12 de Dezembro, 2010: Fundação Gulbenkian - MÚSICA POR UMA CAUSA

11:00h — 23:00h
Grande Auditório — concertos
Auditório Dois — conferências, música comentada
Auditório Três — filmes
Sala Um — oficinas de instrumentos
Outros espaços — encontros imprevistos com músicos da
Orquestra Geração,
ateliers, lançamento do novo cd da Orquestra Geração
com Joana Carneiro e Catarina Furtado

"A Fundação Calouste Gulbenkian acolhe o evento Música por uma Causa, neste dia 12 de Dezembro. Trata-se de uma iniciativa integrada na programação Gulbenkian Música 10/11, que propõe recolher instrumentos musicais destinados sobretudo a escolas de música de Moçambique, mas também de outros países africanos e do Médio Oriente.
Abrindo as suas portas a todos quantos se queiram associar a esta iniciativa, Música por uma Causa lança a ideia de que um instrumento já não utilizado, mesmo em mau estado, pode ser aproveitado e ajudar na formação musical de jovens em situações seriamente desfavoráveis.
Paralelamente à recolha de instrumentos que decorrerá ao longo do dia, das 11h00 às 23h00, Música por uma Causa inclui uma programação musical variada — concertos, filmes, conferências, ateliês e encontros com músicos — com muitas actividades direccionadas a um público mais jovem e todas de entrada livre.
Música por uma Causa é fruto de um parceria com Music Fund, uma instituição internacional fundada em 2005 — recentemente distinguida como “Best Practice in Culture and Development” pela União Europeia — que apoia a formação musical de jovens de países em desenvolvimento e em zonas de conflito, recolhendo instrumentos, reparando-os e distribuindo-os, em colaboração com as instituições de ensino locais.
A cada instrumento recolhido é atribuído um número de registo, o que permite a cada doador ter conhecimento da utilização dada ao seu instrumento, sabendo sempre onde se encontra e quem o adoptou. Para além de distribuir instrumentos, Music Fund apoia também a formação de técnicos locais para garantir a sua manutenção e reparação.
Uma vez que todos os instrumentos doados são sujeitos a uma reparação, a campanha vai também incentivar donativos financeiros. Estes incentivos destinam-se não só a suportar o envio dos instrumentos para a sede do Music Fund, em Bruxelas, como também a garantir a sua posterior reparação nas oficinas e luthiers parceiros do projecto."

Programa:
http://www.musica.gulbenkian.pt/2010_2011/files/00000000/00000158_0015.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário