Mostrar mensagens com a etiqueta Clube Ferroviário. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Clube Ferroviário. Mostrar todas as mensagens

3 de Novembro, 2013: Cinema no Terraço - NANOOK OF THE NORTH

às 21:15h
Clube Ferroviário
Rua de Santa Apolónia nº 59, Lisboa

"CINEMA NO TERRAÇO apresenta este DOMINGO, sempre às 21:15h: "NANOOK OF THE NORTH" foi o primeiro documentário de sucesso, pioneiro do documentário antropológico na história cinematográfica.

Robert Flaherty com este documentário apresentou a cultura INUIT totalmente desconhecida para o mundo ocidental. Documentou um ano na vida de Nanook, o esquimó, e da sua família, onde descreve o comércio, a caça, a pesca e as migrações de um grupo intacto pela tecnologia industrial."

ENTRADA LIVRE


Transportes
Metro: Santa Apolónia 
Autocarros: 706, 712, 728, 734, 735, 759, 781, 782, 794 
Comboio: Santa Apolónia
Barco: Terreiro-do-Paço

28 de Outubro, 2013: Cinema - MAN OF ARAN

às 21:15h
Clube Ferroviário
Rua de Santa Apolónia nº 59, Lisboa

CINEMA NO TERRAÇO apresenta MAN OF ARAN de Robert J. Flaherty (1934). Acompanhamento musical: Johannes Krieger (trompete e efeitos) e Miguel Leiria (contrabaixo e efeitos). Viaja até à Irlanda profunda!

ENTRADA LIVRE

Percursor do género "etnoficção", esta obra ganhou reconhecimento internacional por relatar a vida dos habitante das ilhas Aran, na Irlanda. Flaherty aplicava para a época novas técnicas de realização: para cada segmento do filme filmava grandes quantidades de película. Ele acreditava que a câmera e o cineasta estariam fundidos numa única unidade orgânica, como um escritor e a sua caneta. Imergindo-se completamente no seu ambiente, Flaherty sentia que as imagens mais adequadas ou genuínas, iriam surgir naturalmente...

Transportes
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 706, 712, 728, 734, 735, 759, 781, 782, 794
Comboio: Santa Apolónia
Barco: Terreiro-do-Paço

26 de Agosto, 2012: Festa - ENCERRAMENTO DO DEFESA JAZZ FESTIVAL

"A produtora Void Creations orgulha-se de apresentar a festa de encerramento do Defesa Jazz Festival, que programou todos os domingos ao longo dos meses de julho e agosto no terraço do Clube Ferroviário.

Para encerrar em grande, convidámos os Kumpania Algazarra e a Carla Menitra para uma festa balcânica totalmente catastrófica, recambolesca, caótica, louca, acelerada e pufff...!
 
Aparelhámos a caravana e estamos prontos a partir... Prontos para uma boa folia balcânica.
'Bora lá!"

Local: Clube Ferroviário
Hora: 19h
Entrada: Livre
Morada: Rua de Santa Apolónia nº 59
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 12, 30, 34, 74, 92, 702, 706, 713, 737, 740, 773, 790, 797
Comboio: Santa Apolónia"

24 de Abril, 2012: FESTA DA REVOLUÇÃO - TRIO ALCATIFA & DOBRO SOUNDSYSTEM

Entrada livre até às 22h, depois 5€ com consumo.

"Nas vésperas da celebração do 38º aniversário do 25 de Abril, o Clube Ferroviário vem encher a noite de ritmos exóticos, oriundos das mais diversas partes do mundo com o concerto de Trio Alcatifa e o set de Dobro Soundsystem, numa animada algazarra onde não vão faltar o riso e a dança! Ooopa!

Trio Alcatifa
São três, como o nome indica, e seguramente não nos deixam presos à alcatifa. Ritmos orientais com pinceladas de bailarico, para dançar sozinho ou acompanhado, com ou sem modismos. A não perder.

