3 de Outubro a 2 de Novembro, 2014: Inauguração/Exposição - WE-TRADERS. TROCA-SE CRISE POR CIDADE

Inauguração: 03.10, 19h00
Exposição: Terça-feira a Domingo 14h00-21h00

LX FACTORY
Rua Rodrigues Faria 103, 1300 Lisboa
Entrada livre

"Sob o mote “Troca-se crise por cidade”, chega a Lisboa, no dia 3 de Outubro uma exposição itinerante, que apresenta e interliga diversas iniciativas e projectos de artistas, designers, arquitectos, activistas e muitos outros cidadãos de cinco cidades europeias. Esta é uma exposição que pretende reflectir sobre o desenvolvimento das cidades e que apela à mobilização cívica.
Após ter estado patente em Madrid, Turim e Berlim, Lisboa recebe agora esta exposição, uma plataforma de conhecimento e produção, cujo objectivo primeiro é exibir as várias iniciativas destas cidades, partilhar experiências e boas práticas e criar um espaço de encontro para reflectir e questionar temáticas como crise, cidadania, urbanismo, sustentabilidade, novas economias e política. Haverá espaço para workshops, fóruns interactivos e apresentações realizados em colaboração com associações e instituições locais, sendo que qualquer pessoa poderá partilhar a sua experiência e conhecimento. 

PROGRAMA 
Sexta-feira, 03.10.2014 
19h00: INAUGURAÇÃO "WE-TRADERS. TROCA-SE CRISE POR CIDADE" com a presença das curadoras Angelika Fitz (Viena) e Rose Epple (Berlim) e dos co-curadores Javier Duero (Madrid), Lisa Parola e Luisa Perlo (Turim), Julia Albani (Lisboa) e dos We-Traders que participaram na exposição. Anúncio do vencedor da Open Call de Lisboa. 
20h00 - 23h00: Open Bar & Beats of Crisis 
20h00 - 23h00: Performance “Dream Circus” de Daniele Catalli (Piri Piri Atelier) - Vencedor da Open Call de Berlim 

Sábado, 04.10.2014 
19h00: Apresentação da 6ª edição do jornal “O ESPELHO” 
19h30 - 21h30: Parlamento “Pitching South” com a participação dos curadores, dos co-curadores e dos We-Traders de Lisboa, Turim, Berlim, Madrid e Toulouse e Open Crisis - PUB 

Domingo, 05.10.2014 
14h00: Workshop "Atelier Urban Nomads" com Luísa Alpalhão (Lisboa/Londres) 
16h30: Workshop "AERA / Le potager de Camille" com Pierre-Etienne Faure (Toulouse) 
18h30 - 21h00: Open Crisis PUB"


Quarta-feira, 8 de Outubro das 18:00 às 19:00

Troca-se crise por cidade. Visita guiada em português
Junte-se a nós para uma visita guiada pela exposição e aprenda com os outros We-Traders: cruzando espaços comunitários como o Campo de Cebada em Madrid, passeando pelos jardins verdes no antigo aeroporto de Tempelhof em Berlim ou inspirando-se nas iniciativas de bairro como a “Buena Vista social housing”, em Turim. 

Quinta-feira, 9 de Outubro das 19:00 às 21:00 
Debate
Vamos debater as formas e os impactos da economia social e solidária. Cidadãos em toda a Europa tomam presentemente a iniciativa para re-inventar os sistemas e as estratégias das economias locais. O nosso hóspede e anfitrião do serão será o Professor Roque Amaro (ISCTE/Lisboa) que irá moderar a conversa e introduzir os conceitos-chave necessários para entender o espírito da iniciativa We-Trader. 

Sexta-feira, 10 de Outubro das 19:00 às 21:00 
Workshop
We-builders "projecto REMIX" . Aprender mais acerca da segunda vida dos materiais, dos objectos e das ferramentas. re-utilizar; re-ciclar, re-apropriar. Iremos explicar o que é o eco-design e também como cada um se pode tornar um we-builder. 

Sábado, 11 de Outubro das 16:00 às 19:00 
Parlamento e apresentações: BIP-ZIP-ing 
Juntamente com os protagonistas do programa BIP / ZIP iremos lançar um olhar mais abrangente sobre algumas das metodologias, resultados e práticas do re-apropriamento do espaço urbano e das práticas colectivas. 

Domingo, 12 Outubro das 17:00 às 21:00 

Nós re-organizamos a cena: uma aula de culinária ao vivo com Adriana Freire da “Cozinha Popular da Mouraria”. Junte-se a nós e saiba quais as especiarias e ingredientes que se misturam quando a participação social se reúne na cozinha!


Quarta-feira, dia 15 de Outubro 
16:00 – 17:00 
Troca-se crise por cidade. Visita guiada em alemão 
Junte-se a nós para uma visita guiada pela exposição e aprenda com os outros We-Traders: cruzando espaços comunitários como o Campo de Cebada em Madrid, passeando pelos jardins verdes no antigo aeroporto de Tempelhof em Berlim ou inspirando-se nas iniciativas de bairro como a “Buena Vista social housing”, em Turim.

Sexta-feira, dia 17 de Outubro 
18:30 – 20:30 
Trocar uma hora por uma hora 
Juntamente com um parceiro local e a iniciativa "Banco de Tempo", vamos aprender com Eliana Madeira (Projecto GRAAL) mais sobre os métodos e as práticas de troca de "tempo" e saber como funciona esta plataforma. O que trocaria e o que ganharia se considerasse oferecer o seu tempo e a sua disponibilidade. O que poderia mudar na sociedade de hoje e no nosso entendimento diário dos serviços e da colaboração.

