30 de Outubro, 2012: Apresentação de livro - O COLECCIONADOR DE MUNDOS

às 19h.
Leitura e conversa com Ilija Trojanow e Pedro Rosa Mendes
 
"Ilija Trojanow estará presente na apresentação da tradução portuguesa da sua obra "O Coleccionador de Mundos", publicada pela editora Arkheion. Depois da apresentação do livro e de uma pequena leitura, terá lugar uma conversa entre Ilija Trojanow e o jornalista português Pedro Rosa Mendes.
A figura central de O Coleccionador de Mundos é Richard Francis Burton (1821-90), oficial do exército britânico, orientalista e etnólogo, além de tradutor para o inglês de clássicos como As Mil e uma Noites e o Kama Sutra. Do incrível repertório de aventuras desta figura histórica, o premiado escritor búlgaro Ilija Trojanow escolheu três, a partir das quais dá forma a uma brilhante mescla de biografia ficcional e perspicaz estudo psicológico de uma personalidade que, pouco a pouco, se revela tão fascinante quanto misteriosa.
O Coleccionador de Mundos que Günter Grass, prémio Nobel de literatura, comparou ao Moby Dick de Herman Melville, tem por cenários principais a Índia, a peregrinação sagrada a Meca e Medina e a expedição ao coração da África que acabaria por conduzir à descoberta da nascente do rio Nilo. Nessa narrativa das muitas aventuras e desventuras de um homem notável, Trojanow costura uma polifonia de raro talento literário, dando voz a universos culturais contrastantes.
Ilija Trojanow nasceu em Sofia em 1965. Em 1971, a sua família foge da Bulgária passando pela Jugoslávia e Itália, acabando por fixar-se na Alemanha, onde recebe asilo político. Em 1972, a família viaja para o Quénia onde o pai de Ilija obtém um emprego. Com uma interrupção de 1977 a 1981, Ilija Trojanow vive em Nairobi até 1984 onde frequenta uma escola alemã. Após uma estadia em Paris, estuda Direito e Etnologia na Universidade de Munique entre 1985 e 1989. Interrompe os estudos para fundar Kyrill-und-Method-Verlag em 1989 e Marino-Verlag em 1992, duas editoras especializadas em literatura africana. Em 1999, muda-se para Bombaim, na costa ocidental da Índia, país pelo qual começaria, a partir de então, a focar o seu interesse, até 2003, altura em que se muda para a Cidade do Cabo, onde vive até 2007, ano em que é agraciado com o Mainzer Stadtschreiber, prestigiado prémio literário alemão.
Desde 2002 Ilija Trojanow é membro do Centro PEN da República Federal da Alemanha. Entre outros prémios, recebe o Prémio de Literatura Bertelsmann na competição Ingeborg Bachmann em Klagenfurt, em 1995, o Prémio de Literatura Marburg em 1996, o Prémio Thomas Valentin em 1997, o Prémio Adelbert von Chamisso em 2000 e o Prémio da Feira do Livro de Leipzig na categoria de ficção pelo romance Der Weltensammler (O Coleccionador de Mundos) em 2006.
Pedro Rosa Mendes, n.1968. Jornalista, escritor, ensaísta e académico. Publicou, entre outros livros, Baía dos Tigres (Prémio PEN de Narrativa 2000) e Peregrinação de Enmanuel Jhesus (Prémio PEN de Narrativa 2011), além de várias obras em conjunto com fotógrafos e ilustradores. Na Alemanha, foi escritor residente do DAAD em Berlim (2002-2003) e membro do júri do Prémio Lettre Ulysses de Reportagem Literária (2003-2006). Foi correspondente do jornal Público em Angola e da agência Lusa em Timor-Leste e em Paris. Desde 2011 está envolvido num projecto académico sobre o papel do antigo bloco soviético nos novos Estados africanos, com um projecto centrado na Guiné-Bissau. Vive actualmente em Genebra".

Goethe-Institut Portugal em Lisboa, Auditório
Campo dos Mártires da Pátria 37, Lisboa

Português e Alemão com tradução simultânea
Entrada livre
 
Transportes
Metro: Anjos, Intendente, Picoas
Elevador: Lavra
Autocarros: 30, 74, 723, 760, 767

Sem comentários:

Enviar um comentário