5 a 19 de Dezembro, 2015: Concertos - NATAL EM LISBOA 2015




"De 5 a 19 de Dezembro, a EGEAC volta a unir a música ao patri­mó­nio da cidade, com um pro­grama de con­cer­tos de Natal em igre­jas, no Cinema São Jorge e no São Luiz Teatro Municipal.
Com o mês de Dezem­bro chega o tão aguar­dado Natal em Lisboa, orga­ni­zado pela EGEAC. A música é o con­vite para des­co­brir a riqueza do patri­mó­nio ecle­siás­tico da cidade, num ciclo de dez con­cer­tos de Natal em sete igre­jas, às quais se jun­tam dois espa­ços cul­tu­rais da EGEAC, o São Luiz Teatro Municipal e o Cinema São Jorge.
Os agru­pa­men­tos que inte­gram este Natal em Lisboa são O Coro do Tejo, Capella Coronensis, Orquestra de Câmara Portuguesa, Concertus Antiquus, Os Músicos do Tejo, Orquestra Académica Metropolitana, Coro da Universidade Nova de Lisboa, Escola de Música do Conservatório Nacional, Coro Musaico, Ensemble Peregrinação, Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional e os artis­tas Carolina Deslandes, Dino D’ Santiago e Maria Emília Reis.
São mais de 400 músi­cos que inter­pre­ta­rão um repor­tó­rio musi­cal vasto e vari­ado, essen­ci­al­mente sacro, de ins­pi­ra­ção reli­gi­osa, mas tam­bém bar­roco ou clás­sico, desde as can­ções tra­di­ci­o­nais de Natal  até aos gran­des mes­tres como Mozart, Bach e Vivaldi.
O Natal em Lisboa 2015 inicia-se no sábado, dia 5, com O Coro do Tejo, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos). No dia seguinte, em par­ce­ria com o Instituto Cultural Romeno, o grupo Capella Coronensis cele­bra o Dia de São Nicolau, na Igreja de São Nicolau.
No fim de semana seguinte, no dia 11, a Orquestra de Câmara Portuguesa apresenta-se na Igreja de São Roque. No sábado, a Igreja de São Cristóvão recebe os Concertus Antiquus. No domingo serão apre­sen­ta­dos dois con­cer­tos: Os Músicos do Tejo e o Coro da Escola Superior de Música na Igreja da Graça, e a Orquestra Académica Metropolitana e o Coro da Universidade Nova de Lisboa no São Luiz Teatro Municipal, numa home­na­gem a Mozart.
Na quinta-feira, dia 17, as várias for­ma­ções da Escola de Música do Conservatório Nacional apresentam-se no Cinema São Jorge ao final da tarde e à noite. O Coro Musaico, o Ensemble Peregrinação e a Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional inter­pre­tam a “Missa de João Domingos Bomtempo” na Igreja de São Vicente de Fora, na sexta-feira.
A encer­rar o pro­grama, dia 19, a Igreja de São Domingos vai rece­ber três jovens can­to­res de géne­ros musi­cais dis­tin­tos – Carolina Deslandes, Dino D’ Santiago e Maria Emília Reis – que vão dar voz a um ali­nha­mento que inclui temas de Natal, mas tam­bém can­ções de artis­tas como Louis Armstrong e Sara Tavares.
Todos os con­cer­tos são de entrada livre, mas sujeita à lota­ção de cada espaço e, em alguns casos, ao levan­ta­mento pré­vio de bilhete."


PROGRAMA

5 Dezembro. Sábado, 21h30
O Coro do Tejo
Tradição Europeia no Natal – Música Sacra para coro e orgão
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço – 600 lugares

Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos de Lisboa)
Praça de S. João Bosco, 34, 1399-007 Lisboa
Transportes 
Metro: Rato
Autocarros: 701, 709, 712, 713, 723, 738, 742, 758, 773, 783 
Eléctricos: 25, 28

O programa que o Coro do Tejo propõe para este Natal é um breve panorama da música sacra de cinco grandes compositores europeus neste género musical: Edward Elgar (inglês), Gabriel Fauré (francês), Javier Busto (espanhol), Estevão Lopes Morago (espanhol, embora tenha passado uma boa parte da sua vida em Portugal) e Felix Mendelssohn (alemão). A variedade de formações das obras escolhidas, com divisi, solistas e órgão, permitirá ao público apreciar a música, mas também fruir do espaço e da beleza acústica da Igreja de N.ª Sr.ª Auxiliadora.

