Novembro, 2013: Programação - ADUFE, SONS DO MUNDO

Adufe - Sons do Mundo
Rua do Arco Escuro 1 (Rua dos Bacalhoeiros/Casa dos Bicos), Lisboa

"Dia 1 – Sexta-Feira – DJ Set – Selecta Arredista – Galiza - 22:00h
Da Galiza chega o Selecta Arredista que irá realizar no Adufe-sons do mundo a sua primeira actuação em Portugal. Selecta Arredista irá dar-nos a conhecer em maior profundidade as paisagens sonoras da sua região poderemos esperar viajar com os sons mais tradicionais, assim como, as novas tendências no Folk daquela região a norte de Portugal. Mas, Arredista promete ainda viajar connosco até uma América Latina de alegria, mas também, de música de intervenção.

Dia 8 –Sexta-Feira Selecção Adufe – “ Com África no coração” - 22:00h
Para esta noite o colectivo Adufe reunião uma selecção especial dedicada à música africana. O continente africano destaca-se pela sua importância para a música no contexto mundial foi através das sonoridades que emanavam deste continente que um pouco por todo o mundo a música evoluiu. Com África no coração leva-nos às Sembas de Angola, aos sons eléctricos dos Tuareg, ao Afro mandinga do Mali, ao Afrobeat, entre muito mais.

Dia 9 – Sábado – DJ Set – The Lisbonians - 22:00h
Desta a vez o colectivo DJ The Lisbonians irá tocar as sonoridades do inicio dos sound systems jamaicanos da década de 50. O Rhythm & Blues norte-americano e o Blue Beat. Os pioneiros destes eventos foram o Duke Reid com o Sound System "Duke Reid's The Trojan" e Coxsone Dodd com o "Downbeat Sound System" onde a musica de eleição era o Rhythm & Blues norte-americano.
Com o surgimento do Rock N' Roll na América do Norte, o Rhythm & Blues acabou por ser ofuscado e deixou de ser uma prioridade das editoras norte-americanas. Os jamaicanos ressentindo-se da falta de novos discos norte-americanos de Rhythm & Blues para tocarem nos seus sound systems, depressa iniciaram as suas próprias editoras para gravarem bandas jamaicanas de R&B. Duke Reid Fundou a Treasure Isle e Coxsone Dodd fundou a Studio One. O Rhythm & Blues jamaicano ficou conhecido como Blue Beat que foi uma importante editora do inglesa de 1960 que apresentou este género musical ao público britânico.

Dia 15 – Sexta-Feira – DJ Set – Barricada Som Sistema - 22:00h
Pela mão do colectivo de Dj's Barrica, chega-nos uma noite com os sons que enchem os subúrbios das grandes metrópoles mundiais.
Músicas de resistÊncia que sempre se ouviram e continuam a ser criadas nos lugares onde a maioria das gentes trabalhadoras de todo o mundo se concentra. Os sons rebeldes aguardam-te nesta noite.

 Dia 16 – Sábado – Concerto – Tano Brancamenta y La Miséria Deluxe – Garage Tango Cabaret - 22:30h
Nesta noite sobem ao palco os Tano Brancamenta y La Miséria Deluxe com um projecto intitulado no Tango Cabaret. Este projecto, tem como principal fonte de inspiração o cantor Roberto Goyeneche ("El Polaco"), propõe-se explorar o lado mais boémio e visceral do tango, forma expressiva caracterizada pela sua intensa carga emocional.

Dia 23 – Sexta-Feira – Noite de Solidariedade com a Palestina - 22:00h
O Adufe-sons do mundo solidariza-se com o povo Palestino e junta-se ao MPPM (Movimento pelos direitos do povo palestino e pela paz no médio oriente) para uma semana de inúmeras acções de solidariedade que irão ocorrer por todo o país e com destaque em Lisboa. Os nossos visitantes poderão ter contacto com uma exposição evocativa da luta pela independência da Palestina, contacto com pessoas desta organização de solidariedade, assim como, com elementos da embaixada em Portugal. A música irá ser dedicada a este país.

Dia 24 – Sábado – Concerto de Aniversário com Sebastião Antunes – Adufe e Alguidar - 22:30h
Na noite em que celebra os seus 2 anos de existência o Adufe-sons do mundo tem a honra de contar no seu palco com um concerto repleto de carga simbólica e de muita qualidade musical. Neste novo projecto musical em que o Adufe é o “meio de viagem (…) que nos leva até onde estivermos dispostos a ir”, Sebastião Antunes é o impulsionador deste excelente projecto.
Dez vozes dão corpo a um projecto de canto e percussão, que atravessa simbologias e tradições com ritmos de adufe e outros instrumentos, onde experimentar é sempre um convite.
Temos no adufe - instrumento musical de origem árabe - o nosso meio de viagem, qual roda quadrada, que ajudado por outros companheiros sonoros nos leva até onde estivermos dispostos a ir. Temos no alguidar - peça de origem árabe que serve habitualmente para lavar ou amassar - a metáfora da reactivação, reinvenção e mistura de sonoridades.

Dia 26 (6ª feira) - DJ Set - Selecta Atir - World Music Set - 22:00h
A Selecta Atir tem sido uma presença regular nas noites do Adufe-sons do mundo, normalmente reserva-nos noites dedicadas a África, para esta noite lançou-se a um desafio - um set de World music com passagem pelas paisagens remotas das músicas do mundo.

Dia 29 – Sexta-Feira –Selectas Ratchet & PDL - 22:30h
Os ritmos contagiantes da Jamaica voltam a escutar-se no Adufe, pelas mãos dos experientes selectas Ratchet e PDL, que nos trarão os sons mais antigos da Jamaica, early reggae, rocksteady e ska, coligando-os ao melhor que se faz hoje em dia dentro destes géneros musicais.

Dia 30 – Sábado – DJ Set – Selecta Pedro Vaz - 22:30h
A fechar o mês um regresso ao Adufe-sons do mundo com o selecta Pedro Vaz que nos irá trazer uma viagem pela MPB e as novas tendências da música folk brasileira. Como sempre Pedro Vaz irá animar e aquecer o ambiente desta noite."
 

Transportes
Metro: Terreiro do Paço
Autocarros:
709, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782, 794
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia
 
Fonte e imagem: www.adufebar.com

Sem comentários:

Enviar um comentário