11 a 16 de Dezembro, 2010: Programação - INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS

Olhares Cruzados
11 de Dezembro | 10h00 > 12h30
Entrada livre

NATURALISMO: OLHARES CRUZADOS
Um importante colóquio, subordinado ao tema Naturalismo: Olhares Cruzados, vai ter lugar na mediateca do Instituto Franco-Português, com a presença de vários conferencistas franceses: Henri Mitterrand, Jean-Michel Pottier, Chantal Pierre-Gnoussounou. Philippe Hamon, Jacques Noiray, Olivier Lumbroso, Colette Becker, Céline Grenaud e Jean-Sébastien Macke.
Saber mais...

Cinema
Un Coupable Idéal
13 de Dezembro | 19h00
Entrada livre

UN COUPABLE IDEAL
Cinema à Segunda

Florida, EUA, 7 de Maio de 2000. Em Jacksonville, uma turista branca é morta com um tiro na cabeça. Duas horas mais tarde, Brenton Butler, um jovem negro de 15 anos, é preso. Formalmente identifcado pelo marido da vítima, ele assina uma confssão. Retomando a investigação, os seus advogados descobrem elementos estranhos que põem em causa as conclusões da polícia.

França / 2001 / 115'
Óscar para o Melhor Documentário, 2002
Filme legendado em português
Saber mais...

Mediateca
Venda de livros
15 de Dezembro | 10h00 > 18h00
Entrada livre

GRANDE VENDA DE LIVROS
Não perca esta oportunidade de levar para casa livros em língua francesa, quese novos, por 2€ cada volume.
Venha com a sua familia!

Debate
Bar das Ciências
16 de Dezembro | 19h00
Entrada livre

BAR DAS CIÊNCIAS
Com Guillaume DUGUÉ
Estudante de Pós-Doutoramento na Fundação CHAMPALIMAUD
O nosso conhecimento do cérebro progrediu de uma forma espectacular nos últimos anos, graças em particular à utilização de novas tecnologias (implantação de eléctrodos, bio-imagens,...) que parecem abrir novas perspectivas às neurociências.
Será, no entanto, que o aprofundamento do nosso conhecimento sobre o funcionamento cerebral é garantido apenas pela inovação técnica ? Os cientistas não se confrontam eles também com limites de ordem metodológica quando por exemplo utilizam conceitos humanos (tais como a ansiedade ou a incerteza) no estudo de modelos animais, ou quando estes cruzam as suas análises com a utilização de um vocabulário oriundo do mundo informático e da lógica?
Ao seguir algumas pistas dos avanços actuais nas neurociências, mostraremos neste Bar das Ciências até que ponto estas questões são hoje mais pertinentes do que nunca.
Saber mais...

Institut Franco-Portugais - Av. Luís Bívar 91 - Lisboa | 21 311 14 00 | infos@ifp-lisboa.com | www.ifp-lisboa.com

Transportes
Metro: Saldanha, São Sebastião
Autocarros: 16/21/44/49/8/718/726/745

Sem comentários:

Enviar um comentário