16 de Julho, 2009: Prova de Vinhos - PRODUTOR QUINTA DO FEITAL


das 18h às 22h
"O Projecto nasce com o sonho da família Dorado de criar uma empresa dedicada a vinhos de qualidade. Sendo da Galiza, na Espanha todos esperavam que criássemos a empresa nas Rias Baixas, mas a família Dorado já tinha adquirido uma quinta na localidade de Seixas-Caminha no ano 1984. E é por este motivo que em 1999 começou a plantar-se a Quinta do Feital para a produção de vinho. Entretanto apareceu a venda de uma adega nova em Melgaço. Sabendo que Melgaço era a região onde estavam as melhores vinhas de alvarinho, a Família Dorado não teve dúvidas em vender as duas empresas que tinha em Espanha para poder adquirir o que hoje é a Quinta do Dorado em Paderne-Melgaço. E foi já a partir de esse momento que se começou a fazer vinho Alvarinho sendo a colheita de 2000 a primeira.

A filosofia da produção de vinhos foi sempre a de procurar só as melhores uvas e elaborar um vinho da forma mais natural e biológica possível. Isto significou um problema de apreciação do Alvarinho Dorado pois a princípio, este não se parecia a outro vinho Alvarinho na altura. Era um vinho com muita cor e muito corpo, que para os apreciadores de alvarinhos ou vinhos verdes parecia-lhes um vinho maduro ou um vinho (devido à cor) oxidado ou mal evoluído. Foi ao logo de 5 anos de de provas dos vinhos por todo o pais que este começou a ter uns quantos apreciadores leais no país. Ao mesmo tempo o Alvarinho Dorado que tinha ganho um grande prestigio internacional chegou por fim o reconhecimento com a colheita 2005 que recebeu 91 pontos Parker, e o prémio de Excelência da revista Vinhos. No entanto muitos apreciadores já o conheciam e bebiam desde o ano 2001.

Outra característica do Alvarinho Dorado é que tem uma boa evolução com o passar os anos de engarrafamento. Isto quer dizer que o vinho tem uma evolução através do tempo que faz com que mostre essa temporalidade mudando subtilmente o seu aspecto e características , o que o torna um vinho mais atraente e fácil de beber.

“O objectivo último dum vinho deve ser contribuir ao desfrute do consumidor final, sozinho ou em companhia, com máxima e honesta representação da natureza e o bem-fazer.Isto é, representando todas as características da casta e a terra onde está plantada sem tirar nem adicionar nada que não tenha a uva.”
Marcial Dorado

No próximo dia 16 será realizada uma Prova Vertical do vinho Dorado Alvarinho de 2001 a 2007."

Transportes
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 28/34/706/745/759/794/781/782

Fonte e imagem:
http://www.delidelux.pt/pt/default.html

Sem comentários:

Enviar um comentário