Mostrar mensagens com a etiqueta JP Simões. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta JP Simões. Mostrar todas as mensagens

24 de Abril, 2014: Espectáculo Multimédia - COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS DO 25 DE ABRIL


  • 21h30 – Video mapping Projetar abril
    21h45 - Concerto
    Artistas convidados:
    B Fachada
    Camané
    Capicua
    Capitão Fausto
    Carlos Guerreiro
    Coro Lisboa Cantat
    Couple Coffee
    Dead Combo
    Flak
    João Peste
    JP Simões
    Júlio Pereira
    Linda Martini
    Maria do Céu Guerra
    Norberto Lobo
    Stereosauro
    Velha Gaiteira
    Xana
    You Can’t Win Charlie Brown (YCWCB)
    Zeca Medeiros
    00h05 – Espetáculo Pirotecnia

"Na noite de 24 de Abril, a partir das 21:30, as fachadas do Terreiro do Paço vão ser as telas de uma projeção de vídeo ('videomapping') alusiva aos principais momentos que conduziram à Revolução dos Cravos, usando filmes de realizadores e artistas plásticos nacionais que evocam momentos e figuras.
Meia hora depois, quase duas dezenas de músicos portugueses (como Camané, B Fachada, Dead Combo, Linda Martini ou JP Simões) vão interpretar o cancioneiro de abril num palco naquela praça lisboeta. O espetáculo termina com um espetáculo de fogo-de-artifício (com os acordes de fundo da "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso), invocando uma chuva de cravos e a bandeira nacional."

Transportes
Metro: Terreiro do Paço
Autocarros: 709, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782 

Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia

11 a 14 de Dezembro, 2013: Inauguração - O BOM, O MAU E O VILÃO


"Quarta-feira 11 de Dezembro
Lello minsk e o Pianista de Boîte
Manuel João Vieira na Voz e Fausto Pereira no piano.
Um espectáculo intimista: Um cantor, um pianista e a mistura heteróclita de canções do tempo das nossas bisavós com algums temas originais da autoria do grande artista Lello Minsk. Um espectáculo trabalhado a escopro e martelo.

Duro (Rodrigo Gomes e Duarte Ornelas)
Um set para dançar e fazer fortuna, e, paralelamente, também uma das mais recentes editoras do panorama nacional, que aos poucos se vai consolidando. Na pista, espera-se uma viagem «do funk dos anos 70 e 80, à pop electrónica e mais efervescente do século XXI.” – conforme os próprios nos garantem, acrescentando «que a coisa se arrisca a ficar épica». Muito funk e muito soul, para uma pista a pegar fogo.

Quinta-feira 12 de Dezembro
Rat Swinger
Ian Mucznik (Real Combo Lisbonense) na voz e guitarra, João Leitão (Os Irmãos Catita) na guitarra e João San Payo (Peste & Sida) na guitarra baixo.
Os Rat Swinger dedicam-se à recuperação do jazz manouche de Django Reinhardt, que continua, 60 anos depois da sua morte, a inspirar muito jazzmen.
Recriar os ambientes musicais da sua época, nos fumarentos night clubs e cabarets europeus dos anos 30/40 influenciados pelo swing americano é a proposta dos Rat Swinger nas actuações ao vivo.

Melo D
Melo D é veterano em Portugal e tem certamente uma carreira já bem longa. Desde os seus primeiros tempos nos Family, passando pela gravação de dois álbuns fundamentais na música portuguesa actual – «Missão Groove» e Nascer de Soul, com os Cool Hipnoise – este artista foi responsável por hits tão marcantes como «Boas Vibrações» e participações com quase todos os grandes nomes desta praça lusitana.

