1 de Agosto, 2009: Residência artística - "VIZINHOS"


espaço alkantara | portas abertas
residência artística “vizinhos”
gustavo ciríaco (br) & andrea sonnberger (at/de)
sáb 01 ago, das 17h00 às 19h00

"No dia de “portas abertas”, sábado 1 de Agosto, os artistas em residência de criação no espaço alkantara, Gustavo Ciríaco (Brasil) e Andrea Sonnberger (Áustria/Alemanha), convidam todas as pessoas interessadas em participar, das 17h00 às 19h00, num circuito pelo Bairro da Madragoa com uma estrutura pensada e desenhada por eles.

Os coreógrafos Gustavo Ciríaco (Brasil) e Andrea Sonnberger (Áustria/Alemanha) estão prestes a concluir a residência do projecto artístico “Vizinhos” no espaço alkantara, em Lisboa. Durante um mês exploraram o conceito de bairro e vizinhança no Bairro da Madragoa, procurando criar diferentes situações de comunicação, interacção e partilha com os moradores.

Sob o pressuposto de que a caminhada é a melhor forma de activar uma nova compreensão da cidade vivida, este circuito pretende proporcionar um encontro imprevisível entre os vizinhos do espaço alkantara e as pessoas que se movimentam dentro do sector da arte contemporânea. A estrutura do circuito e o modo como será facilitado o encontro são surpresas a descobrir naquele dia.

A participação é gratuita. Limite máximo de 40 pessoas.
Inscrições através do tel 213 152 267, tlm 919 590 730 ou email reservas@alkantara.pt
Ponto de encontro: 17h00, espaço alkantara [calçada marquês de abrantes 99, santos, lisboa]

“VIZINHOS” é um projecto artístico de colaboração entre os coreógrafos Gustavo Ciríaco e Andrea Sonnberger, sendo esta residência uma das etapas de desenvolvimento do projecto. Durante um mês os artistas trabalham no bairro de Madragoa (circundantes ao espaço alkantara) sobre os conceito de bairro e de relações de vizinhança: comunidade, hábitos e relações serão a base da sua investigação.

Segundo os artistas, a consciência de bairro e de vizinhança têm ocupado um papel central no desenvolvimento e fortalecimento de comunidades, quer no campo social como político. Os bairros são vistos como uma alternativa às tendências e compromissos da sociedade capitalista. No entanto, no mundo da arte contemporânea, os bairros parecem não suscitar grande interesse e espaço de reflexão. Apresenta-se difícil o diálogo entre o pensamento artístico contemporâneo e a esfera tradicional de um bairro, os seus hábitos e relações sociais e familiares.

Gustavo e Andrea querem precisamente quebrar esta ideia através da criação de processos artísticos baseados nos laços de vizinhança e nas ferramentes de comunicação existentes num bairro.

Durante esta residência, os artistas procuram definir formas de produção de espaço e tempo de diálogo e pesquisa, sem imposição dos seus conhecimentos e práticas aos vizinhos da Madragoa, mas sim através da criação de um contexto onde o conhecimento, as práticas e as acções possam ser partilhadas ao mesmo nível entre todos os que participarem nesta investigação.

Este projecto esteve em residência em Madrid, no âmbito do programa de residências da Casa Encendida e Aula de Danza/Universidad Alcalá, entre Setembro e Outubro de 2008."

www.alkantara.pt | alkantara@alkantara.pt | tel.: +351 213 152 267 | fax: +351 213 151 368
rua do forno do tijolo, 54 - 5ºesq | 1170-138 lisboa, portugal

Fonte e imagem:
http://www.alkantara.pt/noticias.php?lang=1&id=240

Sem comentários:

Enviar um comentário