9 a 16 de Novembro, 2013: Festival - ROTAS & RITUAIS

Cinema, conversas, exposição
Entrada Livre, limitada à lotação da sala.
É necessário proceder ao levantamento de bilhete, no dia, na bilheteira.


Cinema São Jorge
Avenida da Liberdade 175, Lisboa

” SEJAM REALISTAS, PEÇAM O IMPOSSÍVEL*”

*SLOGAN MAIO’68
"Vivemos num mundo onde impera a cultura do medo sobre a incerteza do futuro, onde a revolta vem crescendo e vive-se em sucessivos desânimos e falta de esperança. Assistimos a mobilizações um pouco por todo o lado e, nas suas mais diversas formas, a indignação sai à rua rejeitando o inevitável, exigindo uma viragem no exercício da democracia. Apesar de prisioneiros nesta sociedade tecnocrata e austera, acreditamos que é possível reinventar o nosso futuro através de uma cidadania mais participativa.

Mas, nesta encruzilhada em que nos encontramos, somos ainda aprendizes no exercício pleno da cidadania, quer pelo número reduzido de cidadãos conscientes da necessidade em praticá-la, quer pelo desconhecimento da sua grandeza e meios para exercê-la de uma forma eficaz. Ao pensarmos que a maior parte dos problemas não nos dizem respeito e que os nossos deveres básicos se limitam a votar ou pagar impostos, estamos a repudiar qualquer envolvimento e participação activa, depositando nas mãos de outros a resolução dos problemas que, directa ou indirectamente, afectam todos.

Cidadania é abrigar a diferença, é preocuparmo-nos com o outro, com o acesso à saúde, com a educação dos jovens, com o futuro das crianças, a indignidade na velhice, a crueldade das guerras e solidariedade com as suas vítimas. Cidadania é lutar pelo bem-estar de todos. Cidadania é inclusão social. É acima de tudo participar, é intervir, agir, individual e colectivamente, pela vida.

Tendo como ponto de partida o Ano Europeu dos Cidadãos 2013, o Rotas & Rituais convida-o a olhar para as múltiplas crises que o nosso mundo atravessa, não só enquanto elemento assustador e dramático, mas enquanto oportunidade para refinar as nossas críticas, perceber melhor como os nossos sistemas económicos, políticos, sociais e culturais se esgotam a todo o vapor e, principalmente, para abrir um campo de possibilidades para outros modos de ver, fazer e articular a liberdade, a solidariedade e a igualdade. Em bom rigor, é um convite para assumir o risco da complexidade e da incerteza."

(carregar sobre a imagem para ampliar)
 
 
Transportes
Comboio: Rossio
Metro: Avenida, Marquês de Pombal
Autocarros: 91, 702, 706, 709, 711, 712, 713, 720, 723, 726, 727, 736, 738, 744, 746, 748, 753, 783
Elevadores: Glória, Lavra 

Sem comentários:

Enviar um comentário