Dobro Soundsystem
Os Dobro Soundsystem compõem-se pelo trombonista e o percussionista da maior banda gipsy funk do panorama nacional – os Kumpania Algazarra – e já fazem furor por onde passam com os seus sets recheados de folia balcânica, a recordar os melhores casamentos ciganos do mundo, daqueles que duram três dias e que no final ninguém se lembra do que aconteceu. Não vão faltar homens obscuros, facas entre dentes de ouro, mulheres de folhos coloridos em profusão, cartomantes, acrobatas, muita música e muita vodka!
"

Local: Clube Ferroviário
Hora: 22h
Morada: Rua de Santa Apolónia nº 59

Transportes:
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 28, 34, 210, 706, 712, 735, 759, 781, 782, 794
Comboio: Santa Apolónia
Barco: Terreiro do Paço

26 de Janeiro, 2012: Indie Sessions - ELEKTRA ZAGREB, SUPER CLARKS e DJ SET AFTER 101

"As Indie Sessions trazem uma tripla acção para esta quinta-feira: Elektra Zagreb e Super Clarks em concerto, com dj set de After101 a encerrar as festividades. Preparem-se para dançar!

Elektra Zagreb
Embora o conceito musical desta banda tenha nascido em Zagreb em 2008, a verdadeira versão formou-se em 2011, em Lisboa, como guitarrista Luís Vieira, o vocalista Andrei Davidoff, o baixista/guitarrista Ricardo Andrade e o baterista João Cardoso. Uma abordagem lo-fi é uma das características Uma das abordagens ao som desta banda de indie rock e noisy pop poderá ser low-fi, logo após o lançamento do seu primeiro EP «Giving Birth. The Young Whale».

Super Clarks
Formados dia 5 de Fevereiro de 2010, desempenhamos um papel fulcral no estímulo à produção nacional de "raquetas" de Ping-Pong. Somos 4 moços às direitas.

After 101
O ano é 2010, o país é Portugal e a cidade é Lisboa. A banda de pós-punk Baton Rouge dissolve-se e com ela também o duo de electro-techno FCKDATSHT. Um membro de cada grupo extinto decide juntar-se e, em 2011, nascem os AFTER101. Synths poderosos, baixos e beats criam atmosferas de origens diversas que vão do pós-punk ao house, passando pelo pop, electro… Tudo se pode esperar deste novo duo dinâmico."

Local: Clube Ferroviário
Hora: 22h
Entrada: Livre
Morada: Rua de Santa Apolónia nº 59
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 12, 30, 34, 74, 92, 702, 706, 709, 713, 737, 740, 773, 790, 797
Comboio: Santa Apolónia
Info: www.voidcreations.org

6 de Janeiro, 2012: Clube Ferroviário - RETRO SESSIONS

"As Retro Sessions regressam ao Clube Ferroviário nesta sexta-feira 6 de Janeiro para celebrar o seu aniversário e não só… Num evento irrepetível com convidados de luxo - JP Simões, poeta prolífico e músico dedicado; Lello Minsk (Manuel João Vieira), apaixonado e sofrido, tão profundo quanto brejeiro, e o eterno Miguel Angelo, responsável por alguns dos melhores sets da cidade, cheios de estilo e de soul – vamos cantar os parabéns a JP e a nós, soprando as velas imaginárias de um imenso bolo cósmico!

Num encontro de velhos amigos, tudo pode acontecer...
LET'S CELEBRATE!!

