13 e 27 Julho, 10 e 24 Agosto, 2014: Documentários - SURRENDER

"17.00 | Auditório | Entrada livre
Na madrugada do dia 18 de Dezembro de 1961, a União Indiana transpõe as fronteiras de Goa, Damão e Diu e dá início à invasão do Estado Português da Índia: a operação Vijay é encarada, pelo lado indiano, como uma guerra de libertação.
Surrender é um projecto construído sobre as memórias dos ex-combatentes e suas famílias que, 50 anos mais tarde, recordam a sua experiência de guerra. Na Índia, recolheram-se testemunhos presenciais, inéditos e inesperados, e procurou-se documentar a passagem do tempo na memória dos lugares.
Realizada por Fernanda Paraíso, a série é composta de quatro episódios de aproximadamente 60 minutos cada um.


13 Julho
EPISÓDIO I - DIU

Diu foi o primeiro distrito a ser atacado, à 1.30 da madrugada do dia 18 de Dezembro de 1961, e o primeiro a render-se, pelas 16.00 horas. Durante a noite, os postos fronteiriços conseguiram repelir os atacantes com a ajuda da artilharia, posicionada na Fortaleza. A partir da alvorada, a aviação indiana arrasou os postos e bombardeou a Fortaleza, que sofreu ainda o fogo de um cruzador. A lancha de fiscalização VEGA combateu heroicamente contra uma esquadrilha de jactos. Na manhã do dia 19, o exército indiano entrou na cidade, pondo fim a 428 anos de ocupação portuguesa.

27 Julho
EPISÓDIO II - DAMÃO

Os marinheiros Silva e Freitas recordam o combate da lancha VEGA, em Diu, e as mortes do seu comandante e de um artilheiro. Damão foi o segundo distrito do Estado Português da Índia a ser atacado pelas tropas indianas, que atravessaram a fronteira pelas 2.00 horas do dia 18 de Dezembro de 1961, sem serem detectadas. De madrugada, a artilharia indiana abriu fogo contra as duas fortalezas, causando baixas entre os civis. As tropas portuguesas, entrincheiradas, conseguiram opor-se ao avanço indiano, mas acabaram por retirar sob pressão da aviação e da artilharia. Damão rendeu-se no dia 19, pelas 9.00 horas.

10 Agosto
EPISÓDIO III - GOA

Embora no dia 17 já houvesse dois militares portugueses mortos em combate, Goa é o último distrito do Estado Português da Índia a ser invadido pelas tropas indianas, que avançam pelas 4 horas da madrugada, em três frentes de ataque. Ao amanhecer, a ilha de Angediva é atacada por dois navios de guerra indianos; pelas 7.30, a aviação bombardeia os alvos estratégicos: aeroporto, Estação Radionaval e Emissora de Goa; e, cerca do meio-dia, três navios de guerra abrem fogo contra o Afonso de Albuquerque, fundeado na foz do rio Zuari.

24 Agosto
EPISÓDIO IV – GOA – PARTE II

Perante a esmagadora desproporção de forças e sem armamento para fazer frente aos carros de combate e à artilharia indiana, a destruição das pontes é a única arma de retardamento das tropas portuguesas. ”Fim evitar morticínio da população e dada a falta de meios oferecer qualquer espécie de resistência, reuni oficiais chegando à conclusão que memória de Portugueses seria melhor conservada no espírito de Goeses não os obrigar a cair connosco”, justifica o major Tenreiro, comandante das tropas sitiadas na capital, que se rende ao cair do dia. Durante a noite, resiste o Forte da Aguada, que desconhece a situação em Goa. A rendição oficial é assinada pelo general Vassalo e Silva no dia 19.

Argumento e Realização: FERNANDA PARAISO
Produção: Terra Líquida Filmes/RTP2 1 [Episódio I: David&Golias/TerraLíquidaFilmes/RTP2]"

Museu do Oriente - Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte)
1350-352 Lisboa

Transportes
Autocarros: 12, 28, 714, 720, 732, 738
Comboio: Alcântara Terra, Alcântara Mar
Eléctricos: 15, 18

Sem comentários:

Enviar um comentário