forma se poderá construir no mundo mantendo um atelier no país de origem?
Um debate que visa reconhecer as fronteiras entre internacionalização da arquitectura e emigração dos seus agentes com exemplos práticos e uma visão fundamentada pela Ordem dos Arquitectos. Uma oportunidade para se procurarem novos caminhos e formas de divulgar o património nacional noutros pontos do mapa.
Moderador: Luís Santiago Baptista; Convidados: João Santa-Rita (Presidente Ordem dos Arquitectos); Luís Pedra Silva (Pedra Silva Arquitectos); José Mateus (Presidente da Trienal de Arquitectura de Lisboa)"

2 comentários:

  1. ... está tudo esgotado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os espaços marcados como "Novos" disponibilizam a marcação de visitas a partir de 3 de Outubro, esses ainda têm lugares disponíveis.

      Eliminar