25 a 31 de Agosto, 2016: Cinema Ideal - 2.º ANIVERSÁRIO


Cinema Ideal
Rua do Loreto 15-17, Lisboa

"2º Aniversário do Cinema IDEAL - 28 Agosto 2014 / 2016, de 25 a 31 de Agosto
UMA SEMANA COM 21 SESSÕES DE ENTRADA GRATUITA
E UM DIA DE FESTA ESPECIAL, DOMINGO, 28 AGOSTO
No próximo dia 28 de Agosto, o cinema IDEAL irá comemorar o seu 2º aniversário.
Mas a comemoração irá estender-se ao longo de uma semana – de 25 a 31 de Agosto – e de uma forma muito especial: serão 21 sessões de entrada gratuita, com 20 dos melhores filmes que aqui estreámos ao longo de dois anos (mais uma antestreia).
Filmes portugueses, filmes europeus e do resto do mundo, documentários, clássicos e para miúdos, esta semana será também um espelho do que de melhor teve a programação do cinema IDEAL ao longo destes dois anos.
Em primeiro lugar o cinema português: estreámos 35 (trinta e cinco) filmes portugueses, de todos os géneros e gerações (de Manoel de Oliveira, Paulo Rocha e José Fonseca e Costa, de Jorge Silva Melo e João Botelho, de João Canijo, Joaquim Pinto, Pedro Costa, de Manuel Mozos e Margarida Cardoso, João Pedro Rodrigues, Sérgio Tréfaut e Bruno de Almeida, de Miguel Gomes e João Nicolau, de João Salaviza e Gabriel Abrantes - é uma lista deveras impressiva aquela que o cinema IDEAL pode ostentar dois anos passados sobre o inicio do seu trabalho com os melhores cineastas portugueses...
E mostrámos filmes de Jean-Luc Godard ou Mike Leigh, de Jafar Panahi ou Woody Allen, de Alain Resnais ou Ettore Scola, de Apichatpong Weerasethakul ou Hou Hsiao-Hsien, mas sobretudo muitos realizadores estreantes ou pouco conhecidos e vindos de toda as partes do mundo.
Fizemos reposições de John Ford, Charlie Chaplin, Nicholas Ray e Stanley Kubrick. Mostrámos cinema de ficção e documentário, animação e curta-metragem, em mais de uma centena de filmes e quase quatro mil sessões...
Trabalhámos com os festivais de cinema (o DOC, o INDIE, a MONSTRA, o TEMPS D’IMAGES). Organizámos sessões com e para escolas, com e para a Junta de Freguesia e a Misericórdia de Lisboa, para os vizinhos, os miúdos e os jovens, e os mais desfavorecidos.
E é esse trabalho que agora vamos comemorar, ofererecendo aos nossos espectadores, ao nosso bairro e à cidade de Lisboa, uma semana muito especial, com 21 sessões de entrada gratuita* (sendo que um deles - na terça, 30 -, será escolhido por votação online dos espectadores).
E no Domingo 28 de Agosto, dia do aniversário, teremos um momento muito especial com um concerto de JP Simões, no Salão Ideal (às 19:00 horas, entrada livre, lotação limitada a 40 pessoas), antecedido de uma Happy Hour das 18:00 às 19:00 em que todos estão convidados a vir brindar connosco.
Às 18:45 desse domingo, haverá também a antestreia de um filme muito especial.

Durante esta semana, de 25 a 31 de Agosto, continuará ainda em exibição o filme REGRESSO A ÍTACA de Laurent Cantet – diariamente às 20:45 e 22:30 – e também ele ao preço único especial de aniversário de 5,€uros.

*as sessões de entrada gratuita realizam-se todos os dias às 14:00, 17:00 e 18:45, e os bilhetes / entradas podem ser levantados na bilheteira no próprio dia
- salvo para a sessão das 14:00 que pode ser levantado na véspera
- número máximo de 2 bilhetes/entradas por pessoa


PROGRAMA
diariamente às 14:00, 17:00 e 18:45

Quinta, 25
E AGORA? LEMBRA-ME Joaquim Pinto
45 ANOS Andrew Haigh
O SAL DA TERRA Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado

Sexta, 26
MOMMY Xavier Dolan
MONTANHA João Salaviza
OS CARTOONISTAS Stéphanie Valloatto

Sábado, 27
OS MAIAS João Botelho
O ESPÍRITO DE ’45 Ken Loach
O PAÍS DAS MARAVILHAS Alice Rohrwacher

Domingo, 28
AS MIL E UMA NOITES – VOL. 3 Miguel Gomes
A QUIMERA DO OURO Charlie Chaplin
ANTESTREIA

Segunda, 29
PORTUGAL – UM DIA DE CADA VEZ João Canijo
A NOITE CAIRÁ Andre Singer
GETT Roni e Shlomi Elkabetz

Terça, 30 
TIMBUKTU Abderrahmane Sissako
FILME ESCOLHIDO POR VOTAÇÃO DOS ESPECTADORES
TAXI de Jafar Panahi

Quarta, 31
AMAR, BEBER E CANTAR Alain Resnais
OS VERDES ANOS Paulo Rocha

JOÃO BÉNARD DA COSTA - OUTROS AMARÃO AS COISAS QUE EU AMEI Manuel Mozos"

Transportes:
Metro: Baixa-Chiado, Restauradores, Rossio, Cais-do-Sodré
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré, Santa Apolónia
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 709, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Eléctrico: 12, 15, 18, 28

1 comentário:

  1. Parabéns e muitos anos de vida sociocultural, ética e moral ao Cinema Ideal.

    Portugal bem que merece e, - o cinema é o meio IDEAL para incutir e promover, via a 7ª Arte, novas formas de vislumbrar o mundo e o ambiente que nos rodeia. Mudar mentalidades, via diálogos documentados e fundamentados, é uma sugestão da Fundação Geolíngua, sugerindo, por exemplo a - TERTULIA IDEAL, num processo de mútua-cooperação ideológica com pessoas e entidades que partilham os valores democráticos do 25 de Abril de 1974, porem atualizado para os dias que correm.

    ResponderEliminar