Sexta-feira 13 de Dezembro
JP Simões
JP Simões está do lado da música desde os tempos dos Pop dell Arte, banda com a qual colaborou ainda bastante jovem. O escritor e dramaturgo, sempre próximo das letras e da poesia, formou-se em Comunicação Social, tendo passado por uma breve experiência como jornalista na Agência Lusa. Como eterno boémio, rapidamente se deixou enveredar pelo caminho da música. Ainda na sua Coimbra natal fundou os Belle Chase Hotel e depois os Quinteto Tati. Findas as bandas, iniciou-se numa prolífica produção a solo na qual já editou três discos e onde participou com artistas de calibre nacional e internacional.
“Roma” é o terceiro álbum a solo de JP Simões e é já considerado por muitos como o seu melhor trabalho, viajando por territórios que vão do Afro-Beat ao Glam Rock, do Samba ao Jazz, retomando e reinventando a energia e o lirismo dos extintos Belle Chase Hotel e Quinteto Tati.
JP Simões vem brindar-nos com um pouco da sua fossa-nova, na sua habitual toada romântico-boémia. Em jeito de apresentação do seu último álbum, trará consigo alguns temas inéditos e as canções que já nos encantam há tempos: uma receita exuberante para uma noite que promete ser inesquecível.

Mitriates
Ambiências dançáveis e paisagens oníricas para um serão cheio de estilo.


Sábado 14 de Dezembro
Sono
É garantido que ninguém dorme.

O 21 da Rua do Alecrim tem uma vida nova, tão sedutora quanto a própria noite e carismática quanto o velho oeste…
► Local: O Bom O Mau e O Vilão
► Morada: Rua Do Alecrim, nº21, 1200 - Cais do Sodré, Lisboa
► Horário: 18h / 04h | Concertos: 22h / 24h | DJs 24h / 04h
► Entrada: Livre
"

Transportes:
Metro: Cais-do-Sodré,

Baixa-Chiado
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Eléctricos: 12, 15, 18, 28

16 de Outubro, 2013: Cinema ao Ar Livre - MUSIC BOX CLUB DOCS - JP SIMÕES e DEAD COMBO


Martim Moniz, às 20:30
"Todas as quartas do mês de Outubro teremos Open Air Cinema.

Esta semana será exibido Music Box Club Docs - JP Simões e Music Box Club Docs - Dead Combo.
J. P. Simões nasceu em 1970. Autor e compositor, foi guitarrista dos Pop Dell’Arte antes de dar voz aos Belle Chase Hotel, com quem gravou “Fossanova” (1999) e “La Toilette des Étoiles” (2000). Autor de “A Ópera do Falhado”, estreada em 2003, regressa aos discos dois anos depois com o Quinteto Tati: “Exílio”.
Em 2007 edita o seu primeiro álbum a solo “1970” e em 2009 “Boato”, álbum ao vivo onde recolhe
canções de todas as fases da sua carreira. A sua actividade estende-se ao cinema. Escreveu o argumento e assinou a banda sonora de “Jantar em Lisboa”, filme de animação de André Carrilho. É também o autor da banda sonora “Pele”, de Fernando Vendrell. Em 2007, editou o livro de contos “O Vírus da Vida”.

Tó Trips, com passado em bandas rock como os Lulu Blind, e Pedro Gonçalves, vindo da área do jazz, formaram os Dead Combo depois de um concerto do americano Howe Gelb, em Lisboa, em 2003. No ano seguinte, o guitarrista e o contrabaixista editaram o álbum de estreia, “Vol. 1”, primeira revelação de uma música instrumental marcada por latinidade melancólica, muito portuguesa, que acolhe outras referências, como Ennio Morricone, Astor Piazzolla ou Tom Waits. Com “Vol. 2 – Quando a Alma não é Pequena” (2006) e “Lusitânia Playboys” (2008), os Dead Combo marcaram o seu lugar enquanto uma das bandas mais relevantes do cenário português da primeira década do século XXI. Mantendo uma relação próxima com o cinema, colaboraram com realizadores como Bruno de Almeida, Edgar Pêra ou o fotógrafo também realizador Daniel Blaufuks. Levaram até Tallin, na Estónia, integrados na programação da Capital Europeia da Cultura 2011, a banda-sonora que compuseram para “O Homem da Câmara de Filmar”, de Dziga Vertov.

