2018: Programação - TEATRO NACIONAL D. MARIA II

Teatro Nacional D. Maria II
Praça D. Pedro IV (Rossio)
Lisboa

Programação

Ciclo Portugal em vias de extinção
Queremos olhar para a desertificação do interior do país, a gentrificação dos bairros populares, os artesanatos tradicionais que não têm aprendizes, o desaparecimento de indústrias que compunham a identidade de comunidades, uma ideia de jornalismo que o digital e a economia da comunicação asfixiaram, o património cultural popular que resiste apenas na memória de alguns, um país que se europeíza a alta velocidade e para isso se liberta do lastro da sua identidade. 
Portugal em vias de extinção é um ciclo de espetáculos, concertos, conversas, oficinas e publicações onde estes e muitos outros fenómenos serão tidos como matéria-prima de artistas pensadores.

Debates: O fim de tudo (é um recomeço)
COORDENAÇÃO MARIA JOÃO GUARDÃO
3 FEV 2018 | 17 FEV 2018 | 24 MAR 2018
SAB 16H
SALÃO NOBRE
Uma mina fecha. Uma fábrica fecha. Uma coletividade fica sem tecto. Uma família fica sem chão. O que acontece aos gestos que o trabalho desenhou? Para onde vão as pessoas que a falência / o progresso / o negócio empurrou? Que narrativas inventam os ofícios que a cidade desdenha? Que arqueologias são necessárias para recuperar a alma das coisas? Que tipo de cidadania floresce quando se plantam outras extirpes de municipalismo? O Portugal em vias de extinção apresenta-se neste Teatro Nacional para melhor se recusar a morrer. Num ciclo de debates a muitas vozes, territórios e práticas abrem-se à conversa como o país se abre ao turismo — em força.

*Como na canção, homónima, de Sérgio Godinho
Lugares - 3 fev, 16h
com Ana Jara e Lucinda Correia, arquitectas, e Joaquim Dantas, Rebanho Colectivo de Cabana Maior)

Coisas - 17 fev, 16h
Alice Bernardo, Saber Fazer
Catarina Portas, empresária
Henrique Ralheta, designer

Coisas cujo fazer desenha vidas e faz história e o usar designa pertenças estão no centro da conversa que junta Alice Bernardo, arquitecta, investigadora de práticas e técnicas artesanais e fundadora do projeto Saber Fazer, Catarina Portas, empresária e jornalista, fundadora da Vida Portuguesa e autora (entre outros projetos audiovisuais) da série Fabrico Nacional, e o designer Henrique Ralheta, responsável pela direcção e programação do Loulé Design Lab. E, claro, quem se quiser juntar ao debate.


Vidas - 24 mar, 16h
com Graça Fonseca, socióloga e política, Sec. Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, e Marta Silva, bailarina e gestora cultural, Largo Residências


Clube dos Poetas Vivos
Se ainda não o é, a vinda ao Clube dos Poetas Vivos está prestes a tornar-se um ritual. Acontece uma vez por mês, a uma terça-feira. Quem já faz parte, regressa. Quem ainda não faz, é bem-vindo a integrar. Teresa Coutinho traz ao átrio do D. Maria II os poetas do nosso tempo. Aí, entre o público, o poeta convidado e os atores do teatro, conversa-se e diz-se poesia. A admissão a este clube mantém-se livre, como no início, e nós continuamos à sua espera.

6 FEV 2018
TER, 19H
ÁTRIO
com a presença da autora Margarida Vale de Gato
coordenação Teresa Coutinho
em parceria com Casa Fernando Pessoa


6 Março 2018
Terça-feira, das 19h às 20h
ÁTRIO
com Andreia Faria

Se ainda não o é, a vinda ao Clube dos Poetas Vivos está prestes a tornar-se um ritual. Neste encontro de 6 de março, contamos com as histórias e os poemas de Andreia Faria.

