Mostrar mensagens com a etiqueta Belém. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Belém. Mostrar todas as mensagens

21 de Junho, 2014: Festa - FESTA DO JAPÃO EM LISBOA

"A Embaixada do Japão tem o enorme prazer de informar que a 4ª Edição da Festa do Japão em Lisboa irá realizar-se no próximo dia 21 de Junho (Sábado), no mesmo local das edições anteriores, no Jardim do Japão em Lisboa, junto ao Museu de Arte Popular e Padrão dos Descobrimentos.

Este evento, inserido na programação das Festas da Cidade de Lisboa, é co-organizado com a Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC e Associação de Amizade Portugal-Japão, com o apoio do Museu de Arte Popular, da Japan Foundation e das entidades da JapanNET.

Para além das actividades habituais, a Embaixada do Japão irá trazer a Portugal 4 grupos musicais do Japão, o 'RAKU' - grupo de tambores japoneses, o 'YOSHAKOI' - dança folclórica, 'BANDA APU' - instrumentos de sopro e 'ANIMEMUMO' -´interpretação de músicas da banda desenhada japonesa.

Os visitantes poderão usufruir também das várias expressões da cultura japonesa, quer tradicional quer pop,  através de demonstrações de:
  • Ikebana
  • Shodo (caligrafia)
  • Artes marciais
  • Poesia Haiku
  • Origami
  • Brinquedos japoneses
  • Cosplay (expressão da cultura pop)
  • Concursos
  • Exposições de Bonsai
  • Tendas de gastronomia japonesa
  • Representação de empresas japonesas
Nas edições anteriores, contámos com a presença de milhares de participantes neste grande evento de divulgação da cultura japonesa em Portugal e, na próxima edição, esperamos igualmente ter a participação de cada um de vós! DIVIRTA-SE!!!

Data do evento: 21 de Junho de 2014
Horário: das 16h00 às 22h00
Local: Jardim do Japão, em Belém, Lisboa
Organização: Embaixada do Japão, Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC e Associação de Amizade Portugal-Japão, com os apoios do Museu de Arte Popular, das entidades da JapanNET e Japan Foundation.

Entrada Livre"


PROGRAMA [sujeito a alteração)
HorárioPalcoTenda Embaixada do JapãoActividades no âmbito das entidades presentes no evento:
16h00Abertura: Grupo "Raku"
Tambores de Grupo de Jovens Japoneses
(APU: Ritsumeikan Asia Pacific University)
16h00-17h30
Demonstração de Ikebana
(arte floral japonesa)
Ikebana International

//Associação de Amizade Portugal-Japão
//Associação Lusitana de Bonsai
//Associação Portuguesa de Cosplay
//Associação Portuguesa de Kyudo
//Associação Wenceslau de Morais
//Câmara de Comércio e Indústria Luso-Japonesa
//Câmara Municipal do Fundão
//Câmara Municipal de Sintra
//Centro de Artes Orientais
//Cominport (Keta Foods)
//Confraria Atlântica do Chá
//Escola Japonesa em Lisboa
//Fundação Passos Canavarro
//Hands-on-HeArts – Susana Domingues
//Ikebana International
//Japan Portugal Alumni Group
//Mazda
//Mitsubishi
//Mitsubishi Fuso Truck
//Museu do Oriente
//NCreatures e Neko
//Papiê Atelier
//Prof.ª Fátima Granadeiro
//Prof.ª Leonilda Alfarrobinha
//Restaurante Novo Bonsai
//Restaurante Tasca Kome
//Tsubaki
//Yamaha

// Gastronomia japonesa

16h20Cerimónia de Abertura
Kagamiwari: Quebra do Barril de Sakê
17h00Grupo "Yoshakoi"
Dança Folclórica Japonesa
(APU: Ritsumeikan Asia Pacific University)
17h05"Banda APU"
Instrumentos de sopro
(APU: Ritsumeikan Asia Pacific University)
17h20ANIMEMUMO
Interpretação de bandas sonoras de séries de animação japonesa
18h00Demonstração de Cosplay
(Associação Portuguesa de Cosplay)
18h00-18h30
Apresentação de Haiku(estilo de poesia tradicional japonesa)
Prof.ª Leonilda Alfarrobinha

18h30-19h30
Demonstração de Origami
(dobragens em papel)
Prof.ª Fátima Granadeiro

19h30- 20h30
Apresentação das histórias de superstições Daruma
Museu do Oriente
18h40Demonstração de Artes Marciais
20h20Para Para Dance / Sorteio
20h50Mikoshi
Desfile e explicação
21h15Tambores do Grupo de Jovens Japoneses
Grupo "Yoshakoi"
Colaboração entre grupos da APU
21h40Dança Bon Odori: "Tokyo Ondo" e "Tanko Bushi"
Com a participação dos grupos da APU
22h00Final do evento

Transportes
Autocarros: 28/714/727/729/732/751
Eléctrico: 15
Comboio: Belém
Barco: Belém

2 de Junho, 2012: Festa - JAPÃO EM LISBOA

"Face ao enorme êxito da Festa do Japão em Lisboa em 2011, a Embaixada do Japão, a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC e a Associação de Amizade Portugal-Japão, com o apoio da JapanNet e da 'Japan Foundation', organizam este ano a 2ª edição deste evento, no âmbito das Festas da Cidade de Lisboa.

