2018: Programação - NOITES DO OBSERVATÓRIO

Levar todo o público a viver o Universo, no último sábado de cada mês, através de palestras e observações do céu noturno com telescópios.


Objetivos:
  • Contribuir para a literacia em Astronomia.
  • Aproximar o público da Ciência.
Alcance:
  • O público-alvo desta atividade é todo o público não especialista.
  • Atualmente, a atividade atinge em média 320 pessoas por sessão e mais de 4000 por ano.

Noites no Observatório é um projeto do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) que teve início no final do ano de 2009, na sequência do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009).
Esta atividade mensal resulta de uma reestruturação das palestras mensais no Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), que tiveram início em 1994.

Desde novembro de 2015, as Noites no Observatório são organizadas em parceria com o Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva.

Atualmente, com uma audiência média de 320 pessoas por sessão, as Noites no Observatório são a maior atividade mensal de divulgação de Astronomia em Portugal.

Cada sessão é formada por uma palestra, dada por um investigador do IA, e observações do céu noturno com telescópios. Com regularidade, as atividades são enquadradas em eventos de âmbito nacional e internacional, como é o caso da Noite Europeia dos Investigadores ou a Semana da Ciência e Tecnologia.

Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva
Museu de Marinha
Praça do Império
Lisboa

27 Janeiro, 2018, às 21:30
A insustentável leveza do Universo, por Nelson Nunes, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
A sessão terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário. As observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

Neste mês, na sessão das Noites no Observatório, vamos descobrir quais são os truques e métodos pelos quais os investigadores medem as massas da Terra, do Sol e da Via Láctea.
Vamos também saber que o Universo se expande cada vez mais rápido e que essa descoberta nos diz que apenas 5% do Universo é composto de matéria que nos é familiar.

Duração: 2,5 horas
Entrada livre

Inscrição: Apesar de ter acesso gratuito, a atividade requer uma inscrição obrigatória que pode ser realizada aqui.

Atenção: De forma a garantir que o maior número possível de pessoas possa assistir às nossas atividades, e tendo em conta as desistências sem aviso prévio, serão solicitados por e-mail até dois pedidos de confirmação de presença no evento, por cada inscrição efetuada. A ausência de resposta até 48 horas após a receção do pedido de confirmação de presença será tomada como uma desistência e a inscrição será cancelada. Por este motivo, esteja atento à sua caixa de correio eletrónico de modo a poder confirmar a sua participação nas atividades, quando lhe for solicitado.

Atenção: Deverá levantar uma senha de inscrição na porta do Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva entre as 21:00 e as 21:25 no dia do evento. Após as 21:25, as senhas não levantadas serão atribuídas a pessoas inscritas em lista de espera e, por ordem de chegada, a pessoas sem inscrição.

Importante:  A existência de observações astronómicas está sujeita às condições meteorológicas. Como têm lugar no exterior, aconselha-se o uso de roupa confortável e quente.

A realização da palestra é independente das observações e as portas abrem meia hora antes do evento.

17 Fevereiro, 2018, às 15:00
Conferência: Explorar o Universo – Viver Fora da Terra (Festival Antena 2)
Teatro da Trindade

O que mudou nas últimas décadas na forma como entendemos o Universo e a sua história? O que se espera das novas tecnologias no campo da exploração do Espaço? E qual a probabilidade de encontrarmos vida fora da Terra?
São algumas das questões para esta conferência pública, com entrada livre, no âmbito do Festival Antena 2, organizada pela Antena 2 em parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Terá a moderação de João Almeida (diretor da Antena 2) e a participação de cinco investigadores, três deles do IA.

Oradores:
José Manuel Afonso (IA e FCUL)
Rui Agostinho (IA e FCUL)
Zita Martins (IST)
João Fernandes (CITEUC – Universidade de Coimbra)
Sérgio Sousa (IA e FCUP).

Entrada livre, maiores de 6 anos

Desde que o telescópio Hubble começou a funcionar, nos anos 90, o conhecimento acerca do Universo evoluiu com uma rapidez inédita. Todos os dias surgem notícias e novidades sobre o espaço, numa escala que vai do sistema solar aos confins do universo. Quais as mais significativas descobertas? O que mudou na conceção que temos do universo e da sua história? O que podemos esperar, por exemplo, dos exo-planetas? E qual a probabilidade de encontrarmos vida fora da Terra? E será possível a humanidade viver fora da Terra, por exemplo em Marte? Ou viver décadas (séculos?) no espaço, em busca de um planeta habitável? E o que se espera das novas tecnologias no que respeita à exploração do espaço?

Estas são algumas das questões que esperamos ver respondidas nesta conferência, organizada em parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, com moderação de João Almeida (Diretor da Antena 2) e participação de José Manuel Afonso (coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, coordenador do doutoramento em Astronomia e Astrofísica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, membro de equipas internacionais envolvidas na construção de instrumentos para os telescópios ELT e ATHENA), Rui Agostinho (Diretor do Observatório Astronómico de Lisboa de 2006 a 2017, fundador do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa), Zita Martins (astrobióloga, investigadora da Royal Society no Imperial College em Londres durante 8 anos e atual professora no Instituto Superior Técnico), João Fernandes (doutorado em Astrofísica e Técnicas Espaciais pela Universidade de Paris, coordenador do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra), e Sérgio Sousa (doutorado em astronomia pela Universidade do Porto, investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, especialista no estudo de exo-planetas com mais de 130 publicações em revistas internacionais).


24 Fevereiro, 2018, das 21:30 às 00:30
Planetário Calouste Gulbenkian
"Planeta Terra – catástrofe em câmara lenta", por João Lin Yun, do Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Apesar de ter acesso gratuito, a atividade requer uma inscrição obrigatória em:



---
NÃO venha a esta palestra! Ela terá tudo aquilo que você NÃO quer ouvir.

O estado de emergência planetária foi declarado, mas como consumidores, viciados em combustíveis fósseis, tornamos cada vez mais provável a catástrofe que se aproxima e que tornará impossível a civilização humana tal como a conhecemos.
João Lin Yun irá expor os riscos reais que a espécie humana enfrenta antes do meio do século e de que não se fala. Se vier a esta palestra, faça-o por sua conta e risco! Poderá não sair dela intacto!
---
A sessão terá início com a palestra às 21:30. Haverá depois um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário. As observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00, se as condições meteorológicas o permitirem.

É necessário consultar a seguinte página para mais informações acerca da atividade:

As Noites no Observatório são organizadas pelo Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço, em parceria com o Planetário Calouste Gulbenkian - Centro de Ciência Viva.

Transportes - Planetário Calouste Gulbenkian
Autocarros: 714, 727, 728, 729, 751 e 201
Barco: Belém
Comboio: Belém
Eléctrico: 15

Transportes - Teatro da Trindade
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 709, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré 

Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia


Sem comentários:

Enviar um comentário