26 de Setembro, 2013: Inauguração - PLATAFORMA REVÓLVER


"PLATAFORMA REVÓLVER PISO 1
Dive in
António Caramelo, Fabrizio Matos, Gustavo Sumpta, João Fonte Santa, Jorge Feijão, Luís Alegre, Inez Teixeira, Pedro Cabral Santo, Rui Toscano, São Trindade e Tiago Duarte
Curadoria victor pinto da fonseca
"A imaginação é o veículo da sensibilidade. Transportados pela imaginação (efectiva), alcançamos a vida, a própria vida que é a arte absoluta".1 Yves Klein
"Dive in" parte da obra “Le saut dans le vide” (1960) de Yves Klein; da intenção de invocar a ideia que a arte transporta um ideal de liberdade, fundado no saber, no conhecimento, na experiência, no rigor e na beleza que nos permite imaginar um mundo melhor. Desde as suas origens, a arte tem sido o elemento regenerador de toda a cultura, razão para que o tempo presente deva ter uma relação necessária e vital com a arte.
1 Yves Klein, "The Chelsea Hotel Manifesto" (1961)
_______________________________

PLATAFORMA REVÓLVER PISO 2
Além Margem(s)
Délio Jasse, Eustáquio Neves, Francisco Vidal, Kiluanje Kia Henda, Mauro Pinto e Monica de Miranda
Curadoria André Cunha e Carlos Alcobia
“Além margem(s)” pretende evidenciar a importância da transgressão na síntese do conceito de território. Sintetizar esse conceito é, antes de mais, questionar uma só perspetiva, quando efetuada a partir de um centro, e forçando-a a outros deslocamentos que emanem também das margens. Os trabalhos aqui reunidos trazem-nos outros olhares, outras perspetivas, outros caminhos. Um trânsito construído por objetos, e que enquanto circulam por entre as mãos do malabarista, nos permitem também alcançar outro entendimento sobre o conceito de território.
___________________________________

PLATAFORMA REVÓLVER PROJECT 1
Metaformosas
Gabriela Gusmão
"Zhuang Zhou, o filósofo taoísta, certa vez sonhou que era uma borboleta a voar num campo aberto e florido ao sabor do vento. Quando acordou, já não havia vento e as asas tinham desaparecido. Encontrou-se a si mesmo como homem deitado numa cama dura e não mais no campo florido. Ele perguntou-se qual seria a realidade e qual o sonho: serei eu um homem que sonha ser borboleta ou uma borboleta que sonha ser homem?"
A imagem poética do sonho de Zhuang Zhou inspira esta exposição onde Gabriela Gusmão apresenta fotografia, filme e instalação.
_________________________________

PLATAFORMA REVÓLVER PROJECT 2_PROJECTO ASSOCIADO TRIENAL DE ARQUITECTURA 2013
Saltworks
Katy Beinart
O projeto relaciona migração, regeneração e memoria através do material e das qualidades metafóricas do sal. O sal é uma substância do quotidiano que contém histórias, viagens e narrativas. O sal interliga um mercado em Londres com locais em Portugal, cruzando culturas e representando o movimento de diásporas passadas e presentes formadas a partir do comércio e da migração.
_________________________________________________
Para mais informações: +351 213 433 259 | +351 961 106 590 | plataformarevolver@gmail.com"

Rua da Boavista 84, Lisboa

Transportes:
Autocarros: 706, 714, 727, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Barcos: Cais-do-Sodré 
Comboio: Santos
Eléctrico: 15, 18, 25, 28 
Elevador: Bica
Metro: Cais-do-Sodré

Sem comentários:

Enviar um comentário