24 de Março, 2012: CCB - DIA MUNDIAL DA POESIA 2012


Maratona poética 

24 Mar 2012 - 11:00 às 19:00
Para todos

Diversos espaços do Centro de Reuniões
Entrada livre sujeita à capacidade de cada uma das salas.

Pelo quinto ano consecutivo e numa iniciativa conjunta do Plano Nacional da Leitura (Ministério da Educação e Ciência e Secretaria de Estado da Cultura) e do Centro Cultural de Belém, comemoramos no dia 24 de março, o Dia Mundial da Poesia. Um programa intenso, ao longo do dia, que se inicia a partir das 11h com a Feira do Livro de Poesia, vários espaços onde a poesia portuguesa é dita por poetas, actores e personalidades. O indispensável espaço para os espontâneos, Diga lá um Poema e um conjunto de oficinas e actividades que a Fábrica das Artes organiza para todas as idades. Este ano, a Maratona da Leitura é dedicada a Jorge de Sena. “Manuscritos” é a exposição que está patente na Galeria Mário Cesariny. O êxito das primeiras edições leva-nos a dar continuidade ao Concurso de Poesia dirigido às escolas, cuja selecção final terá lugar no CCB, com a atribuição de prémios para os melhores poemas. Este ano vamos, ainda, ter um espaço dedicado à Poesia Latino Americana, organizado em colaboração com a Casa da América Latina.
Haverá poesia num ambiente de festa em todo o CCB.
 
 
Programa


11:00 – 19:00


Feira do Livro de Poesia | Entrada do Centro de Reuniões – Piso 1

Na entrada e recepção do CCB poderá encontrar o seu poeta preferido, ou último livro de poesia editado.

Organização: Jazz
INCM | Passagem ½ Sul - Piso 1

Posto de venda de edições e publicações da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Organização: Imprensa Nacional – Casa da Moeda
Diga lá um poema | Bengaleiro norte – Piso 1

Leituras em voz alta abertas ao público. O espaço é montado como um estúdio de gravação, com um estrado e um microfone. O público é convidado a dizer poesia em frente a uma câmara. As gravações são passadas, em diferido, em vários écrans distribuídos pelo CCB.
Exposição Manuscritos | Galeria Mário Cesariny

O manuscrito do punho de um escritor é sempre um testemunho precioso da sua luta pela expressão. Esta exposição, para além de apresentar documentos do maior interesse para a obra dos poetas participantes, traz a público uma novidade absoluta: o conjunto de rasuras e alterações manuscritas feitas por Eugénio de Andrade nas páginas de um exemplar da primeira edição de Obscuro Domínio.
Jorge de Sena

Um homem prodigioso | Um filme de Joana Pontes
Sala Eugénio de Andrade
Uma evocação, ao mesmo tempo rigorosa e poética, do universo de um dos maiores escritores portugueses do século XX, com registos filmados de intervenções de Jorge de Sena, depoimentos de familiares e amigos, e a revisitação de lugares da sua vida.   
  15:00
De viva voz | Sala Luis de Freitas Branco – Piso 1
Poetas e outras personalidades dizem poesia sua ou de outros.
Apresentação / coordenação: Inês Fonseca Santos
Ana Luisa Amaral, António Osório, Carlos Alberto Machado, Daniel Jonas, Filipa Leal, Jaime Rocha, José Mário Silva, Manuel António Pina, Margarida Ferra, Maria Teresa Horta,
Miguel-Manso, Nuno Júdice e Pedro Tamen
15:00
Maratona de Leitura - Jorge de Sena | Sala Fernando Pessoa – Piso 2
Selecção de poemas de Jorge de Sena ditos por diferentes personalidades.
Apresentação / coordenação: Pedro Lamares
Almeida Faria, Emílio Rui Vilar, Fernando Pinto do Amaral, Francisco José Viegas, Isabel Alçada, Joana Carneiro, Joana Pontes, Jorge Fazenda Lourenço , Jorge Vaz de Carvalho, Luis Filipe Rocha e Nuno Crato
Deserto do real – A nova poesia portuguesa, alguns poetas para hoje 
Aula aberta | Sala Sophia de Mello Breyner – Piso 2
António Carlos Cortez - Poeta, crítico literário (JL; Relâmpago, Colóquio-Letras e outras publicações da especialidade) e professor de Literatura Portuguesa. Publicou cinco livros de poesia (Ritos de Passagem, 1999; Um Barco no Rio, 2002; A Sombra no Limite, 2004; À Flor da Pele, 2008; Depois de Dezembro, 2010) e «Nos Passos da Poesia - a pedagogia do texto lírico» (2005).
A poesia portuguesa, revisão de alguns casos novos. Sete poetas e alguns poemas comentados. Questões de linguagem e visão do mundo. Entre o cepticismo e a mágoa, de que modo algumas das novas vozes da poesia portuguesa se posicionam face à tradição poética e face a um tempo marcado pela decepção, pela hipótese de um fim na «esperança do futuro». Como construir essa esperança?
15:00

