04 a 17 de Dezembro, 2009: Exposição - POTENCIAIS INTERSTÍCIOS

Inauguração. Potenciais Interstícios
04 Dezembro. 21h45. Pavilhão 27
05 - 19 Dezembro. Todos os dias das 16h - 20h


poster-potenciais-interticios
Potenciais interstícios, surge como o encontro da pesquisa que Alexandre Marques e José Miguel Soares desenvolveram, a partir das suas experiências pessoais em Lisboa. Ambas as obras foram produzidas de forma independente, juntando-se agora para determinar que possíveis relações podem ser estabelecidas entre duas visões de um mesmo local.


Morada
Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa

Av. Brasil, nº53 - Pav. 27
1700 Lisboa - Alvalade

Lisbon planes, projecto concebido por Alexandre Marques entre 2007 e 2009, foi motivado pela clara percepção de que um novo aeroporto em Lisboa iria originar o desaparecimento de um dos traços mais característicos da capital portuguesa. O fotógrafo não pretende assumir uma postura crítica sobre a deslocação do aeroporto, mas unicamente registar uma realidade agora sentida como efémera. Fica assim justificado o espírito cru, directo e objectivo com que as imagens foram realizadas e que, na sua essência, não é excessivamente díspar do usado por Dziga Vertov em “The Man with a Movie Camera”. Contudo, de forma não totalmente inesperada, o fotógrafo não pôde apagar no seu trabalho a reminiscência do ataque terrorista ás Twin Towers em Nova Iorque. Este aspecto, embora secundário às motivações iniciais do projecto, não foi evitado por permitir estender uma reflexão sob a negociação estabelecida entre imagem fotográfica e um património imagético em constante mutação.

José Miguel Soares tem vindo a assinar nos últimos seis anos, uma produção fotográfica ímpar. Calçada portuguesa (2003-2005), a obra agora apresentada, é antecedida e cruzada na sua produção por diferentes projectos: FotosGrafias (2003-2004), cuja primeira série foi em 2003 uma das obras vencedoras do concurso Jovens Criadores (CPAI-SEJ); O Verso dos Versos (2004-2005), projecto que nasceu de um desafio de Pedro Rolo Duarte, publicado na revista DNA de 2004 a 2005; e Fuhmo desenvolvido entre 2004 e 2005. Para além das particularidades próprias de cada projecto, podemos detectar uma mesma pesquisa sobre possibilidades e exigências do espaço urbano. O fotógrafo propôs para a presente exposição, um registo cirúrgico da forma como o solo lisboeta é composto, a sua evolução e acidentes sofridos. Fá-lo com recurso a um conjunto de imagens, que vão de uma subtil abstracção a um bucólico silêncio, ainda passível de encontrar na capital portuguesa.

Ricardo Romero, Novembro de 2009


Notas biográficas:

Alexandre Marques (Leiria, 1977) Após concluir a licenciatura em Psicologia pela Universidade de Lisboa, ingressou em 2002 no curso de Fotografia do Ar.Co concluindo-o em 2004. Desde essa altura realizou vários seminários sobre fotografia dirigidos por nomes como Geoffrey Batchen e David Hobbey. Desde 2005 integrou os quadros da Media Capital Edições publicando nas várias revistas e jornais do grupo, como a Lux Woman, Maxmen ou Briefing. Entre os clientes para os quais já trabalhou contam-se a TAP, a PokerStars e a Moet & Chandon. Os seus trabalhos já foram premiados e expostos na Câmara Municipal e Museu do Fado, ambos em Lisboa. Em 2010 irá frequentar o mestrado de fotografia no London College of Communication, Londres.

José Miguel Soares (Ponta Delgada, 1977) Cresceu em Évora. Licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa, seguiu-se Roma, onde fez o curso de Fotografia do Instituto Europeo di Design sob a orientação de Antonio Barella e Vitaliano Lopez. Tem trabalhos publicados em mais de 30 revistas, de grandes grupos editoriais (Media Capital, Controlinveste Media ou Impala Editores) a projectos independentes (DIF, Fast Forward ou Inovar.te). Encontramos no seu portfólio clientes como Miss Sixty, Norauto, Cartier ou G Star. Actualmente podemos destacar os ensaios fotográficos e retratos que publica na revista Nós (jornal i) e a sua actividade como consultor e formador para a revista Aula Magna.


Transportes
Metro: Alvalade
Autocarros: 7, 17, 31, 35, 83, 721, 745, 750, 755, 767


Fonte e imagem:
http://www.pavilhao28.com/index.php?option=com_content&view=article&id=95:inauguracao-potenciais-intersticios&catid=47:ctg-em-cartaz&Itemid=54

Sem comentários:

Enviar um comentário