15 de Outubro, 2013: Conferência - JOERG GLEITER, INFECTING HISTORY. ON THE THEORY OF HISTORY OF MODERN ARCHITECTURE

Goethe-Institut, Auditório
Campo dos Mártires da Pátria 37, Lisboa
às 19h

"A entrada é livre e sujeita à lotação da sala.
O historiador da arquitectura Joerg Gleiter estará em Lisboa para uma conferência no auditório do Goethe-Institut no proximo dia 15 de Outubro às 19h.
A conferência intitulada "Infecting History. On the Theory of History of Modern Architecture" integra-se no programa Spacetalk: arte & arquitectura organizado por Nuno Crespo e Joana Cunha Leal a decorrer entre Outubro de 2013 e Junho de 2014.
Um ciclo de conferências organizado pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, com o apoio do Goethe Institute Lissabon e destinado a debater o modo como a a arte e arquitectura contemporâneas estabelecem entre si diferentes tipo de relações: prolongamento, contaminação e ruptura.

Infecting History
Com a mudança de paradigma digital do século 21, a teoria da arquitectura perdeu a sua postura crítica. Actualmente, a prática de arquitectura depara-se com pouca orientação teórica e parece estar bastante desorientada. Contudo, nem sempre foi assim. Até aos anos 90 muitos dos impulsos criativos para a reconceituação da arquitectura eram devidos ao discurso teórico crítico na esteira da viragem linguística da década de 60. Deve-se notar porém que hoje em dia nem a falta de postura crítica, nem a ausência de poder visionário podem ser unicamente responsabilizados, mas antes um déficit no próprio conceito de teoria. Possivelmente, colocando demasiado ênfase na sua temporalidade imanente, o design gerativo e algorítmico parece ter perdido o sentido sobre o papel que a história tem na base teórica da arquitectura. Dado o mundo virtual se prestar à fácil simulação e reconstrução, os arquitectos parecem ser seduzidos para ingenuamente acreditar no paradigma pós-moderno do fim da história. Seja por que motivos for, o facto é que a arquitectura de hoje carece de uma verdadeira compreensão do papel paradoxal que a história tem, especialmente para a prática de design inovador. A fim de se estabelecer como uma força motriz para a reconceituação da arquitectura, o design inovador deve ser impelido pela vontade de mudar tanto o passado quanto o futuro. Como a história da teoria mostra, o design inovador só é verdadeiramente inovador na medida em que é capaz de contaminar a história com as sementes da sua própria prática.

 
Nesse mesmo dia realizar-se-á no Instituto de História da Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa seminário com o título: On the spatialization of Memory. A master class decorrerá às 11h na sala 1.05 do edificio de I&D da FCSH, na Av. de Berna, 26, Lisboa.
Resumo: The seminar will explore how memory is formed and how it is represented in public spaces. Since the mid-1980s Germany has witnessed a change in the conception of memorials against the crimes of National Socialism. In contrast to previous concepts the new memorials renounce to any kind of pathos irrespective of whether generated by a technique of mimetic imagery or geometrical abstraction. While earlier memorials were recognized as works of art through their exposed position in public space, the new memorials pursue an opposing strategy of dissimulation in everyday life, at times even culminating in their complete disappearance.
Este seminário/master class está reservada aos Investigadores do IHA. Mediante a disponibilidade de lugares, poderão ser admitidos outros participantes. As inscrições deverão ser feitas para: spacetalkartearquitectura@gmail.com
Sobre o conferencista: Jörg Gleiter é arquitecto e professor de Teoria da Aqruitectura no Instituto de Arquitectura da Universidade Técnica de Berlin. Das suas publicações podem destacar-se: Urgeschichte der Moderne. Zur Theorie der Geschichte der Moderne (2012) Design as Symptom. Things, Signs and Their Effect (2012), The Reality of the Imaginary. Architecture and the Digital Image (2007), Der philosophische Flaneur. Nietzsche und die Architektur (2009), entre outros.".
 
Transportes
Metro: Anjos, Intendente, Picoas
Elevador: Lavra
Autocarros: 30, 74, 723, 760, 767

Sem comentários:

Enviar um comentário