20 de Fevereiro, 2010: Concerto - Concerto de Encerramento 8º Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses

 
Entrada livre. Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis.
Máximo: 2 senhas por pessoa.) Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt

"Com a realização do 8º Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses, o Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian dá continuidade à iniciativa lançada em 2003 e que, ao longo dos últimos anos, incrementou o incentivo à criação musical em Portugal. Desde que o Workshop passou a integrar o plano de trabalho da Orquestra Gulbenkian, com periodicidade anual, foram já 29 os jovens compositores até hoje apresentados ao público nos concertos de encerramento, após uma a duas semanas de trabalho exclusivamente dedicadas à leitura das suas obras, abrindo o leque de opções inclusivamente aos compositores que não têm ainda antecedentes de carreira profissional.
As primeiras cinco edições foram dirigidas pelo maestro Guillaume Bourgogne, sendo este o terceiro ano em que o Workshop é dirigido pela maestrina Joana Carneiro.
No concerto de encerramento deste 8º Workshop são dadas a ouvir, em estreia absoluta, obras de sete compositores seleccionados de entre os catorze que se candidataram para este efeito no âmbito do concurso público aberto a compositores nascidos desde 1 de Janeiro de 1975. A selecção foi feita por uma comissão de leitura integrada por Emmanuel Nunes, Luís Pereira Leal e Joana Carneiro. Todos os sete referidos compositores participam este ano pela primeira vez no Workshop.
A vários dos compositores participantes nas sete anteriores edições o Workshop abriu portas para a colaboração criativa com outras instituições em Portugal e no estrangeiro. Tendo em atenção as qualidades evidenciadas nos Workshops, o Serviço de Música fez encomendas de obras a dois destes compositores.
O Workshop da Orquestra Gulbenkian integra o plano do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian para formação de criadores musicais que já incluía a realização de Seminários de Composição, a atribuição de bolsas de estudo e encomendas a jovens compositores.
O Workshop regressa este ano à Culturgest, instituição que lhe abriu as portas para as suas três primeiras edições.

Programa
Orquestra Gulbenkian
Maestrina Joana Carneiro
André Miranda
Farbenharmonienwerk
Ângela Ponte
EKIS III
David Miguel
Amnis
Miguel Teixeira
da eikasia à noesis – mensagem
Nuno Peixoto de Pinho
...na viagem de um livro
Tiago Cabrita
Retorno
Daniel Moreira
Zoom Point (Omagio a Antonioni)
Este concerto não tem intervalo"

Transportes
Metro: Campo Pequeno
Autocarros: 01/36/56/721/744/745

Fonte e imagem:
http://www.culturgest.pt/actual/gulbenkian.html

Sem comentários:

Enviar um comentário