JP Simões
JP Simões está do lado da música desde os tempos dos Pop dell Arte. Depois, fundou os Belle Chase Hotel e depois ainda os Quinteto Tati. Findas as bandas, iniciou-se numa prolífica produção a solo na qual já editou três discos e onde participou com artistas de calibre nacional e internacional como Sérgio Godinho, Janita Salomé, Manuel João Vieira, Luana Cozetti, Jorge Palma, Ursula Rucker, Norberto Lobo, B Fachada e muitos outros

Lello Minsk e o Pianista de Boite
Romântico frequentador de casas nocturnas, amigo do fundo do copo e do fundo do coração, amante do whiskey, das mulheres e do nacional cançonetismo, Lello Minsk (mais um alter-ego de Manuel João Vieira, de Ena Pá 2000) é inconfundível. Melodias vintage e martinis à beira da piscina misturam-se com a dor de corno, tudo sob o génio vieirista e do seu acompanhante, o Pianista de Boite. Uma noite apaixonada para todos, com um toque nostálgico que promete tocar no coração.

Miguel Angelo
Miguel Angelo, líder dos Delfins e aficionado da cena Mod em Portugal. Tendo como cabine de pilotagem a pista multicolorida do Clube Ferroviário, Miguel Angelo promete uma viagem alucinante até ao yé-yé, garage rock, ska, soul, power pop, britpop e muito, muito mais…"

Local: Clube Ferroviário
Hora: 22h
Entrada: 5 Euros
Morada: Rua de Santa Apolónia nº 59
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 12, 30, 34, 74, 92, 702, 706, 709, 713, 737, 740, 773, 790, 797
Comboio: Santa Apolónia"

30 de Dezembro, 2011: Clube Ferroviário - DEPECHE MODE

"A Void Creations vem quase, quase despedir-se do Ano Velho com uma festa tributo a uma banda inesquecível: Depeche Mode. Vai ser uma celebração inesquecível com ANTÓNIO VIBRAÇÕES e TOM VIOLENCE no Clube Ferroviário a percorrer três décadas de música, recheadas de hits que todos nós adoramos. Prepare-se para dançar e viajar nesta pré-festa de fim de ano, já sexta-feira 30 de Dezembro.

Long live Pop Music!

Os Depeche Mode nasceram em 1980, em Basildon, Essex, Inglaterra, compostos por Dave Gahan, Martin Gore, Andrew Fletcher e Vince Clarke, que deixou o grupo pouco depois, sendo substituído por Alan Wilder. Após algumas experiências com instrumentos ditos 'tradicionais', o grupo dedicou-se apenas ao sintetizadores, o que acabou por se tornar a sua imagem de marca e que os colocou no palanque ao lado de bandas como os veteranos Kraftwerk, New Order, Pet Shop Boys e outros peregrinos do synth-pop e da electrónica.

Em 1981, lançaram o seu álbum de estreia «Speak and Spell», no qual se incluía o single mediatamente explosivo 'Just Can't Get Enough', o primeiro grande sucesso de uma longa lista onde se inserem também 'Stripped', 'Master and Servant', 'Personal Jesus', 'Barrel of the Gun', 'Enjoy the Silence', 'Walking on My Shoes', 'Is No Good', 'Only When I Lose Myself', 'Suffer Well'…

Ao longo da sua carreira de 30 anos, perderam dois membros (Alan Wilder acabou por deixar o grupo em 1995), lidaram com a toxicodependência de Dave Gahan, e gravaram 12 álbuns de originais - entre os quais «Violator», de 1990, considerado um dos melhores álbuns da história da pop - três álbuns ao vivo e seis best-offs.

Local: Clube Ferroviário
Hora: 22h
Entrada: LIVRE
Morada: Rua de Santa Apolónia nº 59
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 12, 30, 34, 74, 92, 702, 706, 709, 713, 737, 740, 773, 790, 797
Comboio: Santa Apolónia"

29 de Dezembro, 2011: Indie Sessions - HÉLIO MORAIS

INDIE SESSIONS | HÉLIO MORAIS (PAUS/LINDA MARTINI) @ CLUBE FERROVIÁRIO
 
"Mais uma Indie Session no Clube Ferroviário, já esta quinta-feira dia 29 de Dezembro. A noite irá apresentar com um dos nomes mais bem cotados do momento: Hélio Morais, baterista dos PAUS, Linda Martini e If Lucy Fell. Melómano convicto e músico apaixonado, traz-nos um dj set com os melhores clássicos e as novidades mais excitantes da cena.