Andreia Faria nasceu no Porto, em 1984. Publicou em 2008 o seu primeiro livro de poemas, "De haver relento" (Cosmorama Edições). Seguiram-se "Flúor" (Textura Edições, 2013), "Um pouco acima do lugar onde melhor se escuta o coração" (Edições Artefacto, 2015) e "Tão Bela Como Qualquer Rapaz" (Língua Morta, 2017). Em 2013, venceu o prémio Jovens Criadores com o conto “Eva”.


Exposição
2 MAR - 30 SET 2018
INAUGURAÇÃO: 2 MAR, 17H
QUA - DOM, 30 MIN. ANTES DO INÍCIO DOS ESPETÁCULOS DA SALA GARRETT PARA PORTADORES DE BILHETE
FOYER DA SALA GARRETT

No momento de celebrar os 120 anos do nascimento de Amélia Rey Colaço, uma seleção de imagens fotográficas procura pôr em evidência o carácter excecional da figura que dirigiu o Teatro Nacional durante o maior período da sua história. Nesta exposição, a tónica recai sobre a sua condição de mulher e artista, que de forma tão precoce soube reconhecer o capital extraordinário do dispositivo fotográfico para afirmação do seu estatuto.


Lançamentos de Livros
Lançamento do Livro - Sweet home Europa, de Davide Carnevali
11 MAR 2018
DOM, APÓS O ESPETÁCULO
SALA ESTÚDIO
com a presença do autor
tradução Tereza Bento
edição TNDM II / BdM (Coleção "Textos de Teatro")
Pré-venda na Livraria do Teatro a partir de 8 de março

Sweet Home Europa é um projeto da Europa em crise — sentimos o tremor da sua estrutura e é-nos revelada a sua singularidade. Davide Carnevali descreve, em vez da natural "ascensão e queda”, o extremo em que a Europa se encontra, o crepúsculo, talvez o sítio de onde podemos ver melhor de onde vimos e para onde estamos a ir, sem receio de um capítulo final.

Lançamento do Livro - Preparação pessoal do ator no processo emocional, de Constantin Stanislavski
27 MAR 2018
TER 18H
ÁTRIO
Volume inaugural da coleção "Biblioteca Básica de Teatro"
tradução Nina Guerra e Filipe Guerra
Edição TNDM II / BdM (Coleção"Biblioteca Básica de Teatro”)
Fazer chegar ao público obras essenciais da Teoria do Teatro, inéditas ou esgotadas, em Portugal: eis o objetivo da nova coleção "Biblioteca Básica de Teatro”, inaugurada neste Dia Mundial do Teatro, numa parceria do D. Maria II com a editora Bicho do Mato. Preparação pessoal do ator no processo emocional, de Constantin Stanislasvki, é o título que abre a coleção. Será uma ferramenta essencial para atores, estudantes e investigadores. O D. Maria II prossegue assim o seu projeto editorial, desta vez dando à estampa uma obra há muito desaparecida do mercado.

Lançamento do Livro - Biografia Sousa Bastos, de Paula Magalhães
27 MAR 2018
TER 18H
ÁTRIO
O quinto volume desta coleção é dedicado a António de Sousa Bastos (1844 – 1911), marido da atriz Palmira Bastos. Conhecido sobretudo pelo seu legado enquanto historiador e memorialista, o também jornalista, editor, redator, livreiro, autor, dramaturgo, ensaiador e empresário, é o responsável por obras de referência como o Dicionário do Teatro Português ou a Carteira do Artista. Nesta biografia, Paula Magalhães dá a conhecer toda uma vida dedicada ao teatro, e que valorizava a componente feérica e divertida do espetáculo, não se tivesse Sousa Bastos especializado num novo género — a "Revista” —, estabelecendo-lhe um formato que chegou aos nossos dias.
coord. cientifica Maria João Brilhante e Ana Isabel Vasconcelos (CET-FLUL)
Edição TNDM II / TNSJ , IN-CM


Transportes
Autocarros: 709, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré 
Comboio: Rossio, Cais do Sodré, Santa Apolónia
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Metro: Rossio, Baixa-Chiado

Sem comentários:

Enviar um comentário