"concerto ensaio
Estufa Tapada das Necessidades, 8 Julho às 21h30
Entrada livre, mediante nº de lugares disponíveis
Alkantara apresentou o fascinante trabalho do colectivo graindelavoix e a sua surpreendente abordagem à música polifónica pela primeira vez em 2012 com Cesena (em conjunto com Anne Teresa De Keersmaeker) no Festival Alkantara 2012, a que se seguiu, um ano depois, uma residência artistíca e um concerto experimental da Missa Caput de Johannes Ockeghem.
Agora regressam com um programa dedicado a Heinrich Finck, o primeiro grande mestre da música alemã. A missa que Finck compôs para o casamento de Ulrich von Württemberg e Sabina von Bayern é o foco de uma performance que junta tematicamente a música de Finck com canções do início do século XVI que lhe estão próximas. A experiência fisíca da performance compreende linguagem e música, possibilitando sentir o extâse polifónico da composição de Heinrich Finck que é, injustificavelmente, raramente apresentada hoje em dia. O colectivo cobre um caleidoscópio de temas, incluindo o Protestantismo, a Guerra dos Camponeses alemães e as convulsões políticas e sociais que tiveram lugar em torno de 1500, bem como as referências ambivalentes a estas no período do Romantismo e no século XX. O que aconteceria se se retirassem as palavras e os actores de uma peça de Heinrich von Kleist, injectando-a com elementos de um conto de fadas de Grimm, mantendo apenas um clima performativo em que a estranha fronteira entre extâse e crueldade se dobra e desdobra?
Música Heinrich Finck, Heinrich Isaac, Urbanus Kungsperger, Ludwig Senfl
Conceito, Encenação & Direcção Musical Björn Schmelzer
Cantores/performers Olalla Alemán, Anne-Kathryn Olsen, Yves Van Handenhove, David Hernandez, Joachim Höchbauer, Arnout Malfliet, Marius Peterson, Albert Riera, Björn Schmelzer e Hanna Lambrix (rapariga)
Encenação, luz & dramaturgia Margarida Garcia, David Hernandez, Björn Schmelzer
Supervisor de Material & Técnicas Criativas Philippe Genet
Produção Willem Van Vooren
Co-produção graindelavoix, Weimar Arts Festival, Espaço Alkantara e Hospital of undersized gestures (Lisboa)".
Transportes
Comboio: Alcântara
Eléctricos: 15 e 18
Autocarros: 713, 714, 720, 724, 727, 728, 729, 732, 738, 742, 751, 756, 760, 773
Barco: Belém
Sem comentários:
Enviar um comentário