Poesia Latino Americana | Sala Almada Negreiros – Piso 1
Realizado em colaboração com a Casa da América Latina.
Poeta convidado: Armando Romero -  Um dos mais destacados poetas Colombianos, nasceu em Cali, em 1944. Pertenceu ao grupo inicial do nadaísmo. Na Grécia escreveu a sua primeira novela, Um dia entre as cruzes (1993) e o livro de poemas, Cuatro líneas (2002). A sua novela La rueda de Chicago (Bogotá, 2004) ganhou o Prémio de melhor novela de aventuras (Latino Book Festival, New York, 2005). Foi distinguido com o título de Charles Phelps Taft Professor da Universidade de Cincinnati. Em 2008 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Atenas, Grécia.
15:00

Latino-americanos residentes em Portugal dizem poesia da América Latina (cada leitor escolhe poetas na sua língua de origem).
Apresentação por José Manuel Fajardo

17:00 Lançamento da Antologia de Poesia Colombiana
Apresentação por German Santamaria Barragan (Embaixador da Colômbia em Portugal), Lauren Mendinueta (organizadora), Nuno Júdice (tradutor) e Manuel Alberto Valente (editor).
17:30 Armando Romero fala e diz poesia.


Programa Educativo
11:00 – 19:00
Imagem B - João Concha | Exposição | Foyer Sophia de Mello Breyner

Em IMAGEM B reúnem-se elementos da longa série “ALICE”, decorrendo de pesquisa plástica sobre a protagonista de "Alice's Adventures in Wonderland" e "Through the Looking-Glass", de Lewis Carroll.
Apresentam-se ainda alguns trabalhos de ilustração da série “O Amor é”, exercícios de colagem digital a partir de expressões/clichés sobre essa palavra difícil.
Público-alvo – para todos, pais e filhos

Imagem B - João Concha | Oficinas | Salas Foyer Sophia de Mello Breyner
Escrita criativa, ilustração, construção de livros, performance, música. Três propostas diferentes baseadas na exposição de João Concha, coordenadas por José Mateus.
Monitores José Mateus, Joana Ratão, Alexandre Esgaio, Patrícia Andrade, Diogo Branco, Carla Duarte
Público-alvo – para todos, pais e filhos

Espectáculos

11:00
O Fraseador | Espectáculo | Sala de Ensaio
O Fraseador é um espectáculo que nasce do universo poético da língua portuguesa. Vamos pôr o objecto mais mágico do mundo no lugar mais mágico do mundo: um livro no teatro. Ou melhor… uma “chuva” de livros num teatro e um actor, no meio das palavras, a contar histórias e a ler poemas.
Construído a partir dos poemas de Álvaro Magalhães, António Torrado, Fernando Pessoa, João Paulo Seara Cardoso, Manuel António Pina, Manoel de Barros, entre outros
Duração 50m
Público-alvo - a partir dos 6 anos
15:30

Entrega de Prémios aos 12 alunos vencedores, dos quatro níveis educativos:
1º Ciclo do Ensino Básico / 2º Ciclo do Ensino Básico / 3º Ciclo do Ensino Básico / Ensino Secundário. Patrocínio da LeYa e TMN
 Deverão ser levantadas senhas para os programas assinalados. Estas senhas serão entregues na fila à entrada do Pequeno Auditório, 30 minutos antes da hora do evento, até ao limite da capacidade da sala, (máximo 4 senhas por pessoa).


Transportes
Autocarros: 28/714/727/729/732/751
Eléctrico: 15
Comboio: Belém
Barco: Belém 

Fonte e imagem:

Sem comentários:

Enviar um comentário