12 de Agosto, 2010: NOITE DOS MUSEUS - 2010

"Os museus de Lisboa vão estar abertos fora de horas nas próximas quintas-feiras, dias 5 e 12 de Agosto. Excepcionalmente, mais de 20 espaços – entre museus e monumentos – estarão abertos entre as 18.00 e as 00.00. Sempre com entrada livre. Catarina Mendonça Ferreira escolheu os 10 com melhores programas.

Museu da Electricidade
A antiga central termoeléctrica está a propor aos visitantes um verdadeiro cinco em um. Além de poder ver-se o espectacular edifício que albergao museu à noite, há quatro exposições para conhecer. Recomendamos uma, em especial: “O Motor da República – Os Carros dos Presidentes” mostra 15 viaturas que transportaram os vários Presidentes da República Portuguesa ao longo da História. Dos hipomóveis aos Cadillac e Rolls Royce, estão lá todos estacionados. Av. de Brasília, Central Tejo – Belém.


Museu Berardo
A entrada livre no museu não é a novidade, visto que isso é o “pão nosso de cada dia”. Mas nestes dias em que o museu está aberto até mais tarde há uma visita guiada e gratuita à exposição. Chama-se “Tudo o que é sólido dissolve-se no ar: O social na colecção Berardo”, e começa às 22.00. Além disso, há mais para ver em horário nocturno, como a recém-inaugurada exposição “Warhol TV”, que revela a faceta do artista menos conhecida, a realização de filmes, ou ainda, a exposição dos Gémeos brasileiros do grafitti. Pç. do Império, C. C. de Belém 


Museu de Arte Popular
Estar aberto estas noites é mesmo a grande novidade deste museu, que está fechado, dia e noite, desde 2003. Recentemente salvo de uma substituição por um Museu da Língua Portuguesa, o Museu de Arte Popular vai voltar a abrir portas ainda este ano. Enquanto isso não acontece, estas duas noites são uma óptima oportunidade para conhecer o edifício. Av. de Brasília, 14 (Belém)


Cordoaria Nacional
Até Outubro, a Cordoaria Nacional comemora a implantação da República com “Viva a República”, uma exposição que faz a leitura de um dos ciclos políticos mais marcantes da história de Portugal. É possível entrar num comício republicano, revisitar o Rossio de há 100 anos ou reviver, através de um simulador, a travessia do Atlântico feita por Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Aproveite para fazer uma pausa no café que existe a meio da mostra, e espreite a loja da Vida Portuguesa. Está tudo aberto até à meia-noite. Av. da Índia.


Museu de Arte Antiga
Noites neste museu não são novidade. O jardim tem sido palco de algumas bem animadas. E neste dia também não será excepção, desde logo porque o restaurante está aberto até às 00.00. O programa cultural inclui visitas guiadas à exposição “A Invenção da Glória. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana”, às 19.00 e às 21.00, para conhecer peças únicas que relatam as conquistas de Arzila e Tânger. R. das Janelas Verdes


Museu do Oriente
Os festejos são em torno do centenário da República com uma oficina que dá a conhecer Manuel Teixeira Gomes, o homem, o político e o coleccionador. Nesta recriação, os participantes têm a oportunidade de recuar no tempo até uma noite fria de Inverno, 21 de Dezembro de 1925. A actividade é gratuita, mas sujeita a marcação. Quem ainda não conhece o museu, tem aqui uma óptima oportunidade. Quem já conhece, pode espreitar “Sangam”, a nova exposição de fotografia que está no lounge, feita na Índia por Carlos Cardoso. Av. de Brasília, Doca Alcântara


Museu do Design e da Moda
Quem tem estado atento às novidades sabe que a exposição dedicada às scooters da colecção de João Seixas é o mais recente atractivo do MUDE. Nas noites dos museus, os visitantes podem ver a evolução destas motorizadas de 1945 a 1970 no piso 1, assistir à peça de teatro Venenos Indispensáveis, segundo Jaime Salazar Sampaio, do Grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa, às 21.30 e, uma hora mais tarde fazer a visita guiada pela exposição “Ante-Estreia”, ao ritmo de cada época por Marisa Teixeira.R. Augusta, 24 (Baixa).


Museu do Chiado
Durante os meses de Verão, as quintas-feiras no Museu de Arte Contemporânea têm um sabor diferente, ou melhor, um som diferente. Nestas duas quintas, além dos habituais concertos no Jardim das Esculturas, também o museu vai estar aberto até à meia-noite. No dia 5 de Agosto, a partir das 19.30, Cian Nugent, músico irlandês promissor, é o responsável pela animação musical. Mas o verdadeiro concerto fica reservado para a próxima semana. No dia 12 de Agosto, a noite é de JP Simões. R. Serpa Pinto, 4 (Chiado)


Paços do Concelho
É onde são tomadas as decisões que orientam o destino da cidade, mas o que muita gente não sabe é que os Paços do Concelho é, também, um dos edifícios mais bonitos de Lisboa.Salas preciosamente ornamentadas, peças escultóricas e mobiliário dos séculos XIX e XX e o maior e mais rico Salão Nobre do país podem, nesta noite, ser conhecidos em visitas guiadas que vão acontecer entre as 19.00 e as 20.00 e as 22.00 e 23.00. Se não conseguir nesta noite, saiba que ainda pode vir conhecer este edifício aos domingos, às 11.00.Pç. do Munícipio (Baixa).


Museu do Fado
Na noite em que os museus abrem as portas até mais tarde, o Museu do Fado abre com aquilo que tem sido o seu maior sucesso. As visitas cantadas são uma forma de conhecer o museu através da voz de um fadista. Durante a visita, o guia relaciona algumas peças com fados conhecidos. Esta semana, a visita cantada é feita com a fadista Ana Sofia Varela, às 19.30, seguida de uma actuação dos alunos da Escola do Museu, às 20.30. Na semana a seguir, a visita será cantada por Nuno de Aguiar. Lg. do Chafariz de Dentro, 1. (Alfama)"


Fonte:
http://www.timeout.pt/news.asp?id_news=5797&
Imagem:
Museu de Arte Popular. Imagem © IMC / MC
http://aervilhacorderosa.com/2009/05/pelo-museu-de-arte-popular-assinar-assinar/

Sem comentários:

Enviar um comentário