Maio, 2016: Programação - PALÁCIO FOZ




"Concerto Cem Anos do Samba, em Comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura CPLP

Trio Caboclagem
Festejando 100 anos do Samba
Voz, violão, violoncelo e percussão  
A música popular é um dos mais fortes componentes da identidade cultural do Brasil, dentro e fora do país. A força da música popular brasileira, com toda sua variedade, nasce no encontro entre ambientes culturais e sociais muito diversos. Num contexto de desigualdade e embate entre diferenças, o Samba ocupa lugar privilegiado como uma brecha no muro, um espaço de encontro e diálogo. Este diálogo, ao ganhar corpo, irá torna-se uma síntese positiva da experiência brasileira de miscigenação.
O Samba, “branco na poesia e negro demais no coração”, nas palavras de Vinícius de Moraes, chega ao Rio de Janeiro com os migrantes negros vindos da Bahia. Na segunda década do século XX, no Rio, o Samba se firma como novo género musical. A festa do Samba, antes restrito aos terreiros, espande sua força e aos poucos vai invadindo corações e mentes por toda a cidade, no país, e no mundo.
Nas comemorações da Missão do Brasil em Portugal junto da CPLP, festejando os 100 anos do Samba, o Trio Caboclagem, constituído pelo violonista Fred Martins, o violoncelista Jed Barahal e o percussionista Ruca Rebordão, apresentará no dia 9 de maio um concerto com repertório baseado nos clássicos de consagrados autores do Samba, entre eles Noel Rosa, Dorival Caymmi, Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Chico Buarque, e Tom Jobim.

Fred Martins, voz e violão
Jed Barahal, violoncelo
Ruca Rebordão, percussão

 

FRED MARTINS, voz e violão

Destacado entre os artistas da sua geração, o cantor e compositor Fred Martins oferece um repertório autoral variado e muito relacionado com o artesanato da moderna canção brasileira.

Em um estilo particular e contemporâneo as suas composições dialogam com o samba, a bossa nova e o nordeste modal, captando também elementos do rock e blues.
O talento do compositor foi reconhecido no último Prêmio Visa de Música Brasileira, onde recebeu o prêmio máximo por unanimidade do júri e o voto popular, conferido pelo público. Em decorrência do prêmio Fred Martins gravou o especial de TV “Tempo Afora” (Canal Brasil), posteriormente lançado em DVD.
Suas composições foram também gravadas por Ney Matogrosso (Tempo AforaNovamente), Renato Braz (Por um Fio), Zélia Duncan (Hóspede do tempoFlores) e Maria Rita (Sem Aviso,Perfeitamente), entre outros.
Fred Martins participou de vários festivais internacionais, tais como Lula World Festival (Canadá), Músicas Portuárias (Espanha), Cantos na Maré (Espanha), Jawhara Festival (Marrocos), Músicas do Mundo (Portugal), entre outros.
Atualmente participa como compositor e intérprete no espectáculo Utopia (inspirado na obra de Óscar Niemeyer), da Companhia de Flamenco de María Pagés, e prepara o lançamento do seu primeiro disco solo gravado na Europa. No disco participam músicos do Brasil. Argentina, Espanha, Portugal, Angola e Cabo Verde. No Brasil O álbum será lançado em agosto de 2015, pelo selo paulistano Sete Sóis (Tratore).
Fred Martins é um compositor original, que toca um universo muito particular, interessante e poético. Como intérprete é sempre bom escutar sua música.”
                                                                                                                (Ney Matogrosso)