Trailer: http://www.zeroemcomportamento.org/catalogo/longas/Music-box-Club-Docs-Dead-Combo.html"

Transportes
Metro: Martim Moniz
Autocarros: 34, 36, 37, 709, 711, 714, 732, 740, 746, 759, 760
Eléctricos: 12, 15

30 de Agosto a 1 de Setembro, 2013: Festival - A GRAÇA AO RE-VERSO

A Voz do Operário
Rua Voz do Operário 13, Lisboa

VEM CÁ TER!


Sexta-feira, 30 de Agosto
15h00 -- Música, Jogos de Sutentabilidades, instalação Urbana.
16h30-19h15 -- Oficina Escrita Criativa (Editora La Atrevida)
18h30-19h30 --Aula aberta de Lindy Hop (Swing Station Portugal)

19h30 - Riddim Culture
21h00 -- Osso Ruido
22h15 -- Punk Sinatra
22h30 -- Quelle Dead Gazelle
01h00 -- Underground Spiritual Band



15H00 -- DJ KALU
Música, Jogos de sustentabilidade, instalação urbana.
15H00 -- Oficina de Origami (Mãos à Dobra)
15h30 -- Contador de Histórias " O tempo voa" - Jorge Crespo
16h00-17h30 -- Animação circence
18H00-20H00 -- Jam Session
3º Grau

o Terreiro dos Gaiteiros
20h00 -- Aldo Milá
21h30 -- Alta Cena
23h00 -- DJ Set
Riddim culture
DJ Loba
Da Matta (a confirmar)

Domingo, 1 de Setembro
15H00 -- Música, jogos de sustentabilidade, instalação urbana.
15h00 -- Oficina "Crescer com a Horta" (Horta do Mundo Cultivamos pessoas)
17h30 -- Jorge Rivoti
19h00 -- Samuel Úria
20h30 -- Nuno Prata
22h00 -- JP Simões
00h00 -- DJ set
 



Transportes
Autocarros: 206, 712, 726, 730, 734, 735, 797
Eléctrico: 12, 28
Metro: Santa Apolónia, Martim Moniz, Rossio, Baixa-Chiado
Comboio: Santa Apolónia, Rossio

28 de Agosto e 4 de Setembro, 2013: Ciclo de Cinema - FILMES NO PÁTEO

Casa Independente
Largo Intendente 45,

Nas próximas Quartas, transformamos o nosso pátio num cinema ao ar livre e convidamos alguns dos nossos músicos preferidos a escolherem a dedo um filme para ser projectado em grande numa parede da Casa.

+ 28 Agosto - Asas do Desejo com JP Simões
(1987, Wim Wenders)

+ 4 Septembro - Young Mr Lincoln com Samuel Úria
(1939, John Ford)

Entrada livre
21H30

Transportes
Metro: Martim Moniz, Intendente
Autocarros: 34, 36, 37, 709, 711, 714, 732, 740, 746, 759, 760, 781, 782
Eléctricos: 12, 15, 28
Barco: Terreiro do Paço

5 de Julho a 30 de Agosto, 2013: Concertos - NOITES DE VERÃO NO MUSEU DO CHIADO

Noites de Verão no Museu do Chiado de volta!
 
"O ciclo de concertos Noites de Verão no Museu do Chiado, programados e produzidos pela Filho Único, ocupam o Jardim das Esculturas do MNAC - Museu do Chiado pelo quarto ano consecutivo.
A cada ano, o programa das Noites de Verão no Museu do Chiado cimenta o estatuto de proposta incontornável do calendário estival da música ao vivo, para o centro de Lisboa, e serve tanto os lisboetas, que se encontram ainda na cidade a trabalhar, como os visitantes de passagem, nacionais ou estrangeiros.
Este ciclo de concertos inicia-se na Sexta-feira dia 5 de Julho e está inserido no Programa “Lisboa na Rua – Com’Out Lisbon 2013” da Câmara Municipal de Lisboa, acontecendo todas as Sextas-feiras de Julho e Agosto, sempre pelas 19h30 e sempre com entrada livre, no Jardim das Esculturas do Museu.

