23 de Maio a 9 de Junho, 2012: Festival Alkantara 2012 - PROGRAMAÇÃO PARALELA

"Ar.Co

retratos no espaço alkantara

Uma tentativa de retrato de grupo do alkantara 2012. No espaço alkantara decorre este projecto em colaboração com Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual – que fotografa os habitantes do festival.

de 23 maio a 9 junho
no Ponto de Encontro


Concerto Lula Pena

“Vivendo imersa nesta relação tão singular com o som, com a história, com a memória e com a forma de carregarmos para todo o lado tudo o que vimos, observámos e aprendemos, podemos pensar em Lula não só como uma das grandes inventoras do fado, mas como alguém que verdadeiramente o vive e segue vivendo.” Cedo partiu para fora e tocou a sua música em lugares como Bruxelas, Alemanha, França, Itália ou Marrocos. O primeiro álbum editado foi Phados (1998), esse disco inesperado e docemente perturbador, a que se seguiu uma longa espera que terminou em 2010 com a obra Troubadour. O álbum é um “organismo vivo que dá e recebe, onde podemos encontrar uma Lula Pena gloriosa e crua, sem limites, com espaço para respirar e ser concisa – na composição, nas suas inimitáveis rapsódias, na tremenda entrega emocional, na voz incomparável.”
Mbari Música

Nesta passagem pelo pequeno palco do espaço alkantara, constrói-se uma comunhão única e íntima da descoberta da criação, feita de momentos e reacções que apenas podem existir numa só ocasião.

25 maio, 24h
no Ponto de Encontro


PEPCC – Forum Dança

portas abertas do PEPCC com Meg Stuart

A 25 de Maio às 16h, poderá assistir a um momento do seminário dirigido por Meg Stuart aos alunos do PEPCC – Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica.

25 maio, 16h
no Forum Dança, Edifício/Lx Factory 

 

Sunday Show

M/12

Em 2012 comemoram-se os 10 anos do Sunday Show, evento emblemático underground lisboeta, iluminando as tardes de domingo no ponto de encontro do festival com um desfile inusual de performances sempre com sentido crítico e cheio de humor. O Sunday Show inspira-se nos cabarés nova-iorquinos, permitindo assistir aos mais diversos números, do evento mais exuberante ao mais “trashy”. Nestas sessões de aniversário, vamos poder revisitar algumas das melhores performances e descobrir novas propostas.
direcção Bomba Suicida co-criação Tânia Carvalho, Luís Guerra, Marlene Feitas, Mónica Coteriano, Bruna Carvalho, Mariama Barbosa, Milanka Almeida, Inês Nogueira, Miguel Loureiro, Ana Ribeiro, Márcia Cardoso, Vitor Gonçalves, José Vitorino, João Maló, Sandra Cachaço, Maria Marília Mira, Vasco Diogo, Mariana Tegner Barros, Sttiga, Vitor D´Andrade, Luísa Brandão, Jorge Bragada, Filipe Viegas, Gonçalo Ferreira de Almeida e Aleksander Protic

OFF THE GRAVE!

O Sunday Show nasceu há 10 anos e 5 anos depois... Morreu.
Momentos recordáveis que estão a ser recuperados por uma equipa de experts noruegueses que lentamente vão sendo postados em https://www.facebook.com/sundayshows.
Mas para celebrar 10 anos do seu nascimento e 5 da sua morte, o Sunday Show ressuscita dos mortos com um menu deliciosamente podre... De BOM!
O Sunday Show Off the grave! vai relembrar as estrelas já mortas e homenageá-las como só o Sunday sabe fazer...
Estrelas do mais alto nível internacional vão fazer companhia a esse grande mito, Madunna, que inicia em Lisboa a sua tournée de 2012: MDUNA!
Um grande fórobodó... Uma tara... Um show intemporal ou já velho? A descobrir... De preferência com caipirinha na mão.

27 de maio, 17h
no Ponto de Encontro


BORA LÁ BOLLYWOOD!

\\\"Aihnièeeeyeeee nhiuiiiiiiiaaaaaaght gatkasheeeetheftè!
Pahn-hnaaaaakmdat. fethseabe kscheee etakalè.
fté-leéééé´ksa taparatek, makseb latkassss pertumnika...
LOLOLOLOLOLOL
huy-mnam katpasek nek mina ak setre MADUNNA!!!!!!!
sightacrep-phef laschtic. Puk. Lak. Tak....SUNDAY SHOW... FRVR!!!!!!!\\\"
Aishwarya Rai Bachchan, esta grande estrela de Bollywood, já disse tudo sobre o Sunday Show de 3 de Junho... Uma homenagem a esse grande mundo. Para a maior parte dos mortais que acha que já sabe tudo só porque viu a parte final do filme Quem quer Ser Milionário, com este Sunday Show Bollywood Tutorial, todos os mistérios serão desvendados... Será que na Índia todos cantam e dançam de 10 em 10 minutos? Vamos descobrir tudo com o Sunday Show Bora Lá Bollywood!... De preferência com caipirinha na mão com sabor a caril!

