Inauguração dia 10 de Dezembro às 15h00 no Museu Nacional de Arte Antiga na Sala do Tecto Pintado até dia 26 de Fevereiro de 2012. Visitas orientadas - Quartas e Domingos às 15h00.
Proposta de reconstituição de um dos mais enigmáticos presépios seiscentistas portugueses. Reunidas pela primeira vez desde que entraram para o MNAA, a 7 de Julho de 1915, as figuras em barro cozido e policromado evocam a encenação do núcleo original que pertenceu ao Convento de Santa Teresa de Jesus, em Carnide.
Na reconstituição deste presépio – acabado de restaurar de acordo com os mais avançados critérios científicos – usou-se a fórmula tradicional que a escala das figuras impõe. No centro da composição apresenta-se a Sagrada Família, os Anjos e os animais referidos por São Lucas. As figuras da Virgem e de São José, em atitude contemplativa, revelam que o barrista, António Ferreira, se preocupou mais com o movimento dos panejamentos e não tanto com o dinamismo das figuras. Para o estábulo, inserido em apontamento de arquitectura clássica, convergem pastores, camponeses com oferendas e tocadores de instrumentos.
No plano intermédio, dispõe-se o cortejo dos Reis Magos, com cavalos espantados que acentuam o naturalismo da representação. As cenas de género ocupam espaços laterais que originalmente estariam em recantos de subplanos intermédios. No mais afastado, casarios, muralhas, torres e portas pretendem representar a cidade de Belém.
Comissário: Anísio Franco
Comissária adjunta: Celina Bastos"
Comissária adjunta: Celina Bastos"
Fonte e imagem:
http://www.santosdesigndistrict.com/noticia_detalhe.aspx?sid=aT7HfFdlgxt4LKppS2rLnMcjA8drQmA5ICkz9EXI4M0%2Fcpck6gQGTydGzsRWHi%2Fs&ctx=FBA7495AB1486BA5035880EFEC8CE841#.TuCnshq9b_N.facebook
Sem comentários:
Enviar um comentário