3 de Novembro, 2012: Colóquio - SALÃO DE ARQUITECTURA "DE FORA NO INTERIOR"

De fora no interior: "De fora no interior"
Colóquio internacional sobre espaços efémeros e performativos
Diversos arquitectos, artistas performativos e cenógrafos de renome internacional irão apresentar e debater os seus projectos com carácter temporário, nómada e convertível. A arquitectura efémera que dialoga com a precariedade, permanente mutabilidade e fugacidade da sociedade contemporânea, torna-se pertinente e ganha uma surpreendente visibilidade. Prova disso são projectos actuais como os pavilhões temporários de verão da Serpentine Gallery em Londres, estruturas que se tornam ícones temporários do local onde estão implantados, ou o recente concurso internacional de ideias "Performance Architecture", destinado a seleccionar propostas para cinco intervenções urbanas no espaço público da cidade de Guimarães, Capital Europeia da Cultura. São precisamente as construções efémeras como os museus itinerantes (Centre Pompidou mobile), o espaços em transição como os palcos móveis (Totaltheater da Bauhaus), aparelhos arquitectónicos, e estruturas insufláveis que darão o mote a este colóquio. 
O colóquio conta com a participação de Patrick Bouchain (Paris), Alex Schweder (Nova Iorque, Berlim e Londres), Magnus Nilsson (Londres/Berlim), Torsten Blume (Leipzig), Tim Simon (Hamburgo), João Quintela (Madrid/Lisboa), e Patrícia Barbas e Diogo Lopes (Lisboa). Estes últimos aceitaram o convite do Goethe-Institut para delinear um projecto que traduzisse o 50° aniversário do instituto para a área da arquitectura. Nasceu desta forma o projecto do pavilhão "Goethe Salon", uma estrutura temporária, convertível e móvel, uma espécie de tenda festiva para diversas manifestações culturais, reflectindo conceptualmente e encerrando em si a temporalidade desta comemoração.
O arquitecto françês Patrick Bouchain, que se tem destacado sobretudo na área da transformação de espaços industriais em espaços culturais e que irá apresentar no Goethe-Institut o seu mais recente projecto "Centre Pompidou Mobile", estará na véspera do colóquio, no dia 2 de Novembro, no Institut français du Portugal, para proferir a conferência intitulada “Apropriação”.
A curadoria da conferência e do colóquio ficou a cargo de Julia Albani (Lisboa/Berlim) que inicia o colóquio com um enquadramento teórico do tema, apresentando ainda exemplos de projectos portugueses e internacionais, e da sua experiência de curadoria de exposições ligados à arquitectura efémera e performativa.

Mais informações e inscrição através da página:
http://www.goethe.de/ins/pt/lis/ver/pt10042088v.htm

Goethe-Institut, Auditório
Campo dos Mártires da Pátria 37, Lisboa
Em inglês com tradução simultânea
Entrada livre sujeita aos lugares disponíveis e mediante reserva prévia no site do Goethe-Institut
info@lissabon.goethe.org

 
Transportes
Metro: Anjos, Intendente, Picoas
Elevador: Lavra
Autocarros: 30, 74, 723, 760, 767
 

Sem comentários:

Enviar um comentário