LULA PENA - 5 de Julho
CARLOS “ZÍNGARO” + CARLOS SANTOS - 12 de Julho
ALDINA DUARTE - 19 de Julho
J. BRAIMA GALISSÁ - 26 de Julho
MANUEL MOTA e AFONSO SIMÕES - 2 de Agosto
GUILHERME DA LUZ - 9 de Agosto
TÓ TRIPS - 16 de Agosto
MÛ - 23 de Agosto
JP SIMÕES - 30 de Agosto

Mais informação em http://filhounico.com/ e http://museuartecontemporanea.pt/pt/exhibitions"

MNAC - Museu do Chiado
Rua Serpa Pinto nº 4, Lisboa

Transportes:
Metro: Baixa-Chiado, Restauradores, Rossio, Cais-do-Sodré
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré, Santa Apolónia
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 709, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Eléctrico: 12, 15, 18, 28

23 de Janeiro, 2012: Concerto - JP SIMÕES

Pensão do Amor
Rua do Alecrim, 19
Cais-do-Sodré

Transportes
Metro: Terreiro do Paço
Autocarros: 01/36/37/40/44/60/92/706/709/711/714/732/745/759/781/790/794
Eléctricos: 12/15/18/25/28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia

6 de Janeiro, 2012: Clube Ferroviário - RETRO SESSIONS

"As Retro Sessions regressam ao Clube Ferroviário nesta sexta-feira 6 de Janeiro para celebrar o seu aniversário e não só… Num evento irrepetível com convidados de luxo - JP Simões, poeta prolífico e músico dedicado; Lello Minsk (Manuel João Vieira), apaixonado e sofrido, tão profundo quanto brejeiro, e o eterno Miguel Angelo, responsável por alguns dos melhores sets da cidade, cheios de estilo e de soul – vamos cantar os parabéns a JP e a nós, soprando as velas imaginárias de um imenso bolo cósmico!

Num encontro de velhos amigos, tudo pode acontecer...
LET'S CELEBRATE!!

JP Simões
JP Simões está do lado da música desde os tempos dos Pop dell Arte. Depois, fundou os Belle Chase Hotel e depois ainda os Quinteto Tati. Findas as bandas, iniciou-se numa prolífica produção a solo na qual já editou três discos e onde participou com artistas de calibre nacional e internacional como Sérgio Godinho, Janita Salomé, Manuel João Vieira, Luana Cozetti, Jorge Palma, Ursula Rucker, Norberto Lobo, B Fachada e muitos outros

Lello Minsk e o Pianista de Boite
Romântico frequentador de casas nocturnas, amigo do fundo do copo e do fundo do coração, amante do whiskey, das mulheres e do nacional cançonetismo, Lello Minsk (mais um alter-ego de Manuel João Vieira, de Ena Pá 2000) é inconfundível. Melodias vintage e martinis à beira da piscina misturam-se com a dor de corno, tudo sob o génio vieirista e do seu acompanhante, o Pianista de Boite. Uma noite apaixonada para todos, com um toque nostálgico que promete tocar no coração.

Miguel Angelo
Miguel Angelo, líder dos Delfins e aficionado da cena Mod em Portugal. Tendo como cabine de pilotagem a pista multicolorida do Clube Ferroviário, Miguel Angelo promete uma viagem alucinante até ao yé-yé, garage rock, ska, soul, power pop, britpop e muito, muito mais…"

Local: Clube Ferroviário
Hora: 22h
Entrada: 5 Euros
Morada: Rua de Santa Apolónia nº 59
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 12, 30, 34, 74, 92, 702, 706, 709, 713, 737, 740, 773, 790, 797
Comboio: Santa Apolónia"

16 de Abril, 2011: Record Store Day - FLUR

"A loja lisboeta Flur se prepara para participar no Record Store Day, uma ideia original de Chris Brown. É o dia em que centenas de lojas de discos espalhadas por todo o mundo, celebram com diversas actividades a arte da música. No que toca a concertos, a proposta da Flur é excelente:
13h00 – Flur playlist
15h00 – Alcides (DJ)
16h30 – Afonso Pais & JP Simões com Carlos Barretto (ao vivo)
17h00 – Tiago Sousa toca Zeca Afonso (ao vivo)
17h30 – June (ao vivo)
18h00 – Niagara (ao vivo)
18h30 – Nuno Bernardino (DJ)
Já se sabe, vai ser sábado, 16 de abril de 2011, entre as 13h e as 20h."