Local: Clube Ferroviário
Hora: 22h
Entrada: LIVRE
Morada: Rua de Santa Apolónia nº 59
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 12, 30, 34, 74, 92, 702, 706, 709, 713, 737, 740, 773, 790, 797
Comboio: Santa Apolónia"

29 de Janeiro, 2011: Festa - PRÉMIOS SHORTCUTZ

Clube Ferroviário
R. de Santa Apolónia nº 59 (mapa)

"ENTRADA LIVRE
(Até às 23h, depois só para quem estiver na guest list. Para tal enviar e-mail a confirmar presença até dia 28: shortcutz.lisboa@shortcutznetwork.com)


Convidados
...o Melancómico Nuno Costa Santos
realizador e músico de jazz Filipe Melo
ilusionista e leitor de mentes João Blümel
músico Samuel Úria

DJ sets
warm up Mr. Paris | Nuno Galopim - Discos Voadores | Andy Punch (André Murraças) | Miguel Somsen & Cátia Simão


CURTAS VILA DO CONDE - PRÉMIO FIGURA SHORTCUTZ

NOMEAÇÕES:

MELHOR CURTA DO ANO
> ASSIM, ASSIM... de Sérgio Graciano
> LUCY de Nuno Costa e Cristiano Vanzeller
> INTERVALO de Luís Manuel Almeida
> SOBRE VIVÊNCIA de João Azevedo e Luís Lobo
> PÁSSAROS de Filipe Abranches
> VERÓNICA de António Gonçalves e Ricardo Oliveira
> MADELEINE de António Pinhão Botelho
> SCUM de Pedro Rodrigues
> VICKY AND SAM de Nuno Rocha

- PRÉMIO INOVAÇÃO
> LUCY de Nuno Costa e Cristiano Vanzeller
> BREU de Jerónimo Rocha
> INK de Nuno Neves

- MELHOR ESCOLA
> ETIC
> RESTART
> LUSÓFONA

- MELHOR REALIZADOR
> JOÃO VIANA, ‘Alfama’
> NUNO ROCHA, ‘Vicky and Sam’
> ANTÓNIO GONÇALVES e RICARDO OLIVEIRA, ‘Verónica’

- MELHOR PRODUTOR
> SOBRE VIVÊNCIA
> COMANDO
> MÉTODO

- MELHOR ACTOR
> IVO CANELAS, ‘Assim, Assim...’
> ALBANO JERÓNIMO, ‘Anestesia’
> HENRIQUE GIL, ‘Volta’

- MELHOR ACTRIZ
> PATRICIA ANDRÉ, 'Veronica'
> ISABEL ABREU, ‘Assim, Assim...’
> SARA CIPRIANO, ‘Sobre a Mesa’

- MELHOR ARGUMENTO
> ASSIM, ASSIM...
> VICKY AND SAM
> VERÓNICA

- MELHOR FOTOGRAFIA
> SOBRE VIVÊNCIA
> VERÓNICA
> A VOLTA

- MELHOR EFEITOS ESPECIAIS / VISUAIS
> FRUNC de Paulo Prazeres
> PAPÁ WRESTLING de Fernando Alle
> SCUM de Pedro Rodrigues

- MELHOR DIRECÇÃO DE ARTE
> SCUM
> ANESTESIA
> COMANDO

- MELHOR MONTAGEM
> ANESTESIA
> SOBRE VIVÊNCIA
> ALFAMA

- MELHOR SOM
> ANESTESIA
> ALFAMA
> VICKY AND SAM

- MELHOR MÚSICA ORIGINAL
> SCUM
> SOBRE VIVÊNCIA
> TEMPO ENTRE DUAS MÚSICAS

- MELHOR ANIMAÇÃO / COM ANIMAÇÃO
> BREU de Jerónimo Rocha
> PÁSSAROS de Filipe Abranches
> BATS IN THE BELFRY de João Alves"


Transportes
Comboio/Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 12, 28, 34, 35, 706, 745, 759, 781, 782, 794

31 de Dezembro, 2010: Fim-de-ano - CLUBE FERROVIÁRIO (MIDNIGHT EXPRESS)

"2011 Vem aí!

