26 de Outubro, 2013: Artistas Unidos - GREGUERIAS


"Algumas Greguerias de Ramón Gomes de la Serna, lidas por António Simão, João Meireles e Pedro Carraca no sábado 26 de Outubro, à porta do Teatro da Politécnica, pelos Artistas Unidos.

Greguerias de Ramón Gómez de la Serna, nascido em Madrid 1888, considerado o grande mestre do humor e da vanguarda, autor de uma obra enorme de todos os géneros que existiam e que não existiam – romance, crónica, biografia, ensaio… Traduzido em mais de 200 línguas e, a par de Chaplin e Pitigrilli, o único estrangeiro aceite na Academia de Humor Francesa. De quem Valéry Larbaud disse: “ Com Proust e Joyce é um dos maiores escritores do século XX.

Estas Greguerias foram escritas entre 1910 e 1963.

“ Desde 1910 - há cinquenta anos – que me dedico à gregueria, que nasceu naquele dia de cepticismo e cansaço em que peguei em todos os ingredientes do meu laboratório, frasco a frasco, os misturei, e do seu precipitado, depuração e dissolução, surgiu a greguería .”

“ Gregueria, algaraviada, gritaria confusa. O que gritam os seres confusamente, o que gritam as coisas.”

''Mas o que são Greguerias? Frases lapidares? A gregueria não sai debaixo de nenhuma lápide mortuária. Adágios? Reflexões? Nã, nã. Nem uns nem outros: nem adágios, que são demasiado tristes e elegíacos; nem refrões que são coisa infecciosa''
"

Transportes
Metro: Rato, Baixa-Chiado
Autocarros: 74, 706, 709, 713, 720, 727, 738, 758, 773
Elevador: Glória

Sem comentários:

Enviar um comentário