Sábado, 18 de Outubro 
16:00 – 19:00 
Parlamento & Apresentações: BIP-ZIP-ING 
Juntamente com os protagonistas do programa BIP / ZIP iremos lançar um olhar mais abrangente sobre algumas das metodologias, resultados e práticas do re-apropriamento do espaço urbano e das práticas colectivas. O evento está organizado em três partes: 
1. Apresentação do programa BIP/ZIP, como concorrer, como delinear e concretizar um projecto BIP/ZIP. A equipa do BIP/ZIP estará presente e poderá responder a todas as perguntas relacionadas com o programa. 
2. Os responsáveis de alguns projectos seleccionados estarão reunidos para debater os seus projectos, assim como avaliar os resultados, os problemas e as perspectivas a longo prazo. 
3. Conversa e brainstorming sobre futuros projectos e joint ventures para a área metropolitana de Lisboa.

Domingo, 19 de Dezembro 1
4:00 – 15:00 
Troca-se crise por cidade. Visita guiada em inglês 
Junte-se a nós para uma visita guiada pela exposição e aprenda com os outros We-Traders: cruzando espaços comunitários como o Campo de Cebada em Madrid, passeando pelos jardins verdes no antigo aeroporto de Tempelhof em Berlim ou inspirando-se nas iniciativas de bairro como a “Buena Vista social housing”, em Turim.
18:00 – 20:00 
Cinema We-Traders – dar a volta à Europa em 24 curtas-metragens 

Vários realizadores e fotógrafos retrataram os We-Traders ao longo da exposição, criando um panorama cinematográfico único que explica os We-Traders individualmente. Junte-se a nós na noite de domingo para assistir às 24 curtas-metragens curtas em versão original, com legendas em português.


Quarta-feira, dia 22 de Outubro
19:00 – 21:00
WE RE-ARRANGE THE SCENE: Arquitectura, democracia e espaço público. Parlamento com a participação de Lucinda Correia, Susana Ventura e Patrícia Santos Pedrosa. - Regras, instrumentos e ensino - 1) A dimensão pública da arquitectura, cidadania e participação. 2) De que forma a sociedade civil pode afectar (intensificar a relação com) a arquitectura da cidade. 3) O papel das mulheres na arquitectura contemporânea portuguesa. (em português)

Quinta-feira, dia 23 de Outubro
19:00 – 21:00
Arte urbana e arquitectura. Integração e transformação.
Debate com o Prof. António Lima, FAUL

Sexta-feira, dia 24 de Outubro
18:30 – 21:30
SOUS LA CRISE, LA VILLE! Apresentação e debate com Stéphane Gruet - Co-curador do projecto We-Traders (Toulouse) Stéphane Gruet é arquitecto, filósofo e docente na École Nationale Supérieure d’Architecture de Toulouse. Projecta e constrói no Sul de França e funda, em 1992, a AERA, associação para acções e estudos sobre a arquitectura e a cidade; participa em inúmeras conferências, seminários, exposições e debates. (em francês)

Sábado, dia 25 de Outubro
15:00 – 19:00
Criando “REDES ANTI-RUMORES” com C4I: redes sociais para a diversidade.
O Projecto Comunicação para a Integração tem como principal objectivo lutar contra equívocos, preconceitos, rumores e estereótipos usando técnicas de informação virais para fornecer respostas, baseadas em evidências, para erros comuns.

Domingo, dia 26 de Outubro 
15:00 – 18:00
Apresentação da Associação Teatro IBISCO e do espectáculo "Mukur, Mukur".
O Prof. Roque Amaro (ISCTE) apresentará igualmente o projecto ABOTA (Acções de Bairro para Oportunidades de Trabalho e Autonomia) onde participarão alguns dos membros provenientes de diferentes países para dar a conhecer os seus projectos. 
A Associação Teatro IBISCO, Teatro Inter Bairros para a Inclusão Social e Cultura do Optimismo, surge como corolário de um processo pioneiro de Inclusão pela Arte que juntou jovens de seis bairros sensíveis de Loures e, através do Teatro, os levou a compreender os valores da disciplina, do trabalho em equipa e da Arte como ferramenta para a capacitação, emancipação e auto-estima.

Quarta-feira, dia 29 de Outubro
15h00 – 18h00 
Apresentação e workshop com ARISCO - Instituição para a Promoção Social e da Saúde

Sexta-feira, dia 31 de Outubro
19h00 – 20h30 
Workshop de poesia com “Os Poetas sem Rede”

Sábado, dia 25 de Outubro
18h30 – 21h00 
“O Cinema para compreender o mundo” Massimiliano de Serio / Il Piccolo Cinema “Turim” (Filme e debate)

Domingo, dia 26 de Outubro
18h00 - 18h30
“Camerata de Cordas da Orquestra Municipal Geração da Amadora”(concerto) 



(Carregar sobre a imagem para ampliar)

Actividades e eventos durante a exposição:
http://www.goethe.de/ins/be/prj/wet/ver/ptindex.htm

Transportes
Comboio: Alcântara
Eléctricos: 15 e 18
Autocarros: 714, 720, 724, 728, 729, 732, 738, 742, 751, 756, 760, 773
Barco: Belém

Sem comentários:

Enviar um comentário