Dia 31 de Dezembro a partir das 22h embarca no MIDNIGHT EXPRESS a bordo da grande festa de passagem de ano do Clube Ferroviário. 

A noite começa com Funk do Boi que vai pegar no Funk dos anos 60 e 70 num concerto muito desgarrado. Mais tarde Señor Pelota despoja-se do seu melhor som para dar entrada a 2011. E diretamente de inglaterra a dupla de Dj's retro futurista: Yam Who? e muita muita festa com vista para o Rio Tejo na Sala Ferroviário.

- Entrada a partir das 22h
- 15 € com direito a 2 cervejas ou 1 bebida branca
- 25 € com direito a garrafa de espumante nacional
- 40 € com direito a garrafa de Champagne
- 75 € com direito a garrafa de Champagne + bar aberto 1 pessoa
- Pacotes em pré venda (com 15% até 27/12) no Clube Ferroviário na FLUR e no BICA-ME*
* Bilhetes limitados ao stock existente"

3 a 27 de Dezembro, 2010: Programação - CASA DA ACHADA

"UM FIM DE SEMANA DIFERENTE NA CASA DA ACHADA
17 de Dezembro das 15h às 20h
18 e 19 de Dezembro das 11h às 20h
São três dias, um fim de semana, diferentes na Casa da Achada - Centro Mário Dionísio. De sexta-feira, dia 17, a domingo, dia 19, haverá venda de livros usados, vinis, cêdês e de obras de arte para angariação de fundos para a Casa da Achada.
Há também uma programação diferente para sábado e domingo:
Sábado, 18 de Dezembro
16h00 - Visita Guiada por Sílvia Chicó à Exposição «50 anos de Pintura e de Desenho – 2» de Mário Dionísio e artistas seus amigos
18h00 - Canções pelo Coro da Achada
Domingo, 19 de Dezembro
15h30 às 17h30 - Última sessão da oficina Prendas sou eu que as faço com Eupremio Scarpa
18h00 - Apresentação de Fantoches, resultado da oficina de Novembro: Guignol de Jacques Prévert

Fim de semana diferente
E NA CASA DA ACHADA CONTINUAM AS SESSÕES HABITUAIS…

CICLO DE CINEMA: REALIZADORES DE UMA SÓ LONGA-METRAGEM
Segundas-feiras às 21h30
Neste mês termina o ciclo de cinema dedicado a realizadores que, pelos mais variados motivos, só fizeram uma longa-metragem. O actor e realizador L. Q. Jones, a actriz Barbara Loden, o músico e produtor James William Guercio e o realizador Paul Meyer encerram este ciclo de cinema.
Todos os filmes são apresentados, comentados e discutidos.
Segunda-feira, 6 de Dezembro às 21h30
Um rapaz e seu cão de L. Q. Jones (A boy and his dog, 1975, 91 min.)
Apresentação por João Pedro Bénard
Segunda-feira, 13 de Dezembro às 21h30
Wanda de Barbara Loden (1970, 105 min.)
Apresentação por Amarante Abramovici
Segunda-feira, 20 de Dezembro às 21h30
O polícia da estrada de James William Guercio (Electra glide in blue, 1973, 114 min.)
Segunda-feira, 27 de Dezembro às 21h30
Déjà s'envole la fleur maigre de Paul Meyer (1960, 87 min.)
Apresentação por Pedro Rodrigues
Realizadores de uma só longa-metragem
LIVROS DAS NOSSAS VIDAS
D. Quixote de Cervantes
Sexta-Feira, 3 de Dezembro às 18h
7.ª sessão de uma série com periodicidade mensal, a partir de livros referidos num depoimento de Mário Dionísio sobre «Os livros da minha vida».
Hélia Correia fala de D. Quixote de Cervantes.