Programa
Felix Mendelssohn (1809-1847)
Lass´, O Herr, mich Hülfe finden
Denn her hat seinen Engeln befohlen
Laudate Pueri
Javier Busto (1949)
Ave Maria
Gabriel Fauré (1845-1924)
Cantique de Jean Racine
Estevão Lopes Morago (1570-1628)
Laudate Pueri
Edward Elgar (1857-1934)
Benedictus, Op.34
Sérgio Silva Órgão
Clara Coelho Direção



6 Dezembro. Domingo, 16h00
Capella Coronensis
Cânticos Romenos / Clássicos de Natal conduzidos pelo órgão da Igreja de São Nicolau
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço – 350 lugares

Igreja de S. Nicolau
Rua da Vitória (Baixa)
Transportes
Metro: Terreiro do Paço
Autocarros: 711, 714, 732, 735, 736, 759, 760, 781, 782 
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia

Os cânticos romenos de Natal são uma versão dos cânticos de Advento (na Alemanha), de Noël (na França), ou dos Carols (nos países de língua inglesa). Este tipo de canção está associado apenas com o Dia e a Véspera de Natal e não com o período anterior (o jejum). As várias influências e interferências multiculturais da Roménia deram origem a um acervo musical rico que reflete a música de diferentes etnias e confissões, com textos de Natal escritos em várias línguas: romeno, húngaro ou alemão. O programa apresentado pelo grupo Capella Coronensis, liderado pelo organista Steffen Markus Schlandt, faz jus a essa mesma riqueza cultural.


Programa
George Enescu (1881-1955)
Oração da Manhã
Sigismund Toduță (1908-1991)
Cânticos Romenos de Natal
J.S.Bach (1685-1750)
Quia respexit din Magnificat /
Canção de louvor à Virgem Maria
O meu coração crente
Heinrich Kaminski (1886–1946)
Maria entrou numa floresta de espinhos
Arthur Kapp (1878-1952)
Andante religioso
Max Reger (1873-1916)
Canção de embalar da Maria
Tiberiu Brediceanu (1877-1968)
Nosso Senhor é Santo
Nicolae Bretan (1887-1968)
Pai Nosso
J.S.Bach (1685-1750)
Variações sobre o tema In dulci jubilo
Steffen Markus Schlandt

Organista e coordenação musical
Cristina Radu Soprano
Ciprian Dancu Clarineta
Roxana Curtgeafar Violino
Emin Curtgeafar Oboé



11 Dezembro. Sexta, 21h30
Orquestra de Câmara Portuguesa
Natal Orquestra de Câmara Portuguesa
Entrada livre mediante levantamento de bilhete na recepção do Museu de S. Roque, no dia 11 de dezembro, das 10h às 21h, e sujeita à lotação do espaço – 500 lugares
Bilheteira: Museu de São Roque, Largo Trindade Coelho, 1200-470 Lisboa; Tel. 213 235 444. Recepção: Horário – 10h-21h

Igreja de São Roque
Largo Trindade Coelho (Bairro Alto)
Transportes
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 709, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré 
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia

O espírito natalício de comunhão familiar e esperança, encontra nesta peça de Mozart, expoente máximo do período clássico, a plenitude do Natal vienense. O termo divertimento, que Mozart atribuiu aos seus primeiros quartetos de cordas, remete-nos para a palavra italiana “divertire” e é atribuído a um género musical para formações de câmara de pequenas dimensões, propício para utilizar em ocasiões sociais.
Antonín Dvorak, por seu lado, transportou a tradição musical europeia para os Estados Unidos, conjugando na sua obra referências do folclore nacional da sua terra natal (atual República Checa) com a herança sinfónica. Com esta Serenata convoca-nos para uma reflexão mais teológica, tão característica do pathosprofundo que o compositor imprime em grande parte dassuas obras para orquestra de cordas.

