29 de Julho, 2012: Homenagem - AMÁLIA RODRIGUES


Panteão Nacional, às 16:30.

"A fadista Mísia, o ator Victor de Sousa e o grupo Alma de Coimbra participam no domingo numa homenagem à fadista Amália Rodrigues, no Panteão Nacional, onde se encontra sepultada desde 2001, escreve a agência Lusa.
A iniciativa é de um grupo de admiradores da fadista falecida em 1999, entre eles a sua última secretária, Leonilde Henriques, e que se autointitula «Os Amalianos».
«Pretendemos homenagear a maior voz de Portugal no mês do seu aniversário», disse à Lusa Leonilde Henriques.
Segundo os registos oficiais, Amália da Piedade Rebordão Rodrigues nasceu em Lisboa, no dia 23 de julho de 1920. Nas diferentes entrevistas que deu em vida, a fadista afirmava que tinha nascido «no tempo das cerejas», nunca precisando a data.
A homenagem, com entrada livre está prevista para as 16h30, «abrirá com uma introdução feita pelo ator Víctor de Sousa». O grupo Alma de Coimbra, com arranjos corais e instrumentais de Augusto Mesquita, interpretará temas do repertório da fadista como «O fado de cada um», «Fado Amália», «Gaivota» ou «Fado português», e ainda temas de José Afonso como «Menina dos olhos tristes» ou, de Cesária Évora, «Sôdade».
Augusto Mesquita foi o autor dos arranjos interpretados pelo Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra, quando da cerimónia de trasladação do corpo da fadista para o Panteão.
«O Alma de Coimbra apenas canta música portuguesa ou da lusofonia, e reconhecemos o grande valor artístico de Amália, daí termos escolhido quatro temas seus quando publicamos o nosso primeiro CD», disse Augusto Mesquita.
O coro será acompanhado por Inês Mesquita ao piano, Luísa Mesquita, no contrabaixo, e Daniel Tapadinhas, no trompete.
A fadista Mísia, que será acompanhada por Luís Cunha (violino), Sandro Daniel Costa (guitarra portuguesa), João Bengala (viola) e Pedro Santos (acordeão), interpretará temas do seu repertório como «O manto da Rainha», um tema de sua autoria que canta no Fado Menor, e que é uma homenagem à diva.
Em declarações à Lusa, Mísia defendeu a contemporaneidade do legado de Amália Rodrigues que, «durante décadas, esteve presente nas programações dos melhores palcos do mundo».
«Amália nunca vai morrer, pelo contrário, ela torna-se mais contemporânea através da sua obra e da sua influência cultural e musical nas novas gerações», disse a fadista.
«Eu sinto - prosseguiu Mísia - que o mito amaliano, foral e universal, tem de facto uma força que o tempo reafirma».
Mísia, que interpretará «Rapsódia Amália», afirmou que, «no ano da oficialização do fado como património imaterial da humanidade», este «não tem melhor representante do que Amália Rodrigues».
Referindo-se à cerimónia de domingo a fadista afirma-se «honrada» por participar, e refere-se a ela como um «ritual de evocação», celebrado regularmente, «graças à incomensurável saudade e incansável empenho de Leonilde Henriques».
A fadista Amália Rodrigues protagonizou uma das mais internacionais carreiras da música ligeira portuguesa, tendo atuado nos mais diversos palcos, do Olympia, em Paris, ao Lincoln Center e o Holywood Bowl, nos Estados Unidos, onde gravou o primeiro álbum.
A fadista e atriz atingiu recordes de popularidade em países como o Japão, México, Itália, França, Roménia, Líbano, Brasil e Estados Unidos, onde atuou ao lado de Marlene Dietrich, Edith Piaf e Danny Kaye entre outros".

Transportes
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 28, 34, 210, 706, 712, 735, 759, 781, 782, 794
Comboio: Santa Apolónia
Barco: Terreiro do Paço
 

Sem comentários:

Enviar um comentário