4 de Outubro a 8 de Novembro, 2014: Exposição - ILUSTRAÇÃO VOADORA

"Entre 4 de Outubro e 8 de Novembro há um novo roteiro por descobrir em Lisboa de bicicleta ou a pé, com 12 ilustradores e 10 locais de comércio tradicional.


10 Locais diferentes – cafés, lojas, oficinas e uma livraria acolhem durante aproximadamente um mês uma exposição de ilustração com artistas urbanos, uns mais conhecidos que outros. A iniciativa pretende mostrar, utilizando a Arte como pretexto, que é possível percorrer a cidade a pé ou de bicicleta.


Ao construir este percurso, a iniciativa alia o comércio tradicional e a mobilidade suave, celebrando umacidadania sustentável e promovendo uma economia local para a cidade de Lisboa.
Em cada paragem deste roteiro o visitante encontra uma peça de decoração urbana em malha de lã, pelas Granda Malha, que identifica o local de cada exposição. Entre os artistas, contamos também com vários ilustradores brasileiros convidados, resultado de um intercâmbio com o projecto da associação paulense Aromeizero - Bike Arte.





No dia da inauguração, a 4 de Outubro, será feito um passeio a pé e outro de bicicleta com paragem em todos os pontos da exposição, com um guia a pé e um guia de bicicleta.


Aliada a esta exposição colectiva, haverá também uma iniciativa paralela destinada a desenhadores gráficos, organizada em parceria com os Urban Sketchers Portugal, com o lançamento de um caderno para desenhadores, sendo que as receitas da venda do mesmo revertem para a instituição ASSOL, Associação de Solidariedade Social de Lafões, responsável pela encadernação.


Trata-se de um roteiro urbano, sem pretensões, onde podemos conhecer o trabalho de alguns ilustradores urbanos e que demonstra mais uma vez que as formas de mobilidade suave são uma alternativa real para a cidade de Lisboa.


Ficamos a aguardar a vossa visita.
Até breve!!!


PROGRAMA

DIA 4 OUTUBRO
14H30
- Inauguração das 10 exposições 
- Passeio a pé guiado para visita às 10 exposições.
Inicio/  RciclaGrémio Café
Fim/ Flur
Tempo aproximado/ 4H
Dificuldade/ Média
- Passeio de bicicleta guiado para visita às 10 exposições.
Inicio/  RciclaGrémio Café
Fim/  RciclaGrémio Café
Tempo aproximado/ 3H
Dificuldade/ Média


DIA 8 NOVEMBRO
- Apresentação da oficina de encardenação, Devagar se Encaderna Longe, da associação de solidariedade de lafões, ASSOL
Lançamento de um caderno de folhas brancas produzido de forma artesanal pela oficina e ilustrado pela Susana Matos.
Os lucros com a venda deste caderno revertam a favor da ASSOL.
Local/ Livraria Palavra de Viajante
Hora/ 14H
Duração/ 15 min.
- 65º Encontro dos Urban Sketchers Portugal
Após a curta apresentação da ASSOL, os desenhadores irão percorrer e desenhar parte do roteiro da exposição. Haverá dois grupos, um de bicicleta ou outro a pé e cada desenhador poderá escolher a opção que se sentir mais à vontade.
Site/
Local/ Livraria Palavra de Viajante
Hora/ 14H
- Encerramento das exposições"


Sem comentários:

Enviar um comentário