até 21 de Março, 2010: Exposição: TRADIÇÃO JAPONESA, PAISAGEM PORTUGUESA

 

Japão x Portugal 150 Anos


até 21.Março 11:00-19:00

"Em 2010 comemora-se em Portugal e no Japão os 150 anos da assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre os dois países. Neste contexto 3 japoneses vão realizar uma exposição sobre Cultura Japonesa intitulada Tradição Japonesa, Paisagem Portuguesa numa casa tradicional portuguesa situada no Rossio, em Lisboa.Um arquitecto e um artista vidreiro criam um espaço expositivo, onde um pintor intervém com uma série de Ukiyoe com motivos inspirados na cidade de Lisboa."

"Cento e cinquenta anos depois de portugueses e japoneses terem assinado o famoso Tratado de Paz, Amizade e Comércio (1860), três artistas japoneses com uma forte ligação ao nosso país, onde têm vindo a trabalhar, uniram-se a dois cozinheiros do seu país para celebrar a efeméride em terras lusas com a exposição “Tradição Japonesa, Paisagem Portuguesa”. A partir de um cenário que representa uma casa tradicional portuguesa, o arquitecto Yutaka Shiki organizou o espaço expositivo – o terceiro andar do edifício da loja Tezenis no Rossio – para receber os objectos de design do artista vidreiro, Kojiro Toyoda, e uma série de pinturas tradicionais japonesas (Ukiyoe), com motivos inspirados na cidade de Lisboa, da autoria do pintor Yuichi Fukuda.
Segundo Yuichi, os portugueses parecem conhecer melhor a banda desenhada japonesa ou Manga, mas ainda não conhecem muito sobre arte japonesa. O mesmo fenómeno acontece com a cozinha japonesa. “Não existe muita comida japonesa autêntica em Portugal. Decidimos fazer este evento, em parte para introduzir a verdadeira cultura japonesa por cá e mudar a imagem estereótipo que os portugueses têm sobre o Japão”, explica Yuichi. A maioria dos trabalhos que apresenta nesta exposição foram inspirados nas pinturas tradicionais japonesas, como é o caso de uma série de pinturas que parecem azulejos portugueses com caracteres japoneses. “A técnica que usei foi pintar sobre madeira com aguarela para que se pareçam com as pinturas antigas do Japão”, explica o artista.
Além das suas pinturas, vão estar em exposição neste edifício pombalino os candeeiros em vidro de Toyoda. E o melhor de tudo é que também vai haver autêntica comida japonesa por aqui. “Vamos oferecer chá e pequenos doces aos visitantes e, aos fins-de-semana, há comida do Catering Laku”, explica Yuko Yamamoto, Chef e uma das organizadoras deste projecto de intercâmbio cultural." Por Catarina Mendonça Ferreira, in Time Out.

Loja Tezenis - Praça do Rossio:
Rua 1º Dezembro, nº 2B
Tel.: 91 914 1661
e-mail: info@japao-portugal150.com
 
Fontes:
http://www.japao-portugal150.com/
http://timeout.sapo.pt/news.asp?id_news=5008




Sem comentários:

Enviar um comentário