Flur Discos
Av Inf D Henrique, Armazém B4

Transportes
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 12, 28, 34, 706, 735, 759, 781, 782, 794
Barco: Terreiro do Paço
Comboio: Santa Apolónia


Fonte e imagem:
http://a-trompa.net/breves/record-store-day-2011-na-flur?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ATrompa+%28A+Trompa+-+Toda+a+M%C3%BAsica+Portuguesa%29&utm_content=FaceBook

25 a 28 de Janeiro, 2011: Concertos - HOT CLUB SONGWRITER

"O propósito do "Hot Club Songwriter" é que, ao longo de uma semana, músicos portugueses de diferentes universos musicais falem sobre os seus métodos de trabalho, a gestão da carreira ou a escrita de canções.
Haverá cinco sessões, como se fossem uma masterclass, ao longo desta semana, sempre na escola do Hot Clube de Portugal, que funciona no edifício da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
David Fonseca (dia 25), Rita Redshoes (dia 26), JP Simões (dia 27), que se prepara para lançar um novo álbum em parceria com o guitarrista Afonso Pais, e, a fechar, os Xutos & Pontapés (dia 28), em maré de celebração de 32 anos de carreira rock n"roll.
O Hot Clube de Portugal, o mais antigo clube de jazz português, recupera este ciclo de encontros numa altura em que prepara a reabertura de um novo espaço em Lisboa, depois da antiga cave, onde funcionou durante 60 anos, ter sido destruída no final de 2009.

Horário: 18h às 20h na sala 8 da escola
Aberto ao público em geral
Escola de Jazz Luiz Villas-Boas / Hot Clube"

Transportes
Comboio: Alcântara Terra, Alcântara Mar
Autocarros: 1, 28, 56, 60, 201, 203, 714, 727, 732, 742, 751
Eléctrico: 15 

Fonte e imagem:
http://musica.sapo.pt/noticias/rodrigo_leao_inaugura_ciclo_gratuito_no_hot_clube

Maxime homenageia Zé da Guiné

"Manuel João Vieira, Miss Suzie, Rui Reininho, Michel, Gimba, Miguel Angelo, Ena Pá 2000 e JP Simões são alguns dos artistas que vão participar no espectáculo de homenagem a Zé da Guiné, no Maxime, a 29 de Outubro.
Ao calcorrear as ruas do movimentado Bairro Alto actual, muito poucos terão em mente que uma das personagens que fez o «Bairro» começar a mexer, foi José Barbosa, mais conhecido como Zé da Guiné.
Foi ele quem, no fim dos anos 70, se atreveu a abrir um espaço «moderno» (o Souk) em pleno território de prostitutas, vinho verde, jornalistas, proxenetas, marialvas e fado. A partir daí nada foi como antes. O «Bairro», tal como hoje o conhecemos, vibra graças à sua ousadia.
Como alguns saberão, Zé da Guiné está doente há muitos anos, e cada vez mais precisa de ajuda. É por isso que o Maxime abre as suas portas com uma grande festa para o homenagear e conseguir algum apoio para a sua família.
No palco, vão desfilar vedetas como Manuel João Vieira, Miss Suzie, Rui Reininho, Michel, Gimba, Miguel Angelo, Ena Pá 2000 e JP Simões. Para animar o baile até a madrugada doer, são esperados com Zé Pedro, Rui Pregal da Cunha, Tó Ricciardi e Renas, entre muito outros!
A receita do espectáculo reverte em exclusivo para o Zé da Guiné. Além do valor do bilhete, de 10 euros, quem quiser contribuir pode fazê-lo com um depósito na conta do próprio Zé da Guiné, com o NIB 0007 0011 00524320018 52."