PROGRAMA
(orquestra de cordas )
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Divertimento em Ré Maior, K.136
Antonín Dvorak (1841-1904)
Serenata em Mi Maior, op. 22
Luís Carvalho Direção



12 Dezembro. Sábado, 16h00
Concertus Antiquus
Música Sacra das vésperas do II Domingo do Advento e Villancicos de Natal
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço – 120 lugares

Igreja de São Cristovão
Transportes
Metro: Terreiro do Paço
Autocarros: 711, 714, 732, 735, 736, 759, 760, 781, 782 
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia

No sopé da Mouraria, na Igreja de São Cristóvão iremos percorrer o tempo desde o II Domingo do Advento até ao Natal, através da música sacra.
O programa integra peças sacro-profanas de autores portugueses, com especial enfoque na Música Barroca, sublinhando na primeira parte um trecho musical manuscrito encontrado no acervo musical-litúrgico da própria Igreja de S. Cristóvão, sem possibilidade de atribuição rigorosa de data, e que faz parte do cantochão da missa do II Domingo do Advento. A segunda parte será totalmente preenchida por peças de Natal, do Maneirismo e Barroco portugueses, nomeadamente villancicos de autores dos séc. XVI e XVII, desta e de outras margens do Atlântico, correspondentes ao refluxo cultural dos Descobrimentos.

PROGRAMA
Invocação de Vésperas / in Livro manuscrito da Igreja de S. Cristóvão
Antífonas da Missa
1. Populus Sion – Introitus
2. Deus tu Convertens – Ofertório
3. Jerusalem surge et Spa – Communio Deus in adjutorium intende, antífona de invocação de Vésperas

Estevão Lopes Morago (1570-1628)
Laudate Pueri Dominum Salmo
Duarte Lobo (1565-1648)
Antífona do Magnificat
Creator alme siderum antífona de Advento
Rorate coeli desuper
Magnificat anima mea Dominum
Sousa Carvalho (1745-1798)
Te Deum (1.º versículo)
Villancicos de Natal
D. Pedro de Cristo (1565-1618)
Quaeramus cum pastoribus
Ay mi Dios
Anónimo (anónimo, séc. XVII )
Sã qui turo zénte pleta

Anabela Covão, Mara Marques Sopranos
Ana Bulhosa, Sara Morão Contraltos
João Custódio, Paulo Rebelo Tenores
Horácio Santos, Pedro Morgado Baixos
João Luis Ferreira Órgão
Pedro Morgado Direção


13 Dezembro. Domingo, 16h00
Os Músicos do Tejo
Pela glória de Vivaldi
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço – 350 lugares

Igreja da Graça
Transportes
Autocarros: 712, 726, 730, 734, 735, 737, 797
Eléctrico: 12, 28
Metro: Santa Apolónia, Martim Moniz, Rossio, Baixa-Chiado
Comboio: Santa Apolónia, Rossio

Vivaldi merece toda a nossa admiração: alguns trechos deste compositor italiano parecem ter aparecido por geração espontânea, tão simples mas, no entanto, tão pessoais e reconhecíveis... quase como se lhe tivessem sido ditados por uma entidade superior. Além dessa imaginação prodigiosa, Vivaldi era um trabalhador incansável (música religiosa, óperas, concertos de violino...) Viver para compor/compor para viver poderia ser o seu lema – e a única “segurança social” que, na sua época, podia ter.
Neste concerto vamos executar o seu famoso Gloria, um louvor a Deus, enérgico e espontâneo que se adequa perfeitamente à quadra natalícia e à maravilhosa Igreja da Graça. Apresentaremos também um poético concerto de violoncelo que, obedecendo à fórmula vivaldiana do concerto- ritornello (que tanta influência teve em Bach, por exemplo), nos surpreende e comove.
Marcos Magalhães
(Os Músicos do Tejo)

