6 de Novembro a 7 de Dezembro, 2013: Exposição de Desenho - RAÍZES MÍTICAS, de FERNANDO MACHIANA

"O Centro InterculturaCidade tem o prazer de convidar para a Inauguração da Exposição de Desenho

“Raizes míticas”, de Fernando Machiana

4ª feira, 6 de Novembro de  2013, às 18h30


Local: Centro InterculturaCidade
Travessa do Convento de Jesus, 16 A, 1200-126 Lisboa
(próximo ao Parlamento, na rua da Escola Passos Manuel)

Horário: 2ª a Sábado, das 14h às 20h
Entrada livre

Em parceria com: CENTRO INTERCULTURACIDADE, CENTRO PORTUGUÊS DE SERIGRAFIA, FUNDAÇÃO MÁRIO SOARES e RDP ÁFRICA

Sobre o artista
Fernando Machiana nasceu 3 de Fevereiro de 1939 em Matalana, distrito de Marracuene, Moçambique.
Seu percurso artístico vem de longa data, desde sua terra natal e além fronteiras.
Trabalhou nas Minas de África do Sul, nos anos 50, regressando a Moçambique em 1960, onde trabalhou como canalizador, em Lourenço Marques (atual Maputo). Profissionalmente, especializou-se como técnico de frio no BNU (Banco Nacional Ultramarino), onde trabalhou até início dos anos 80. É um dos membros fundadores do Centro Cultural de Matalana, criado e dirigido pelo pintor Malangatana. Actualmente, a sua actividade é de formador das classes mais jovens incentivando-os para as artes plásticas como desenvolvimento pessoal.  Em 1965, iniciou a sua actividade artística fazendo desenhos a tinta-da-china, aguarela e alguns óleos. Especializando-se numa técnica muito própria e minuciosa, influenciado pelo pontilhismo. As suas obras evocam cenas da vida do quotidiano do meio rural moçambicano e suas tradições com destaque na sua terra natal, Matalana.
Em 1968 realizou a sua primeira exposição individual na Escola de Matalana.
Desde então tem participado em diversas exposições colectivas em, Moçambique, África do Sul, URRS, Itália, Nigéria, Holanda e Portugal. Em 2007, participou numa exposição colectiva na Galeria Ibiscos em Lisboa.
Desde 2006, frequenta o Centro Português de Serigrafia para se especializar em gravura e serigrafia, de modo a desenvolver a técnica e transmitir os conhecimentos, aos grupos de trabalho, criados por ele, no Centro Cultural de Matalana. Em  2007  efectuou uma especialização de produção artesanal de papel na fábrica da Carvalha Gorda em Viseu, Portugal.
Em 2008 vem a Portugal prosseguir a sua formação e desenvolver a sua capacidade artística, participando na formação em litografia, no Centro Português de Serigrafia, com o objectivo de dar continuidade ao seu trabalho no Centro Cultural de Matalana, transmitindo os seus conhecimentos e saberes aos jovens de Matalana.
Até então tem vivido em Portugal com o intuito de aprofundar aos seus conhecimentos nas diversas áreas de gravura, serigrafia e litografia, produzindo sempre trabalhos onde aplica os novos conhecimentos."

Transportes
Metro: Rato
Autocarros: 706, 727, 773
Eléctricos: 25, 28
Comboio: Santos
Barco: Cais-do-Sodré
 

Sem comentários:

Enviar um comentário