Pretende-se celebrar a amizade e a cultura entre o Japão e Portugal, no espaço existente do Jardim do Japão em Belém, aproveitando a sua excelente localização para dar a conhecer mais a cultura japonesa em Portugal.

Os visitantes poderão usufruir das várias expressões da cultura japonesa, quer tradicional quer pop, através de concertos de música japonesa (tambores e 'shamisen'), demonstrações de Ikebana, Shodo (caligrafia), artes marciais, poesia Haiku, Origami, Furoshiki (técnica de embrulho), brinquedos japoneses, como vestir Yukata (o kimono de Verão), Cosplay (expressão da cultura pop), concursos, exposições de Bonsai, tendas de gastronomia japonesa (para venda de sushi, carê udon, takoyaki, dorayaki - doce de soja, sakê, cerveja japonesa etc.), representação de empresas japonesas, entre outras.

A edição deste ano contará igualmente com a gentil participação de Fernando Tordo, Filipa Pais e Carlos Mendes, na apresentação de 'Memorial', com o tema 'Biombo de Namban'.

Em 2011, contámos com a presença de cerca de 3.000 visitantes...
...em 2012, contamos também com a SUA presença nesta grande festa da cultura japonesa em Portugal! DIVIRTA-SE!!!

Data do evento: 2 de Junho de 2012
Horário: das 16h00 às 23h00
Local: Jardim do Japão, em Belém, Lisboa
Organização: Embaixada do Japão, Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC e Associação de Amizade Portugal-Japão, com os apoios das entidades da JapanNET e Japan Foundation.

Entrada Livre".

Transportes
Autocarros: 28/714/727/729/732/751
Eléctrico: 15
Comboio: Belém
Barco: Belém

1 de Outubro, 2011: Festa - JAPÃO EM LISBOA

Yuichi Fukuda
das 12 às 21h.
Entrada livre.

Os visitantes poderão usufruir da cultura japonesa, quer tradicional quer pop, através das demonstrações de Ikebana, Shodo (caligrafia), artes marciais, poesia Haiku, dança Butoh, Origami, Furoshiki (técnica de embrulho), brinquedos japoneses, como vestir Yukata (o kimono de Verão) e Cosplay (expressão da cultura pop). Estão previstos concursos, concertos de música japonesa, exposições de Bonsai, exposição de produtos japoneses e tendas de gastronomia japonesa (sushi, yakitori, dango, takoyaki, etc.). 

12h Inauguração do jardim (na presença do Embaixador do Japão, Sr. Nobutaka Shinomiya, do presença da Camara Munincipal de Lisboa, Dr. António Costa, e da presidente da Associação de Amizade Portugal-Japão, Enga Luísa Lino)

Tenda 1 < Embaixada do Japão
13h00-14h00 < Demonstração de caligrafia (pelo staff da Embaixada)
14h00-15h00 < Demonstração de Ikebana (arte floral japonesa) (demonstração pela Ikebana International)
15h30-16h00 < Poesia Haiku (pela Prof.ª Leonilda Alfarrobinha)
16h00-17h00 < Orikata/Furoshiki (técnicas de embrulho, pela Fundação Oriente)
17h00-18h00 < Sessão de autógrafos com o Rui Zink (pela Associação Luso-Nipónica)
18h00-19h00 < Demonstração de Origami (Prof.ª Fátima Granadeiro )
19h00-20h00 < Demonstração de Ikebana (Fundação MOA)

Tenda 2 < Câmara Municipal de Aveiro
Mostra de Bonsais e de artigos relacionados com a geminação entre esta Câmara e a cidade de Oita no Japão.

Tenda 3 < Associação Wenceslau de Moraes e Club Bonsai de Sintra
Mostra dos livros escritos por Moraes. O Club Bonsai de Sintra fará uma exposição de Bonsais.

Tendas 4, 5 e 6 < gastronomia japonesa
Mostra e venda de gastronomia japonesa (Oden, Futomaki, Onigiri, Chirashi sushi, Edamame, Dorayaki, Tonjiru, Dango, Yakitori, caril japonês, Takoyaki e bebidas).