3 de junho, 17h
no Ponto de Encontro


Lançamento do livro Centro de Dia de Dona Vlassova & guests

Em 2010, Dona Vlassova & Guests criaram, no âmbito do alkantara festival, Centro de Dia, uma experiência sensorial e afectiva com os habitantes do Centro Social da Sé. Dois anos depois é lançado o livro que relata o processo de criação desse espectáculo.

28 de maio, 15h
no Ponto de Encontro

 

Apresentação Escola Superior de Dança

Ao longo dos últimos anos, duas escolas tiveram um papel essencial na formação da nova geração de bailarinos em Portugal. No contexto do alkantara festival, ambas vão abrir as suas portas ao público.
A 30 e 31 de Maio às 21h30, é possível assistir aos mais recentes trabalhos dos jovens coreógrafos e bailarinos da Escola Superior de Dança, na Rua do Século 89-93.

30 e 31 maio, 21h30
na Escola Superior de Dança - Rua do Século 89-93


PEPCC – Forum Dança

Apresentação de 5 solos pelos alunos do PEPCC

A 3 Junho às 17h, apresenta-se uma selecção de solos dos estudantes do PEPCC - Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica, criados no final de 2011, com orientação artística de Loïc Touzé e de Miguel Pereira.

3 junho às 17h
no Forum Dança, Edifício/Lx Factory 

 

masterclass P.A.R.T.S.

filósofo Ludo Abicht

Já agora, o que disse realmente Marx?
Durante duas tardes o espaço alkantara transforma-se numa sala de aulas de P.A.R.T.S. Dois professores eminentes da famosa escola de dança mostram-nos como nem toda a formação de dança implica um duche quente de seguida.
Dia 6 de Junho, às 15h, o filósofo Ludo Abicht questiona “Já agora, o que disse realmente Marx?”. Em 2008, no clímax da crise financeira, corretores respeitáveis de Wall Street organizaram uma demonstração, carregando sinais com a inscrição “Marx estava certo!” A masterclass de Abicht questiona: porque terão subitamente redescoberto Marx, mais de 125 anos após a sua morte? O que está realmente escrito em O Capital e de que forma podem as teorias de Karl Marx ajudar-nos a compreender o sistema mundial em que vivemos?

6 de junho, 15h
no Ponto de Encontro
masterclass em inglês


lançamento do livro A Choreographer´s Score: Fase, Rosas danst Rosas, Elena´s Aria, Bartók; de Anne Teresa de Keersmaeker e Bojana Cvejic

Anne Teresa De Keersmaeker e a teórica da performance e musicóloga Bojana Cveji apresentam a sua nova publicação A Choreographer’s Score: Fase, Rosas danst Rosas, Elena’s Aria, Bartók. O livro, com 4 DVDs, oferece uma ampla percepção sobre a coreografia e a construção dos primeiros quatro trabalhos da coreógrafa (1981-86).

7 de junho, 16h
no Jardim de Inverno, Teatro S. Luiz

 

masterclass P.A.R.T.S. 

sociólogo Rudi Laermans

O nome da dança contemporânea
Durante duas tardes o espaço alkantara transforma-se numa sala de aulas de P.A.R.T.S. Dois professores eminentes da famosa escola de dança mostram-nos como nem toda a formação de dança implica um duche quente de seguida.
A 8 de Junho, às 15h, o sociólogo Rudi Laermans fala sobre “O nome da dança contemporânea”.
O que torna a dança contemporânea? Esta masterclass coloca esta questão de uma forma multifacetada. Do ponto de vista histórico, a dança contemporânea nasceu nos anos 60 com o movimento Judson, que alargou notavelmente a definição do dançável. Isto resultou de uma situação na qual a dança age com um nome próprio que pode ou não associar-se de forma contingente a uma performance. Além disso, a dança contemporânea enfatiza a sua contemporaneidade ou a sua presença dentro da co-presença situacional do público através de diversas estratégias. No âmago deste género artístico, é também possível detectar tendências vincadas para incorporar ideias dentro da prática coreográfica – dança conceptual –, para incluir movimento não-humano – dança em geral – e para optar por diversas formas de colaboração artística – commonal dance ou dança comunitária.

8 de junho, 15h
no Ponto de Encontro
masterclass em inglês"

Fonte e imagem:
http://www.alkantarafestival.pt/programacao-paralela.php
Artigo no jornal Público:
http://www.publico.pt/Cultura/alkantara-festival-mostra-efeitos-das-regras-no-teatro-contemporaneo-1547321

Sem comentários:

Enviar um comentário