10, 17, 24 e 31 de Janeiro, 2012: Conferências - Mudando de Mundo Globalização e Conflitos no Novo Século



por José Manuel Félix Ribeiro

TERÇAS-FEIRAS
10, 17, 24, 31 DE JANEIRO
Pequeno Auditório
18h30 · Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
M12
Este ciclo de conferências terá transmissão direta aqui .
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt

"Este ciclo de conferências pretende fornecer um conjunto de informação sintetizada e trabalhada que permita melhor compreender as múltiplas tensões que se cruzam no mundo de amanhã e que já fazem sentir a sua presença no mundo de hoje.
Começando por compreender a globalização, a sua estrutura, os seus atores principais, os fluxos que a organizam, as suas fases, definidas de acordo com as mudanças nos atores principais envolvidos nesses fluxos. Relacionando em seguida a economia da globalização com a profunda transformação estratégica e geopolítica no pós-Guerra Fria, compreendendo o papel central dos EUA nos três níveis – económico geopolítico e estratégico e as consequências para a Europa da Globalização e do fim da Guerra Fria.
Colocando-nos no “hoje” – ou seja na crise financeira mundial e na turbulência geopolítica em torno da Energia – com as incertezas que coloca quanto ao(s) futuro(s) possíveis de atores. Tentando compreender as origens da atual crise financeira e o modo distinto como atualmente atinge os EUA e a Europa.
Procurando fazer uma abordagem à crise da dívida soberana na margem norte do Mediterrâneo e ao que pode representar para o(s) futuro(s) da zona Euro e para as relações transatlânticas, quando ocorre ao mesmo tempo que as mudanças de regime e as turbulências geopolíticas na margem sul do Mediterrâneo. E concentrando a atenção do futuro nas relações geopolíticas e estratégicas entre os EUA e as três Ásias: Ásia Pacifico, Ásia Central e do Sul e Golfo Pérsico – espaço onde se localizam potenciais Atores Principais no futuro – EUA, China, Índia, Irão… Não esquecendo aqueles que ainda não sabemos se vão, e como vão, irromper em cena.
Com a preocupação de explicitar incertezas e reunir matéria prima para pensar o(s) futuro(s) em cenários contrastados.
José Manuel Félix Ribeiro é licenciado em Economia pelo ISCEF, aposentado do Departamento de Prospetiva e Planeamento e Relações Internacionais do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, de que foi subdiretor-‑geral e onde coordenou a área de Informação Internacional. Responsável pela área de Prospetiva nos cursos de dirigentes do INA, colaborador regular do IDN e do IPRI.
10 de janeiro
A globalização: atores, fluxos e crises – uma visita a partir do Pacífico
17 de janeiro
Os EUA, os arquitetos da globalização – potência em declínio ou fénix renascida?
24 de janeiro
A emergência das Ásias e os violentos conflitos que podemos esperar
31 de janeiro
A Europa, que destino – o Mediterrâneo ou o Ártico?"

Transportes
Comboio: Entrecampos, Roma

Metro: Saldanha, São Sebastião

Autocarros: 21, 36, 44, 91, 713, 716, 726, 727, 732, 738, 745

Sem comentários:

Enviar um comentário