12 de Agosto, 2010: Noite dos Museus - CONCERTO JP SIMÕES

"Nascido em Coimbra, em 1970, ‘JêPê’ passou parte da infância e adolescência no Brasil, diáspora que o formou autoralmente numa dieta de João Gilberto, Caetano Veloso e Chico Buarque. Em meados da década de 90 ingressa nos Pop dell’Arte, ajudando a concretizar o disco ‘Sex Symbol’ com o seu trabalho de guitarra. Volta a Coimbra pouco depois para congeminar a banda que mudaria o cenário pop rock nacional dos finais de 90, os extin...tos Belle Chase Hotel. Ao longo de dois álbuns, e cerca de 7 anos de estrada, excitam mentes pensantes nas multidões anónimas de Queimas e Festivais de Verão, deixando-as viciadas para de então para a frente segui-lo com atenção e carinho no seu percurso individual de maturação criativa e emocional de um artista total. Seguiu-se a aventura do Quinteto Tati, com um ‘Exílio’ celebrado pela crítica pela sua amplitude de ritmos e latitudes de salão e, finalmente, a carreira a solo, com início discográfico em ‘1970’, de 2007, que chega a atingir o 12º lugar do top de 30 discos mais vendidos de Portugal e o imprime definitivamente no consciente colectivo da Nação como um escritor e intérprete de canções incontornável.
Actualmente encontra-se a ultimar a produção do novo disco ‘Onde mora o mundo?’, com data prevista de edição para Outubro, esperando-se tomar contacto com as novas canções e o que sobre nós dirão, no Jardim de Esculturas do Museu do Chiado.

Myspace http://www.myspace.com/fabulabebada
Vídeo ao vivo na Livraria Trama http://www.youtube.com/watch?v=L36ZpH1LLYQ
Vídeo perfil para o Expresso sobre a apresentação de ‘Boato’ no S Luiz http://www.youtube.com/watch?v=zUEFCUo-B2U
Entrevista ao jornal i http://www.ionline.pt/conteudo/11327-jp-simoes-sou-tao-mau-como-antes-mas-com-mais-visibilidade

Local: Museu do Chiado - Jardim de Esculturas

Rua Serpa Pinto, nº 4
Horário: 19h30
Entrada: GRATUITA"


Transportes
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 92/758/790
Eléctrico: 28

Fonte:
http://www.facebook.com/?ref=home#!/event.php?eid=104502582941027&index=1
Imagem:
http://www.google.pt/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSWbo2wjP6CAvWKINwmksgXvJ8AY3qh0QdLKe28SJIlv82vJ73LtiOfigvzbtnD0A7p4kWUxRgZ71iJrdlTZ0bOZFrb_5shmQ-Brl2IobFEew3bkSDrOjfCYlrFMJb75lfT8sY6GvMAKR4/s320/JP+Sim%C3%B5es.jpg&imgrefurl=http://portugalrebelde.blogspot.com/2007_03_01_archive.html&usg=__YikQnEqSaxXhIDrT3LX0Of9blyU=&h=265&w=290&sz=4&hl=pt-PT&start=0&tbnid=FoWeUTt4FEym4M:&tbnh=149&tbnw=157&prev=/images%3Fq%3Djp%2Bsim%25C3%25B5es%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:en-GB:official%26biw%3D1280%26bih%3D580%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=454&ei=2VRhTKnYA8WOjAfT0Z2EAw&oei=xlRhTJykDMSA4QbW4_nrCQ&esq=3&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:11,s:0&tx=73&ty=25

12 de Agosto, 2010: NOITE DOS MUSEUS - 2010

"Os museus de Lisboa vão estar abertos fora de horas nas próximas quintas-feiras, dias 5 e 12 de Agosto. Excepcionalmente, mais de 20 espaços – entre museus e monumentos – estarão abertos entre as 18.00 e as 00.00. Sempre com entrada livre. Catarina Mendonça Ferreira escolheu os 10 com melhores programas.

