Constituição da República Portuguesa, "Artigo 78.º - Fruição e criação cultural.
1. Todos têm direito à fruição e criação cultural, bem como o dever de preservar, defender e valorizar o património cultural."
"No dia 8 de Março, às 19h também no Instituto Franco-Português e no âmbito do colóquio sobre Annemarie Schwarzenbach, propomo-vos o documentário
Une Suisse Rebelle: Annemarie Schwarzenbach 1908-1942, de Carole Bonstein (Suiça,Alemanha, 2000, 58’).
Com base em arquivos inéditos e co-produzido pela TSR e ARTE, o filme de Carole Bonstein traça o percurso atípico e movimentado, desta escritora, jornalista e fotógrafa suiça, nacionalizada francesa. Figura incontornável, Annemarie Schwarzenbach encarna, hoje, um modelo de coragem, de lucidez e de revolta.
Sábado – 10:00
"Depois da incursão no Parque Natural de Sintra Cascais, que correu muito bem, voltamos a Lisboa para a nossa 3ª iniciativa. Desta vez não vamos a Monsanto, vamos sim ao outro lado da rua no limite do carismático bairro de Campo de Ourique. A plantação irá acontecer na actualmente despida encosta do Casal Ventoso.
Esta iniciativa tem várias características que a tornam interessante:
É a primeira em ambiente urbano (ou semi-urbano);
Vamos plantar cerca de 10 espécies diferentes;
Casal Ventoso tem uma conotação negativa, vamos levar um pouco de energia verde positiva e contribuir para a mudança desta conotação;
É uma zona diária de passagem (Viaduto Duarte Pacheco, Av. Ceuta, Eixo Norte-Sul, etc), os participantes terão o privilégio de acompanhar muito de perto o crescimento das suas árvores.
As espécies a plantar são as seguintes:
Alfarrobeira
Cipreste-comum
Cipreste-de-monterey
Lódão-bastardo
Olaia
Pinheiro-manso
Romanzeira
Sobreiro
Zambujeiro
A CMLisboa é novamente nossa parceira, para além das árvores, disponibiliza o apoio idêntico ao que foi dado anteriormente, isto é, fornecimento e transporte das plantas, fornecimento das ferramentas e o necessário apoio logístico.
O terreno é mais acidentado do que os anteriores, o que requer maiores precauções, os mais pequeninos plantarão mais perto da base da encosta.
Temos a intenção de formalizar uma associação, que dê um corpo mais consistente a este projecto, pensamos que esta iniciativa será o terceiro e último primeiro passo na criação da base que permite avançar com a formalização. Neste momento o projecto conta com cerca de 2000 fãs no facebook e uma base de 800 participantes nas duas primeiras iniciativas.
Pretendemos que participem amigos, pais, filhos, avós, tios, primos, sobrinhos, colegas de trabalho e de escola, vizinhos e conhecidos, reunindo novamente cerca de 500 pessoas (cada participante irá plantar 2 árvores).
As razões que nos movem são muitas, tentámos resumi-las, para as conhecer clique aqui.
Proximidade, Participação e Preocupação Ambiental são alguns dos conceitos que este grupo pretende partilhar, imprimindo mudança e inovação social e mostrando que essa mudança pode e deve vir também dos cidadãos.
Estamos convictos de que é muito simples replicar esta iniciativa ou mesmo aplicá-la numa escala nacional em parcerias com outras Câmaras Municipais como foi feito em Lisboa, Monsanto em Novembro e em Cascais em Janeiro.
Contamos com a sua participação, inscreva-se, participe, divulgue, cada pessoa conta!"
Sábado – 10:00
"Depois da incursão no Parque Natural de Sintra Cascais, que correu muito bem, voltamos a Lisboa para a nossa 3ª iniciativa. Desta vez não vamos a Monsanto, vamos sim ao outro lado da rua no limite do carismático bairro de Campo de Ourique. A plantação irá acontecer na actualmente despida encosta do Casal Ventoso.
Esta iniciativa tem várias características que a tornam interessante:
É a primeira em ambiente urbano (ou semi-urbano);
Vamos plantar cerca de 10 espécies diferentes;
Casal Ventoso tem uma conotação negativa, vamos levar um pouco de energia verde positiva e contribuir para a mudança desta conotação;
É uma zona diária de passagem (Viaduto Duarte Pacheco, Av. Ceuta, Eixo Norte-Sul, etc), os participantes terão o privilégio de acompanhar muito de perto o crescimento das suas árvores.
As espécies a plantar são as seguintes:
Alfarrobeira
Cipreste-comum
Cipreste-de-monterey
Lódão-bastardo
Olaia
Pinheiro-manso
Romanzeira
Sobreiro
Zambujeiro
A CMLisboa é novamente nossa parceira, para além das árvores, disponibiliza o apoio idêntico ao que foi dado anteriormente, isto é, fornecimento e transporte das plantas, fornecimento das ferramentas e o necessário apoio logístico.
O terreno é mais acidentado do que os anteriores, o que requer maiores precauções, os mais pequeninos plantarão mais perto da base da encosta.
Temos a intenção de formalizar uma associação, que dê um corpo mais consistente a este projecto, pensamos que esta iniciativa será o terceiro e último primeiro passo na criação da base que permite avançar com a formalização. Neste momento o projecto conta com cerca de 2000 fãs no facebook e uma base de 800 participantes nas duas primeiras iniciativas.
Pretendemos que participem amigos, pais, filhos, avós, tios, primos, sobrinhos, colegas de trabalho e de escola, vizinhos e conhecidos, reunindo novamente cerca de 500 pessoas (cada participante irá plantar 2 árvores).
As razões que nos movem são muitas, tentámos resumi-las, para as conhecer clique aqui.
Proximidade, Participação e Preocupação Ambiental são alguns dos conceitos que este grupo pretende partilhar, imprimindo mudança e inovação social e mostrando que essa mudança pode e deve vir também dos cidadãos.
Estamos convictos de que é muito simples replicar esta iniciativa ou mesmo aplicá-la numa escala nacional em parcerias com outras Câmaras Municipais como foi feito em Lisboa, Monsanto em Novembro e em Cascais em Janeiro.
Contamos com a sua participação, inscreva-se, participe, divulgue, cada pessoa conta!"
Vem ver a Rua! Vem ver as curtas do YouTube! Depois da chuvada, vem o calor abrasador – o Verão que entra assim de rompante. Depois do sofá, vem a rua, depois do tédio a curiosidade que te leva pela calçada fora, do Príncipe Real até ao Bairro Alto, para a primeira sessão de public screening de curtas metragens de YouTube em Lisboa. O MAL selecciona dez curtas metragens de eleição, lançando-as sobre o lençol, o CineLençol que saí à rua para apregoar o calor que há chegado a Lisboa. Para cativar os curiosos, para celebrar os criativos, para seduzir Lisboa. O MAL improvisa a sala de cinema em pleno jardim, na meia-laranja defronte da Casa do Marquês de Pombal –na Rua do Século, a um salto do Bairro Alto.