JED BARAHAL, violoncelo
Concertista com mais de 30 anos de carreira, é mestre em música pela Yale University e licenciado pela Juilliard School de Nova York. Nas suas actuações em Portugal, Estados Unidos, Brasil e outros países, registam-se dezenas de concertos a solo com orquestra, recitais com piano, a solo e de música de câmara. Foi violoncelo solo da Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo, Orquestra do Capitólio de Toulouse e da Régie Sinfonia do Porto.
Durante os dez anos que permaneceu no Brasil, foi reconhecido como um dos maiores expoentes do seu instrumento. Foi primeiro violoncelo da Orquestra Armorial, da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Tocou a solo com a maioria das orquestras sinfônicas importantes do país.
Entre as inúmeras gravações realizadas ao longo da sua carreira, destaca-se um CD comemorativo lançado em 2006, com obras de Fernando Lopes Graça e Luís de Freitas Branco, em parceria com a pianista Christina Margotto, com a qual mantém um duo a mais de 20 anos.  Com a Orquestra Raízes Ibéricas gravou para CD os concertos de Boccherini em ré (Numérica, 2007) e em sol (Numérica, 2011). Ministra com frequência seminários de violoncelo na Europa e no Brasil e é regularmante convidado para júri de concursos internacionais e nacionais. É professor adjunto da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto.


RUCA REBORDÃO, percussão
Percussionista e compositor com 30 anos de carreira como músico profissional, é natural de Angola, emigrou jovem para o Brasil, residiu na Austrália e atualmente vive entre Portugal e os Estados Unidos. Suas influências são muito variadas, oriundas quer da sua experiência de vida pessoal quer do contacto com músicos de todo o planeta, mas África Austral, Países Mediterrânicos, Brasil e Cuba são as mais marcantes na sua musicalidade e composições. Gravou e/ou tocou com artistas como Sadao Watanabe, Alejandro Sanz, Rão Kyao, Madredeus, Teresa Salgueiro, Paulo de Carvalho, António Chainho, Mariza, JP Simões, Melody Gardot, Ivan Linz, Martinho da Vila, Fafá de Belém e Touquinho, entre outros. Membro e fundador de bandas de enorme êxito como Palmares, A Fúria do Açúcar, N'Goma Makamba e Couple Coffee, tocou já por todo o planeta nos melhores teatros e salas de espetáculo de diferentes capitais mundiais. Gravou mais de 160 álbuns e 7 DVDs ao vivo. Tocou nos melhores teatros e salas de espectáculo das várias capitais mundiais e cidades importantes de cada país, tendo leccionado múltiplos workshops e master classes para alunos de percussão no Japão, e em escolas e conservatórios em Portugal e nos EUA. Tem um novo projecto, D’Alambre, e acaba de estrear o álbum “Tierra Seca y Caramelo”. Em Agosto de 2015 produziu e tocou na USA Tour com Luiz Caracol Trio em toda a costa leste. Atualmente prepara seu álbum em nome próprio com composições originais e parcerias com companheiros de longa data.


*Entrada Livre condicionada à lotação da sala.
 As portas abrem às 18H30.

Entrada Livre*
02 de maio às 19:00
Sala dos Espelhos

Recital de Piano com Carlos Bianchini


Carlos Bianchini apresenta pela primeira vez em Portugal o seu mais recente trabalho de Solo de Piano, um concerto intimista e introspectivo, onde o público pode ouvir as obras completas para piano das mãos do próprio compositor.

"Um recital íntimo, concerto ... uma encenação visual próprias composições musicais para o prazer dos sentidos"

Na obra de Carlos Bianchini há uma influência direta dos compositores românticos, como Mendelssohn e Chopin e Ravel e compositores impressionistas como Scriabin. Toda a sua obra é escrita em formas clássicas como sonatas, Nocturnes, Preludes, Suites, baladas ...

Carlos Bianchini sobre as teclas revela formação acadêmica profunda como um músico com influências do mundo do Jazz, New Century, World Music, sendo esta uma forma muito pessoal seu trabalho terminou.

 BIOGRAFÍA
  
Carlos Bianchini, combinou sua carreira pianística com o produtor por diferentes países que dão uma ampla gama de experiências e diversas influências culturais que se refletem em suas obras.

Nascido na cidade de Barcelona, começa em tenra idade a estudar piano no conservatório em sua cidade natal. Mais tarde, ele completar seus estudos em piano no Conservatório de Música de Salamanca. Complementou sua formação com estudos de Jazz e musicologia.

Em seus primeiros trabalhos como pianista em vários projetos no mundo da dança e artes cênicas desenvolveu uma grande habilidade no campo da improvisação e composição em tempo real. É nestas especialidades onde vai concentrar o seu trabalho.

