Inauguração às 22h
Avenida da Liberdade 211 - 1, Lisboa
Horário:
Quinta a Sábado: 15:00 - 19:00
Encerra aos feriados
"A Kunsthalle Lissabon apresenta Memorial for intersections, a primeira exposição da artista argentina Amalia Pica
em Portugal. Assumindo uma dimensão temporal, o projeto que agora
inaugura inclui um conjunto de três esculturas que serão apresentadas
individualmente ao longo dos três meses de duração da exposição. Após a
escultura apresentada inicialmente, novas esculturas serão apresentadas a
5 de Dezembro e 2 de Janeiro.
Recorrendo a diversos formatos, desde os mais objetuais, como
escultura, fotografia ou desenho, aos mais imateriais ou efémeros, como
textos, intervenções no espaço público ou performance, a prática de Pica
tem utilizado motivos como megafones, microfones, antenas, bandeiras,
entre outros, que estão ligados a ações como falar, gravar, receber, ou
apresentar, desenvolvendo assim uma reflexão sobre a forma como
comunicamos e passamos informação a outras pessoas.
Em A?B?C, projeto que Pica apresentou no início deste no Museu
Tamayo, na Cidade do México, e mais recentemente na Herald St, a sua
galeria em Londres, um conjunto de performers pegam em formas
geométricas de acrílico colorido que se encontram alinhadas ao longo das
paredes do espaço expositivo e formam uma composição em frente ao
público. As composições assim criadas não são determinadas previamente
por Pica, que apenas estabelece como regra que nenhuma forma de acrílico
possa ser movida individualmente. Esta regra está relacionada com o
campo da matemática conhecido como teoria dos conjuntos, teoria que está
na génese do nome peça: os locais onde A e B se intersetam e onde B e C
se intersetam, ou seja, onde as peças de acrílico se cruzam pela ação
dos performers. A?B?C funcionava assim como uma manifestação
performativa dos diagramas de Venn que Pica usou também em Venn Diagrams
(Under the Spotlight), trabalho que apresentou em 2011 na Bienal de
Veneza e que investigava um episódio específico na história da
utilização de tais diagramas: a proibição da sua utilização, durante a
ditadura argentina de 1976-1983. Pica especula que tal proibição se
deveu ao facto de eles permitirem a visualização, e representarem, o
conceito de cooperação.
Durante a apresentação de A?B?C no Museu Tamayo, as performances
foram documentadas fotograficamente em filme a preto e branco, médium
inadequado para registar as cores das formas de acrílico, bem como das
suas interseções. São estas fotos que estão na origem do conjunto de
esculturas agora apresentado pela primeira vez em Memorial for
intersections. Constituindo-se como exercícios de subjetividade, uma vez
que Pica tem que imaginar as cores das formas, irremediavelmente
perdidas no processo de documentação, estes memoriais sugerem histórias
de vanguardas e abstrações, de criação e queda de utopias. São memoriais
a momentos efémeros, a episódios e imagens que duraram apenas segundos,
onde as formas não apenas representaram como criaram, efetivamente, a
cooperação entre indivíduos."
Transportes:
Metro: Restauradores, Avenida
Comboio: Rossio
Metro: Restauradores, Avenida
Comboio: Rossio
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 91, 709, 711, 712, 736, 744, 746, 783
Eléctricos: 12, 15
Autocarros: 91, 709, 711, 712, 736, 744, 746, 783
Eléctricos: 12, 15
Elevadores: Lavra, Glória
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