Mostrar mensagens com a etiqueta Torre de Belém. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Torre de Belém. Mostrar todas as mensagens

31 de Dezembro, 2009: Festa - REVEILLON NA TORRE DE BELÉM




"Passagem de Ano 2009/2010 - Torre de Belém
#
A tradicional festa de fim-de-ano de Lisboa, organizada pela autarquia, tem lugar marcado junto à Torre de Belém. Antes das doze badaladas e do esperado fogo de artifício, por volta das 22 horas, entram em palco os Get Back The Beatles Tribute que vão recriar muitos dos inesquecíveis êxitos da banda de Liverpool. Depois da meia-noite os primeiros acordes do Ano Novo estão a cargo dos GNR."

Transportes
Autocarros: 76, 729
Eléctrico: 15

Fonte e imagem:
http://www.agendalx.pt/cgi-bin/iportal_agendalx/A0001730.html?area=Ar%20Livre&tabela=arlivre&genero=&datas=&dia=&mes=&ano=&numero_resultados=

18 de Julho, 2009: Evento - NOITE DAS ESTRELAS


Observatório Astronómico de Lisboa
21h00 às 23h00
OAL
Visita ao observatório + observações a partir das
21h30 (luzes do edifício desligadas)

junto à Torre de Belém
21h30 às 24h00
Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores
Apagão e observações astronómicas


Artigos no Jornal Público:
"“Noite das estrelas" propõe apagão para observar os céus
14.07.2009
A poluição é um problema das cidades. Mas a poluição luminosa é um problema adicional para quem quer e gosta de observar o céu nocturno. No âmbito do Ano Internacional da Astronomia, a organização deste evento vai promover, já no próximo fim-de-semana, a “Noite das Estrelas”, um apagão na iluminação pública em vários pontos do país que pretende alertar as pessoas para o problema da poluição luminosa e para a beleza do céu nocturno.

Música, palestras, sessões de observação do céu acompanhadas por astrónomos, estão programadas para várias cidades do país de norte a sul e ilhas. A iniciativa coincide também com o arranque da “Astronomia no Verão”, da responsabilidade da Agência Nacional Ciência Viva e que prolongará as actividades relacionadas com os céus ao longo de todo o Verão.

As celebrações da "Noite da das Estrelas" fazem parte do projecto internacional "Dark Skyes Awareness", que pode ser consultado em http://www.darkskiesawareness.org/."


"Portugal apaga-se em nome do céu nocturno e do brilho das estrelas
18.07.2009, Ana Machado e Romana Borja-Santos

Dez cidades aderem hoje à Noite das Estrelas. A proposta do Ano Internacional da Astronomia é pôr as pessoas a olhar para o céu e apreciar
Perder a hipótese de observar um céu nocturno cheio de estrelas ou desperdiçar energia são as principais consequências da poluição luminosa, um problema que afecta a maior parte das cidades. Para sensibilizar a sociedade para este problema, astrónomos e amantes da observação dos céus juntam-se hoje em vários pontos do país para celebrar a Noite das Estrelas e para pedir legislação específica que proteja o direito ao céu nocturno.
Um bem que gostavam que a UNESCO elevasse a Património da Humanidade, começando, por exemplo, por criar "reservas de estrelas", zonas onde os interessados pudessem voltar a olhar para o lado negro do Universo.
Rosa Doran, astrónoma e investigadora do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa, vai estar na praia dos pescadores, na baía de Cascais, com o Núcleo Interactivo de Astronomia, para mostrar aos que aparecerem como é bom observar o céu nocturno. Além de Cascais, as luzes apagam-se em dez locais de norte a sul do país, entre eles a Torre de Belém, em Lisboa, o Pátio das Escolas, em Coimbra, Moimenta da Beira, ilha Terceira (Açores) e Calheta (Madeira). Apesar de a iniciativa abranger apenas a iluminação pública, se todo o país fosse "desligado" durante apenas uma hora isso já permitiria uma redução entre os cinco e os dez por cento no consumo. Mas a ideia de hoje é mais fazer uma homenagem ao céu e exigir que este não seja ofuscado por nenhum brilho artificial.
"Quando entramos de avião em Lisboa vemos a Ponte 25 de Abril toda iluminada, mas não vemos a Ponte Vasco da Gama. É bonita de ver a ponte iluminada, mas não passa disso. É dinheiro que se gasta. Começamos a despertar para este problema da poluição luminosa que nos afecta dentro das cidades", lembra Rosa Doran sobre o problema que reduz aos planetários a hipótese de observação do céu: "As crianças perderam os céus".
"Mais do que ver as estrelas, olhar para o céu é descobrir o Universo", frisa a investigadora, recordando o mote do Ano Internacional da Astronomia, que se celebra ao longo deste ano em que se completam 400 anos sobre as primeiras observações de Galileu. Também o astrónomo Máximo Ferreira, do Centro Ciência Viva de Constância, defende um regresso às origens e sugere que se observe primeiro a olho nu. "Os instrumentos permitem ver mais longe, mas tiram a beleza do contacto directo com o céu."
Pedro Russo, astrofísico português a trabalhar no Observatório Europeu do Sul, em Munique, Alemanha, e coordenador do Ano Internacional da Astronomia, lembra que o impacto da poluição luminosa no ser humano não é grande, mas noutras espécies sim, o que leva já alguns países a aplicar legislação de protecção do céu nocturno.
"Estudos indicam que 40 por cento da iluminação é desperdiçada e nunca se provou a relação entre o aumento da criminalidade e a falta de iluminação", frisa o investigador, que aproveita para lançar o desafio a que Portugal adopte legislação específica. "Poderia até servir o turismo.""

Transportes para a Torre de Belém
Comboio: Belém
Autocarros: 28/714/727/729/751
Eléctrico: 15

Transportes para o Observatório Astronómico de Lisboa
Comboio: Alcântara
Autocarros: 60/738/742
Eléctrico: 18

Fonte:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1391751&idCanal=13
http://www.astronomia2009.org/documentos/Noite_estrelas_programa.pdf
http://jornal.publico.clix.pt/
Imagem:
http://www.freesmug.org/review/img/review/stellarium.jpg