8 de Janeiro e 27 de Fevereiro, 2015: Exposição - ENERGIA SOCIAL

Fundação Portuguesa das Comunicações | Museu das Comunicações
Rua do Instituto Industrial 16, Lisboa

"No âmbito da sua programação no campo da arte contemporânea, a Fundação Portuguesa das Comunicações | Museu das Comunicações inicia o novo ano com a exposição de Fotografia Energia Social, uma iniciativa da Fundação Repsol que conta também com o apoio da Casa da América Latina.
A exposição, reflete o trabalho de oito fotógrafos, de oito nacionalidades diferentes que captam as sinergias entre a paisagem ibero americana e aqueles que a habitam. Portugal é representado pelo premiado fotógrafo, António Homem Cardoso."

"A exposição é composta por uma seleção de 50 fotografias, a cores e a preto e branco que combinam o valor documental e artístico da fotografia. As imagens captadas refletem diferentes aspetos dos países em que a Repsol e a sua Fundação estão presentes e desenvolvem a sua atividade social e cultural.
Oito fotógrafos contemporâneos de renome em seus países mostram neste percurso fotográfico a diversidade das paisagens e os seus habitantes. António Homem Cardoso (Portugal) centra-se na cidade costeira de Sines, localizado entre o mar e a planície; Araquém Alcântara (Brasil) desloca-se para a Mata Atlântica da Amazónia; Walter H.
Wust (Peru) elabora um belo retrato do país Inca através de um percurso pela sua cultura e pelo seu povo; Andrés Unterladstaetter (Bolívia) realiza uma viagem pelas tradições ancestrais do seu país; Ricardo Peña Bacalao (Venezuela) narra o desenvolvimento das populações rurais no norte da América do Sul; Simon Brauer (Equador) dirige o seu olhar para as comunidades indígenas dos Andes. Ángel de la Rubia (Espanha) dirige a lente da sua câmara para o património artístico de Espanha; Alejandro Cartagena (México) mostra um retrato sociológico de Reynosa, município no nordeste do México, que traça a fronteira com os EUA.

Na inauguração estará presente António Calçada de Sá, Presidente e Administrador Delegado da Repsol Portuguesa e Javier Inclán de la Cuesta, diretor da Área Social e Institucional da Fundação Repsol que sobre a mostra de Lisboa destaca que "o projeto visa sensibilizar e aproximar os visitantes a uma nova e diferente perspetiva sobre os países em que operamos e desenvolvemos a nossa ação social. O nosso objetivo é assim contribuir para uma maior consciencialização da sociedade nestes locais"."

Horário:
10-18h, de Segunda-feira a Sexta-feira
14-18h, Sábado
10-22h, última Quinta-feira de cada mês
Encerra Domingos e feriados

Inauguração: 8 de Janeiro, às 18:30

Transportes
Autocarros: 706, 713, 714, 727, 728, 732, 760, 773
Comboio: Santos
Eléctricos: 15, 18, 25, 28
Metro: Rato, Cais-do-Sodré
Barcos: Cais-do-Sodré

Sem comentários:

Enviar um comentário