PROGRAMA
Antonio Vivaldi (1678-1741)
Concerto para violoncelo e orquestra em lá menor RV 419
Allegro – Andante – Allegro
Gloria RV 589

Coro: Alunos da Escola Superior de Música de Lisboa
Joana Maria Alves Soprano
Maria Gil Proença Mezzo-soprano
Ana Raquel Pinheiro Violoncelo solo

Orquestra Os Músicos do Tejo
Tera Schimizu, Denys Stetsenko, Raquel Cravino,
Maria José Laginha Violino
Álvaro Pinto Viola
Ana Raquel Pinheiro Violoncelo
Marta Vicente Contrabaixo
Pedro Castro Oboé
Steve Mason Trompete
Marta Araújo Cravo
Marcos Magalhães Direcção


13 Dezembro. Domingo, 17h30
Orquestra Académica Metropolitana Coro da Universidade Nova de Lisboa
Concerto de Natal – Mozart
Entrada livre limitada à lotação da sala, mediante levantamento dos bilhetes no próprio dia (limite de dois bilhetes por pessoa). Sala Principal – 690 lugares
Bilheteira: São Luiz Teatro Municipal; Tel. (+351) 213 257 650; E-mail bilheteira@teatrosaoluiz.pt
Horário: das 13h às 20h

São Luíz Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38
Transportes
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 709, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré 
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia

À semelhança do Natal, sobre o qual Ary dos Santos escreveu ser «quando o homem quiser», também a música de Wolfgang Amadeus Mozart não necessita de efemérides ou quaisquer pretextos para ser celebrada. Encontra-se facilmente entre o seu legado uma obra que se ajusta certeiramente a qualquer dia do ano, tal é a diversidadede registos expressivosque percorre.

Nesta ocasião, em que a cidade mergulha num oceano de coros angelicais e jogos de sinos, a Orquestra Académica Metropolitana e o maestro Jean-Marc Burfin convidam-nos para escutar uma das mais belas partituras sacras do compositor austríaco, as Vesperae solennes de confessore, uma oração musical de louvor em que se destaca o célebre Laudate Dominum que todos decerto reconhecerão. Antes disso, terá lugar a derradeira sinfonia, Júpiter, graciosa e introspetiva, perturbadora e exuberante.

PROGRAMA
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Sinfonia N.º 41 em Dó Maior, KV 551,
Júpiter (1788)
I. Allegro vivace
II. Andante cantabile
III. Minuetto: Allegretto
IV. Molto allegro
Vesperae solennes de confessore,
KV 339 (1780)
I. Dixit Dominus
II. Confitebor tibi
III. Beatus vir
IV. Laudate pueri
V. Laudate Dominum
VI. Magnificat anima mea

Marisa Figueira Soprano
Joana Nascimento Mezzo-soprano
Marco Alves dos Santos Tenor
José Pedro Bruto da Costa Barítono
Coro da Universidade Nova de Lisboa
João Valeriano Maestro do Coro
Orquestra Académica Metropolitana
Jean-Marc Burfin Maestro



17 Dezembro. Quinta, 18h00 e 21h00
Escola de Música do Conservatório Nacional
Os sons do Natal
Entrada livre limitada à lotação da sala e mediante levantamento dos bilhetes no próprio dia (limite de dois bilhetes por pessoa)
Sala Manoel de Oliveira – 827 lugares
Bilheteira: 17 de dezembro; Horário: 13h00 até à hora de início dos espetáculos

Cinema São Jorge
Avenida da Liberdade Nº 175
Transportes
Metro: Avenida
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 702, 706, 709, 711, 712, 720, 723, 726, 727, 732, 736, 738, 744, 746, 753, 774, 783
Elevadores: Glória, Santa Justa

A Escola de Música do Conservatório Nacional apresenta de novo, nesta quadra natalícia, dois concertos no Cinema S. Jorge. A diversidade é a tónica dominante, não só ao nível das obras musicais mas também das formações musicais participantes: quatro grupos corais, quatro grupos de câmara e cinco orquestras. Do “Canto dos Pássaros”, peça tradicional da Catalunha, à Abertura Festiva op. 96 de Dimitri Shostakovich, passando naturalmente pelas canções natalícias, os habitantes da cidade de Lisboa e os seus visitantes terão a oportunidade de usufruir momentos únicos onde a solidariedade e festividade se irão manifestar na imensidade dos sons do Natal.