Livros das nossas vidas - D. Quixote
MÁRIO DIONÍSIO, UM ESCRITOR
Monólogo a duas vozes
Sexta-feira, 10 de Dezembro às 18h
8ª sessão de uma série sobre livros de Mário Dionísio.
Maria Alzira Seixo fala do livro de contos Monólogo a duas vozes, publicado em 1986.
Mário Dionísio, escritor - Monólogo a duas vozes
ITINERÁRIOS - 5
Uma conversa com João Paiva
Projecção de Gravura: esta mútua aprendizagem de Jorge Silva Melo
Sábado, 11 de Dezembro às 18h
O que é ser litógrafo. Do trabalho operário ao trabalho artístico. O contacto dum operário com os artistas da Gravura. O que aprendeu, o que ensinou. Actividade profissional, actividade política. A prisão nos anos 50. A vida depois da reforma.
Projecção de Gravura: Esta mútua aprendizagem (2008) de Jorge Silva Melo sobre a Cooperativa Gravura, que inclui um depoimento de João Paiva, entre muitos outros, entre os quais Charrua, Bartolomeu Cid, Guilherme Parente, Júlio Pomar, Manuel Torres, Nikias Skapinakis, Paula Rego… Com a presença do autor.
Itinerários - João Paiva
OFICINA: PRENDAS SOU EU QUE AS FAÇO
Fazer o que presta a partir do que não presta - 3
Domingos, 5, 12 e 19 de Dezembro, das 15h30 às 17h30
Com Eupremio Scarpa fazem-se prendas de materiais que costumam ir para o lixo.
A partir dos 6 anos. Número máximo de participantes: 10.
Oficina Prendas sou eu que as faço
CONTINUA O CICLO PALETA E O MUNDO II
Leitura colectiva
Todas as segundas-feiras às 18h30
Continua o Ciclo A Paleta e o Mundo II: leitura da 4ª parte da obra A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio, com projecção de imagens, «Durante as grandes Tempestades». Lê-se o capítulo «Sorrir e gritar» sobre a arte da primeira metade do século XX.




Todas as actividades na Casa da Achada são de entrada livre.
Ciclo A Paleta e o Mundo II
SABIA QUE?
... pode consultar o catálogo da Biblioteca Mário Dionísio e Maria Letícia na nossa página?
... pode ver, também na nossa página, a programação da Casa da Achada?
... até Abril de 2011 pode ver a exposição «50 anos de pintura e desenho» com obras de Mário Dionísio e de outros artistas seus amigos?
Exposição Mário Dionísio

O CORO DA ACHADA CANTA:

FESTA DOS 20 ANOS DO SOS RACISMO
Quarta-feira, 8 de Dezembro às 21h30 no Clube Ferroviário
O Coro da Achada canta no Clube Ferroviário, em Lisboa (Santa Apolónia), na festa de comemoração dos 20 anos do SOS Racismo - Um Planeta, Muitas Culturas.
Na mesma noite em que canta o Coro da Achada, também se juntam João Afonso; Mimi; Maio Gumbé; Tó Trips & Zé Pedro; Maria  Viana & Daniel Hewson; Tano Brancamenta; Rini Luyks; King Mokadi e JP Simões.
A entrada é livre até às 21h30, a partir dessa hora o custo da entrada é de 5€.

UM FIM DE SEMANA DIFERENTE NA CASA DA ACHADA
Sábado, 18 de Dezembro às 18h
O Coro da Achada canta na Casa da Achada - Centro Mário Dionísio no fim de semana diferente."
  
Associação Casa da Achada - Centro Mário Dionísio