26 de Setembro, 2013 a 9 de Janeiro, 2014: Exposição - "ANDAR, ABRAÇAR", de HELENA ALMEIDA


Inauguração às 19h
Praça Marquês de Pombal 3, Lisboa

O espaço é de acesso livre, limitada à lotação da sala, e está aberto nos dias úteis das 9 horas às 19 horas.
"É inaugurada no nosso espaço, dia 26 de setembro, a exposição 'Andar, abraçar', de Helena Almeida, artista com mais de quarenta anos de carreira, consagrada internacionalmente e um dos maiores nomes da arte contemporânea portuguesa.
Há nove anos que a artista não realizava em Portugal uma exposição fotográfica tão completa como aquela que poderá ser vista no BES Arte & Finança até 9 de Janeiro de 2014. A produção artística de Helena Almeida tem sido objeto de exposições em diversos países mas, em Portugal, a última grande mostra foi a retrospetiva realizada no Centro Cultural de Belém em 2004.
Esta exposição, composta por obras que recuam até 1977 e também por um conjunto muito importante de obras inéditas em Portugal, centra-se sobre dois gestos que surgem recorrentemente na obra de Helena Almeida - andar e abraçar - encontrando um lado simultaneamente poético e performativo do seu trabalho. Para Delfim Sardo, curador da exposição, andar e abraçar são “gestos que pertencem a um léxico humano primeiro” e que são “fundadores da humanidade”. “A especificidade dos dois procedimentos que agora se mapeiam traz consigo, no entanto, dois envolvimentos matriciais – com o chão e com o outro”, comenta.
Um aspeto diferenciador desta exposição é o facto de Artur Rosa, companheiro de vida de Helena Almeida e o fotógrafo que sempre esteve atrás da câmara nos trabalhos dela, aparecer em algumas das imagens agora exibidas, “notando-se um lado quase autobiográfico do seu trabalho”. Destaca-se, nomeadamente, um filme tocante, em que Artur Rosa figura amarrado à sua mulher. O surgimento de Artur Rosa na obra de Helena Almeida só tinha acontecido em imagens da série 'Sente-me, Ouve-me Vê-me', de 1979 – também presentes na exposição.
Entrada gratuita (limitada à lotação da sala)
".

Transportes
Comboio: Rossio
Metro: Marquês de Pombal
Autocarros: 91, 702, 706, 709, 711, 712, 713, 720, 723, 726, 727, 736, 738, 744, 746, 748, 753, 783

Sem comentários:

Enviar um comentário