Mais tarde, ele fundou sua própria companhia de produção que inicia uma intensa actividade no domínio da criação e produção de eventos culturais importantes e produções musicais em todo o país

Nos últimos anos, ele começou uma carreira em projetos de produção de desenvolvimento internacionais na Europa, Estados Unidos e América Latina.

Carlos Bianchini sobre as teclas revela formação acadêmica profunda como um músico com influências no mundo do jazz e música do mundo, sendo esta uma forma muito pessoal seu trabalho de composição

Judea Vivancos
Personal Manager
+34 664 304 099


*Entrada Livre condicionada à lotação da sala.
 As portas abrem às 18H30.

Entrada Livre*
16 de maio às 19:00
Sala dos Espelhos

Márcio Ivens


Marcio Ivens apresenta "Como Antigamente", acompanhado ao piano por Raul Camacho

Márcio Ivens, brasileiro de Santa Catarina, gravou em Portugal 78 discos e, muitos destes, editados em outros países. Ele foi um dos pioneiros entre os brasileiros a fazer sucesso na Europa, e gravou uma música intitulada “Bilú Tetéia”, tornando-se um êxito absoluto e excursionando por inúmeros países de todo o mundo, do Canadá a Austrália, passando por todos os continentes, tendo vendido mais de 2 milhões de discos.
Em 1990, um dos pontos altos de sua trajetória foi uma turnê por 32 cidades francesas ao lado da grande cantora portuguesa Amália Rodrigues.
Em 1995, o artista recebe do Ministério da Cultura Portuguesa o título de “Honra ao Mérito” e a direção do Palácio Foz de Lisboa – o templo maior da música erudita em Portugal – o convida para realizar recitais  de voz e piano com músicas brasileiras dos anos 30, 40 e 50 e onde ele fará a sua 10ª apresentação em Outubro deste ano.
Em 22 de Setembro de 2011 a Mesa Diretora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, de autoria da Senhora Vereadora VERA LINIS confere ao Senhor Márcio Ivens, cantor, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto.
Em Novembro de 2011, na Sede do Instituto Cultural Cravo Albin foi lançado um CD comemorativo, com o apoio do ICCA, intitulado “Márcio Ivens – 40 anos de Portugal” – músicas portuguesas dos anos 70 e 80. Segundo palavras do Presidente Ricardo Cravo Albin – “Este CD é mais um resgate de memória musical, suprindo assim essa falta e lançando o seu primeiro CD no Brasil,uma vez que o artista é muito conhecido em todo Portugal...” Ainda nesta ocasião, Márcio Ivens fez um belíssimo recital no Palácio São Clemente.
Márcio Ivens faz parte agora do Dicionário de Música Popular Brasileira editado pelo ICCA – Instituto Cultural Cravo Albin.
O Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil outorga em 24 de Fevereiro de 2012 o Diploma de Honra ao Mérito ao cantor pelos relevantes serviços prestados à classe musical do Rio de Janeiro. Márcio Ivens é musicista REMIDO deste Conselho, na especialidade de Cantor Popular.
Márcio Ivens complets em 2016, 13 anos de recitais no Palácio Foz.

Raul Camacho
Nascido na Ilha da Madeira em 14 de Outubro de 1951.
Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música do Funchal.
Em 1977 chegou a Lisboa onde concluiu a formação de piano clássico.
Durante a sua carreira, acompanhou diversos artistas portugueses de renome, nomeadamente Simone de Oliveira, Tony de Matos, Artut Garcia, entre outros.
Neste momento é pianista da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa.
O espetáculo será apresentado por Maria João Gama, da RTP, que apresenta atualmente o programa “Hora da Sorte”.


*Entrada Livre condicionada à lotação da sala.
As portas abrem às 17H30.

Entrada Livre*
28 de maio às 18:00
Sala dos Espelhos

Transportes:
Metro: Restauradores
Comboio: Rossio
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 91, 709, 711, 736, 746, 783
Eléctricos: 12, 15
Elevadores: Glória, Santa Justa

Sem comentários:

Enviar um comentário