24 de Junho, 2017: NOITE DA LITERATURA EUROPEIA

"No sábado, 24 de junho, a zona do Carmo/Trindade volta a acolher a Noite da Literatura Europeia, o serão literário de entrada livre mais intenso de Lisboa e que transforma a capital numa verdadeira babel europeia!

A Noite da Literatura Europeia apresenta em 2017 a sua 5.ª edição com a participação de 11 autores de 11 países europeus. Entre as 18h30 e as 23h30 decorrem leituras com uma duração de 10 a 15 minutos, que se realizam de meia em meia hora, para dar ao público a possibilidade de visitar os diversos espaços e assistir a todas as sessões.

Entre o romance e a não-ficção, passando pelo teatro e até pela literatura infantil, o programa deste ano percorre o sonho e a fantasia, o jornalismo, o amor e o futebol, a culinária, o campo e a cidade, a aventura e a matemática, as relações familiares e tantos outros temas que não cabem nestas linhas.

Os excertos das obras serão lidos por atores portugueses em espaços como o Quartel do Carmo, o Círculo Eça de Queirós, o Claustro do Museu de S. Roque, a Sala de Extrações da Lotaria e o Teatro da Trindade, entre outros. As leituras de Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia contarão com a presença dos autores.

A Noite da Literatura Europeia é uma iniciativa da EUNIC Portugal, que conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, e se realiza no âmbito das Festas de Lisboa, em parceria com a EGEAC.


Programa


Tilman Rammstedt – Alemanha
Obra: Amanhã há mais
Leitor: Ulisses Ceia
Local: Quartel do Carmo da GNR

Kathrin Röggla – Áustria
Obra: fake reports
Leitores: Daniela Gonçalves, Olinda Favas, Emanuel de Sousa
Local: Círculo Eça de Queiroz

Cristina Peri Rossi – Espanha
Obra: O amor é uma droga dura
Leitores: John Wolf, Lauren Mendinueta
Local: Academia de Amadores de Música

Arto Paasilinna - Finlândia
Obra: A lebre de Vatanen
Leitora: Cátia Sá
Local: Lisboa Pessoa Hotel

Olivier Bourdeaut - França
Obra: À espera de Bojangles
Leitora: Ana Sofia Paiva
Local: Museu Arqueológico do Carmo

Andreas Staikos - Grécia
Obra: As ligações culinárias
Leitor: José Ideias
Local: Claustro do Museu de S. Roque (SCML)

Simonetta Agnello Hornby - Itália
Obra: Café amargo
Leitora: Inês Lapa
Local Sala do Brasão do Museu de S. Roque (SCML)

Catarina Sobral - Portugal
Obras: Achimpa; O meu avô
Leitor: Miguel Fragata
Local: Terreiro Místico da Igreja do Santíssimo Sacramento

Alex Bellos - Reino Unido
Obras: Futebol: O Brasil em campo; Alex no país dos números
Leitor: Rogério Martins
Local: Sala de Extrações da Lotaria Nacional (SCML)

Jiří Hájíček – República Checa
Obra: Pau de chuva
Leitor: Júlio Martín
Local: Livraria Sistema Solar

Matei Vișniec - Roménia
Obra: Teatro decomposto ou O homem-lixo
Leitor: Nuno Pinheiro
Local: Teatro da Trindade


Programa complementar
24 DE JUNHO, 15h00
FNAC DO CHIADO, AUDITÓRIO
Quem quiser mergulhar na Noite da Literatura Europeia 2017 algumas horas mais cedo, está convidado a assistir a uma conversa entre três dos escritores presentes na Noite da Literatura Europeia, moderada pelo jornalista Pedro Vieira, no dia 24 às 15:00 no Fórum FNAC Chiado.
Numa conversa informal, habilmente conduzida por Pedro Vieira, bloguista, autor, ilustrador, atual apresentador do programa “O último apaga a luz” (RTP3), três escritores de três países distintos, com três percursos de escrita diversos, falam sobre temas simultaneamente atuais e de sempre, abordando tópicos como a literatura europeia atual, o papel do autor numa Europa instável, a existência ou não de uma literatura europeia, viagens e itinerância - conhecer outros territórios da Europa pode servir de inspiração?, que Europa antecipamos para o futuro, para além da literatura?, pode o contexto de incerteza influenciar a escrita que se faz no nosso espaço comum?
Alex Bellos é britânico, foi jornalista, escreve sobre Futebol, o seu desporto favorito, mas mais ainda sobre Matemática, tema que considera fascinante.
Jiří Hájíček (República Checa) é um dos mais conceituados autores checos da actualidade; as suas prosas tem-lhe granjeado vários prémios e reconhecimento geral por parte de leitores e crítica.
Matei Vișniec, romeno, é o autor dramático vivo mais representado na Roménia; é jornalista e a sua obra encontra-se traduzida em várias línguas.
Sessão em língua inglesa, sem tradução."

Transportes - Rato
Metro: Rato
Autocarros: 706, 709, 713, 720, 727, 738, 758, 773, 774

Transportes:
Metro: Baixa-Chiado
Comboio: Cais-do-Sodré e Rossio
Autocarro: 758
Eléctrico: 28
Elevadores: Bica e Glória

Sem comentários:

Enviar um comentário