Museu da Electricidade
A antiga central termoeléctrica está a propor aos visitantes um verdadeiro cinco em um. Além de poder ver-se o espectacular edifício que albergao museu à noite, há quatro exposições para conhecer. Recomendamos uma, em especial: “O Motor da República – Os Carros dos Presidentes” mostra 15 viaturas que transportaram os vários Presidentes da República Portuguesa ao longo da História. Dos hipomóveis aos Cadillac e Rolls Royce, estão lá todos estacionados. Av. de Brasília, Central Tejo – Belém.


Museu Berardo
A entrada livre no museu não é a novidade, visto que isso é o “pão nosso de cada dia”. Mas nestes dias em que o museu está aberto até mais tarde há uma visita guiada e gratuita à exposição. Chama-se “Tudo o que é sólido dissolve-se no ar: O social na colecção Berardo”, e começa às 22.00. Além disso, há mais para ver em horário nocturno, como a recém-inaugurada exposição “Warhol TV”, que revela a faceta do artista menos conhecida, a realização de filmes, ou ainda, a exposição dos Gémeos brasileiros do grafitti. Pç. do Império, C. C. de Belém 


Museu de Arte Popular
Estar aberto estas noites é mesmo a grande novidade deste museu, que está fechado, dia e noite, desde 2003. Recentemente salvo de uma substituição por um Museu da Língua Portuguesa, o Museu de Arte Popular vai voltar a abrir portas ainda este ano. Enquanto isso não acontece, estas duas noites são uma óptima oportunidade para conhecer o edifício. Av. de Brasília, 14 (Belém)


Cordoaria Nacional
Até Outubro, a Cordoaria Nacional comemora a implantação da República com “Viva a República”, uma exposição que faz a leitura de um dos ciclos políticos mais marcantes da história de Portugal. É possível entrar num comício republicano, revisitar o Rossio de há 100 anos ou reviver, através de um simulador, a travessia do Atlântico feita por Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Aproveite para fazer uma pausa no café que existe a meio da mostra, e espreite a loja da Vida Portuguesa. Está tudo aberto até à meia-noite. Av. da Índia.


Museu de Arte Antiga
Noites neste museu não são novidade. O jardim tem sido palco de algumas bem animadas. E neste dia também não será excepção, desde logo porque o restaurante está aberto até às 00.00. O programa cultural inclui visitas guiadas à exposição “A Invenção da Glória. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana”, às 19.00 e às 21.00, para conhecer peças únicas que relatam as conquistas de Arzila e Tânger. R. das Janelas Verdes


Museu do Oriente
Os festejos são em torno do centenário da República com uma oficina que dá a conhecer Manuel Teixeira Gomes, o homem, o político e o coleccionador. Nesta recriação, os participantes têm a oportunidade de recuar no tempo até uma noite fria de Inverno, 21 de Dezembro de 1925. A actividade é gratuita, mas sujeita a marcação. Quem ainda não conhece o museu, tem aqui uma óptima oportunidade. Quem já conhece, pode espreitar “Sangam”, a nova exposição de fotografia que está no lounge, feita na Índia por Carlos Cardoso. Av. de Brasília, Doca Alcântara


Museu do Design e da Moda
Quem tem estado atento às novidades sabe que a exposição dedicada às scooters da colecção de João Seixas é o mais recente atractivo do MUDE. Nas noites dos museus, os visitantes podem ver a evolução destas motorizadas de 1945 a 1970 no piso 1, assistir à peça de teatro Venenos Indispensáveis, segundo Jaime Salazar Sampaio, do Grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa, às 21.30 e, uma hora mais tarde fazer a visita guiada pela exposição “Ante-Estreia”, ao ritmo de cada época por Marisa Teixeira.R. Augusta, 24 (Baixa).