PROGRAMA
18h00
1ª Parte
Pequenos cantores
Arr. Angel Oliver (1937–2005)
El Cant des Occels –
Tradicional da Catalunha
Malcolm Hawkins
Four Carols for Chorus and Harp
1. A Vision
2. Storm Cloud
3. Iris
4. Jubal
Irving Berlin (1888-1989)
Arr. Roberto di Marino (1956)
White Christmas

Ana Castanhito Harpa

Teresa Cordeiro/ Rute Dutra Direção
Bruno Cochat Encenação


Quarteto de cordas

Mozart (1756-1791)
Quarteto n.º 3 em sol maior
Presto
Adagio
Luís André Ferreira Coordenação


Intervalo



2ª Parte

Orquestra Jovem de Cordas
(integrado)
A. Glazunov (1865-1936)
Suíte (Tema e variações 1, 5 e 7)
Orquestra Jovem de Cordas
(supletivo)
Eurico Carrapatoso (1962)
Sete velhos corais portugueses (1, 4, 7)
Orquestra Jovem de Cordas
(integrado e supletivo)
Jean Sibelius (1865-1957)
Andante festivo
Eurico Carrapatoso (1962)
Hino do Conservatório

Alexandre Branco Direcção



Intervalo



3ª Parte

Coro e Orquestra do Atelier Musical
Arr. Rollo Dilworth (1970),
Orq. Ricardo Mateus
Little David – Espiritual
Arr. Tiago Marques
Dorme, meu Menino – Tradicional
Arr. Patsy Ford Simms (1946),
Orq. Ricardo Mateus
Go, tell it – Espiritual
José Afonso (1929-1987),
Orq. Ricardo Mateus
Canção de Embalar
Ennio Morricone (1928),
Adapt. Ricardo Mateus
Nella Fantasia (Gabriel’s oboe)

Coordenadores:

Teresa Cordeiro, Rute Dutra Coro
Bruno Cochat, Ruben Saints Expressão Dramática
Ricardo Mateus, José Machado Orquestra
Ricardo Mateus Direção


21h00

1ª Parte
Coro Peregrinação
Do Cancioneiro d’Elvas (séc. XVI)
Se do mal que me quereis
Parti ledo por te ver
Que sentis coraçon mio
Anónimo séc. XVI
Di, perra mora
Arr. Fernando Lopes-Graça
(1906-1994)
Em Belém o Salvador

Teresita Marques Direção


Coro Geral EMCN

Timotei Popovich (1870-1950)
Praznic luminos
Donostia (1886–1956),
Arr. Tiago Marques
Não me direis Maria
John Rutter (1945)
Angel’s Carol
Fernando Lopes-Graça (1906-1994)
Bendito do Menino
Edgar LaMance Jr
Jingle Bells

Nathanael Júnior, Teresita Marques, Tiago Marques

Coordenação


Trio de cordas

Francisco Lacerda (1869-1934)
Lições em Trio nº4
Adagio
Franz Schubert (1797–1828)
Trio de cordas em Sib Maior
Allegro

Luís André Ferreira Coordenação



Quarteto de Cordas

Joseph Haydn (1732-1809)
Quarteto Op. 33 Nº1, em Si menor
Allegro
Presto

Ricardo Mateus Coordenação



Quinteto de Sopros

Giuseppe Cambini (1746-1825)
Quinteto nº2 em Ré menor 3º Andamento
Presto ma non tanto
Franz Gruber (1787-1863),
Arr. Davis Bussick
Silent Night