Tenda 7 < Castella do Paulo e exposição de Gunpla
Exposição, demonstração em vídeo e venda de pão-de-ló japonês “Castella” que foi levado pelos portugueses para o Japão no século XVI. Há também uma exposição de maquetas do Gundam pela NCreatures.

Tenda 8 < NCreatures
Exposição de bonecos de animação com possibilidade de venda.

Tendas 9 e 10 < Empresas japonesas
Exposição de automóveis eléctricos e motas de empresas japonesas.


ACTIVIDADES NO PALCO
14h00-15h00 < Demonstração de Yukata (Embaixada do Japão)
15h00-16h20 < Demonstração de Artes Marciais (Associação de Amizade Portugal-Japão)
16h20-16h30 < Dança Butoh (Maria Lima)
16h30-17h00 < Lançamento do livro de Rui Zink (Associação Luso Nipónica)
17h00-18h00 < Eurocosplay (Associação Luso Nipónica)
18h00-19h00 < Concurso Nihon maru batsu (Embaixada do Japão, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian)
19h00-19h30 < Música japonesa e fado (Embaixada do Japão)
19h30-20h00 < Concerto de Hana Kogure (Associação Luso Nipónica)
Transportes
Autocarros: 28/714/727/729/732/751
Eléctrico: 15
Comboio: Belém
Barco: Belém

Fonte e imagem:
http://kome-lisboa.sakura.ne.jp/kome/2011/09/19/festa-do-japao-em-lisboa-no-dia-1-outubro/

31 de Dezembro, 2009: Festa - REVEILLON NA TORRE DE BELÉM




"Passagem de Ano 2009/2010 - Torre de Belém
#
A tradicional festa de fim-de-ano de Lisboa, organizada pela autarquia, tem lugar marcado junto à Torre de Belém. Antes das doze badaladas e do esperado fogo de artifício, por volta das 22 horas, entram em palco os Get Back The Beatles Tribute que vão recriar muitos dos inesquecíveis êxitos da banda de Liverpool. Depois da meia-noite os primeiros acordes do Ano Novo estão a cargo dos GNR."

Transportes
Autocarros: 76, 729
Eléctrico: 15

Fonte e imagem:
http://www.agendalx.pt/cgi-bin/iportal_agendalx/A0001730.html?area=Ar%20Livre&tabela=arlivre&genero=&datas=&dia=&mes=&ano=&numero_resultados=

20 de Junho, 2009: Protesto - MUSEU DE ARTE POPULAR


16:00 - 20:00
Museu de Arte Popular
Av. de Brasília

"Após uma acção pública de protesto, bordando um lenço de namorados, no dia dos Museus; após a entrega de um pedido de reabertura do processo de classificação do edifício do MAP ao Ministro da Cultura (até ao momento sem resposta); após o lançamento de uma petição pública online em defesa do MAP (quase nas 4.000 assinaturas em 15 dias); após a criação de um blog que tem recolhido informação, documentos e depoimentos de vários especialistas e estudiosos sobre este tema; o grupo dinamizador da campanha cívica a favor da reabertura do Museu de Arte Popular decidiu organizar um colóquio público interdisciplinar sobre a história e a importância do MAP.

Acontecerá no próximo sábado dia 20 de Junho, a partir das 16h00, diante do Museu de Arte Popular e contará com as intervenções de oradores especialistas de história de arte, antropologia e crítica de arte.

Temas a abordar:
Do Pavilhão da Vida Popular ao Museu de Arte Popular - o edifício de 1940 e a sua adaptação a Museu pelo arq. Jorge Segurado (1942-47); as esculturas de 1940 e as de 43-47; as pinturas murais (decoração, ilustração, museografia), um património ignorado pela história da arte e por identificar; o edifício e a sua decoração - um projecto integrado; o MAP e as suas colecções à luz da antropologia actual.

Raquel Henriques da Silva
Professora de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Rui Afonso Santos
Historiador de Arte, Museu do Chiado

Vera Alves
Antropóloga, autora de «Camponeses estetas» no Estado Novo: Arte Popular e Nação na Política Folclorista do Secretariado da Propaganda Nacional.

João Leal
Professor de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Alexandre Pomar
Jornalista e crítico de arte

Diante de uma decisão ministerial que pretende instalar o Museu da Língua no Museu de Arte Popular, destruindo-o para sempre, uma medida baseada numa imensa ignorância sobre a sua importância e história, propomos uma sessão para ficar a conhecer melhor este Museu. Afinal, por que razão protestamos?

O Ministro da Cultura será convidado a estar presente."

Transportes
Comboio: Belém
Autocarros: 28/714/727/729/751
Eléctrico: 15