Museu do Chiado
Durante os meses de Verão, as quintas-feiras no Museu de Arte Contemporânea têm um sabor diferente, ou melhor, um som diferente. Nestas duas quintas, além dos habituais concertos no Jardim das Esculturas, também o museu vai estar aberto até à meia-noite. No dia 5 de Agosto, a partir das 19.30, Cian Nugent, músico irlandês promissor, é o responsável pela animação musical. Mas o verdadeiro concerto fica reservado para a próxima semana. No dia 12 de Agosto, a noite é de JP Simões. R. Serpa Pinto, 4 (Chiado)


Paços do Concelho
É onde são tomadas as decisões que orientam o destino da cidade, mas o que muita gente não sabe é que os Paços do Concelho é, também, um dos edifícios mais bonitos de Lisboa.Salas preciosamente ornamentadas, peças escultóricas e mobiliário dos séculos XIX e XX e o maior e mais rico Salão Nobre do país podem, nesta noite, ser conhecidos em visitas guiadas que vão acontecer entre as 19.00 e as 20.00 e as 22.00 e 23.00. Se não conseguir nesta noite, saiba que ainda pode vir conhecer este edifício aos domingos, às 11.00.Pç. do Munícipio (Baixa).


Museu do Fado
Na noite em que os museus abrem as portas até mais tarde, o Museu do Fado abre com aquilo que tem sido o seu maior sucesso. As visitas cantadas são uma forma de conhecer o museu através da voz de um fadista. Durante a visita, o guia relaciona algumas peças com fados conhecidos. Esta semana, a visita cantada é feita com a fadista Ana Sofia Varela, às 19.30, seguida de uma actuação dos alunos da Escola do Museu, às 20.30. Na semana a seguir, a visita será cantada por Nuno de Aguiar. Lg. do Chafariz de Dentro, 1. (Alfama)"


Fonte:
http://www.timeout.pt/news.asp?id_news=5797&
Imagem:
Museu de Arte Popular. Imagem © IMC / MC
http://aervilhacorderosa.com/2009/05/pelo-museu-de-arte-popular-assinar-assinar/

14 de Janeiro, 2010: Poesia em Vynil - VALTER HUGO MÃE/JP SIMÕES


a partir das 21:30
"O «Poesia em Vynil» é um projecto organizado por Raquel Marinho e Luís Filipe Cristóvão, com o objectivo de divulgar novos poetas e novos músicos. Nos primeiros seis meses do ano decorrerão sessões no restaurante Vinyl, em Alcântara, em Lisboa, com concertos e leitura de poemas, entre outras actividades. A primeira sessão é no dia 14 de Janeiro, com valter hugo mãe, que terá como banda sonora a música de JP Simões. A leitura de alguns poemas de valter hugo mãe estará a cargo de Fernando Alves."

Restaurante Vinyl (Edifício da Orquestra Metropolitana de Lisboa)
Travessa da Galé, 36, Alcântara (junto da antiga FIL, mapa)

Transportes
Comboio: Alcântara Terra, Alcântara Mar
Autocarros: 1, 28, 56, 60, 201, 203, 714, 727, 732, 742, 751
Eléctrico: 15

Fonte:
http://blogtailors.blogspot.com/2010/01/poesia-em-vynil.html

15 de Julho, 2009: Concerto - JORGE PALMA APRESENTA “QUALQUER COISA PÁ MÚSICA”


Torre de Belém | 22H00 | entrada livre |
CONVIDADOS
Adolfo Luxúria Canibal, Cristina Branco, Fausto,
Sérgio Godinho, JP Simões, Mariza, Rui Reininho,
Toca a Rufar e Gaiteiros de Lisboa
QUINTETO DE METAIS
Laurent Filipe, Edgar Caramelo, Ruben Santos,
Guto Lucena e Jean Marc

Transportes:
Comboio: Belém
Autocarros: 28/714/727/729/751
Eléctrico: 15

Fonte:
http://www.egeac.pt/PortalModules%5CEventsProgrammingModule%5CUploaded_PDFs%5CJorge%20Palma%20e%20convidados_20090706131314.pdf

Imagem:
http://www.geocities.com/vilardemouros1971/fotos/JorgePalma_Paris.JPG