José Coutinho Coordenação



Intervalo



2ª Parte

Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional
Mendelssohn (1809–1847)
Abertura Hébridas
Shostakovich (1906–1975)
Abertura Festiva

Alexandre Branco Direção




18 Dezembro. Sexta, 21h30

Escola de Música do Conservatório Nacional
Missa de João Domingos Bomtempo
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço – 630 lugares

Igreja de São Vicente de Fora

Largo de São Vicente
Transportes
Autocarros: 706, 712, 726, 728, 730, 734, 735, 737, 759, 781, 782, 797
Eléctrico: 12, 28
Metro: Santa Apolónia
Comboio: Santa Apolónia

Poucos dias antes da sua morte, em 1842, João Domingos Bomtempo terminou a única missa que escreveu. Dedicada ao Rei D. Fernando, esta obra foi composta para ser executada na pequena capela do Palácio da Pena, em Sintra, muito provavelmente para a sua ressacralização. Escrita para um efetivo reduzido de cordas, duas trompas, coro e solistas, inclui as seguintes secções da missa: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus-Benedictus e Agnus Dei.

Bomtempo fez grande parte da sua formação musical em França e viveu tempos atribulados na corte portuguesa. Na sua obra, assumem relevância os valores da liberdade individual e da soberania da nação portuguesa. Não obstante, no seu trabalho podem identificar-se fortes influências germânicas clássicas, que eram invulgares em compositores ibéricos da sua época.

PROGRAMA

João Domingos Bomtempo (1771–1842)
Missa para Coro e Orquestra (1842)

Tiago Marques Direção

Lea Managil Soprano
Rita Silva Contralto
António Geraldo Tenor
André Henriques Baixo
Coro Musaico
Preparação: Tiago Marques
Ensemble Peregrinação
Preparação: Teresita Marques
Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional
Preparação: Alexandre Branco Weffort



19 Dezembro. Sábado, 21h30

Concerto de Encerramento
Em nome de um Mundo
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço – 580 lugares

Igreja de São Domingos
Largo de São Domingos (Rossio)
Transportes
Metro: Rossio, Restauradores
Autocarros: 711, 714, 732, 735, 736, 737, 759, 760, 781, 782 
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia

Num tempo de individualismo, este é um concerto que celebra a comunhão. Em palco estarão Carolina Deslandes (cantora, compositora e escritora portuguesa de referência da nova geração), Dino D’Santiago (cantor, compositor e símbolo da juventude cabo-verdiana) e Maria Emília Reis – uma das maiores fadistas a surgir na atualidade, nascida em São Paulo. Concebido por Diogo Clemente, estarão juntos a cantar o amor em diferentes formas musicais, partilhando os talentos com os cinco músicos que os irão acompanhar. A ideia será mostrar que a harmonia entre os mundos é possível, através da música.

PROGRAMA
Avé Maria Fadista
Letra: Gabriel de Oliveira,
Música: Francisco Viana
Nôs Tradison
Dino D’Santiago
White Christmas
Irving Berlin
Sinal da Cruz
Letra: João Bragança
Música: José Feliciano
Maravilhas fez em Mim
Paula Willumsen
Luz, Terna e Suave
Música: Maria Durão e Luís Roquete
Minha Senhora das Dores
Música: Paulo Valentim
Letra: Jorge Rosa
Dentu Bô
Dino D’Santiago
Angel
Sarah McLachlan
Foi Deus
Alberto Janes
What a Wonderful World
Louis Armstrong
Longe do mundo
Eu Sei
Sara Tavares

Carolina Deslandes Voz

Dino D’Santiago Voz
Maria Emilia Reis Voz
Diogo Clemente Guitarra Acústica
Ângelo Freire Guitarra Portuguesa
André Moreira Baixo
Rúben Alves Piano, Teclas e Acórdeão
Miroca Paris Percussão

Fontes e imagem: http://www.egeac.pt/evento/natal-em-lisboa-2015/

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