Mostrar mensagens com a etiqueta Lisboa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Lisboa. Mostrar todas as mensagens

11 de Janeiro, 2015: Concentração - CHARLIE HEBDO

"Associando-se à marcha em Paris, irá decorrer uma concentração este Domingo, dia 11, na Praça Luís de Camoes pelas 14h30."

Transportes
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 709, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia

26 de Dezembro, 2014: Massa Crítica - BICICLETADA


"A Massa Crítica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes não poluentes de tracção humana. Em Lisboa, realiza-se sempre na última 6ª feira de cada mês às 18h00 no Marquês de Pombal.http://www.MassaCriticaPT.net/

Critical Mass is a cycling event on the last Friday of every month; its purpose is not usually formalized beyond the direct action of meeting at a set location and time and traveling as a group through city or town streets on bikes. http://en.wikipedia.org/wiki/Critical_Mass_(cycling)

Vais à Massa Crítica pela 1ª vez? RECOMENDAMOS a leitura deste pequeno Guia: http://www.massacriticapt.net/?q=node%2F1971

Junta-te ao GRUPO da MC de Lisboa ::: http://www.facebook.com/groups/163607162043

As Massas Críticas são passeios auto-organizados e independentes. O trajecto, o ponto de chegada e as actividades ao longo do percurso são decididas no início de cada MC.

30 de Agosto, 2013: Ante-estreia do Documentário - LISBOA, CIDADE DO FADO E DA LUZ

às 21:30

"Filme de Lourdes Picareta para os canais SWR/ARTE.
"Lisbonne/Lissabon
Cité lumineuse du fado/Stadt des Fado und des Lichts"
Un film de / Ein Film von Lourdes Picareta.
SWR/ARTE 2013 - 45 min

Na sala 1 do Cinema São Jorge, em Lisboa. Com a presença da realizadora.

Entrada livre".

Avenida da Liberdade, 175

Transportes
Metro: Avenida
Autocarros: 36, 74, 702, 709, 711, 732, 745
Comboio: Rossio

28 de Setembro, 2012: Massa Crítica - BICICLETADA

"Há alguma variedade na hora de início das bicicletadas pois, para além do mais, espera-se cerca de meia hora pela
chegada de mais participantes... É melhor trazerem luzes, à frente e atrás, e reflectores nas rodas para o anoitecer...

Uma Massa Crí­tica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes suaves. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado.
As MC também são conhecidas nos países lusófonos como "Bicicletada" porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta. No entanto o termo "Massa Crítica" é mais apropriado porque encoraja a participação de pessoas que se deslocam de outras formas suaves: patins, skate, trotinete, etc
Parados no Semáforo, MC Lisboa Junho 2007. Foto: FBrunoPara lá das motivações pessoais de cada participante, a MC é uma celebração da mobilidade suave que permite aos ciclistas circular com mais segurança e facilidade, marcando a sua presença no espaço público e tornando-a visível pelo número e densidade da concentração.  Esta "segurança através da quantidade" torna-a uma excelente forma de iniciação à utilização de veículos suaves em espaço urbano.
O termo "massa crítica" refere-se à situação comum na China em que quando um ciclista pretende, por exemplo num cruzamento, atravessar por entre uma linha de tráfego para seguir o seu caminho, espera, então que se junte a ele um grupo numeroso de outros ciclistas que queiram ir no mesmo sentido, para então atingindo-se o número de pessoas suficientes possam então dar seguimento ao seu sentido de circulação".


31 de Agosto, 2012: Massa Crítica - BICICLETADA

Pedala todos os dias,
Celebra uma vez por mês.

"Há alguma variedade na hora de início das bicicletadas pois, para além do mais, espera-se  cerca de meia hora pela chegada de mais participantes.

É melhor trazerem luzes, à frente e atrás, e reflectores nas rodas para o anoitecer".
  • Lisboa - Concentração às 18:00 e saída às 19:00, no Marquês Pombal, no início do Parque Eduardo VII;
  • Seixal - Concentração às 18h30 e saída às 19h00 da Estação dos Foros de Amora. 
  • Almada Concentração na Praça S. João Baptista às 18.30 e partida às 19h; 
  • Barreiro Encontro na Rotunda Norte\Fórum Barreiro, junto à estátua de Malangatana, às 19h15m (Nota: no Barreiro a MC é na primeira 6ª feira de cada mês);
  • Santa Iria de Azoia 1º Domingo de cada mês | Castelo de Pirescoxe | 10h00.

O  que  é?

Uma Massa Crí­tica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes suaves. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado.
As MC também são conhecidas nos países lusófonos como "Bicicletada" porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta. No entanto o termo "Massa Crítica" é mais apropriado porque encoraja a participação de pessoas que se deslocam de outras formas suaves: patins, skate, trotinete, etc

Parados no Semáforo, MC Lisboa Junho 2007. Foto: FBrunoPara lá das motivações pessoais de cada participante, a MC é uma celebração da mobilidade suave que permite aos ciclistas circular com mais segurança e facilidade, marcando a sua presença no espaço público e tornando-a visível pelo número e densidade da concentração.  Esta "segurança através da quantidade" torna-a uma excelente forma de iniciação à utilização de veículos suaves em espaço urbano.
O termo "massa crítica" refere-se à situação comum na China em que quando um ciclista pretende, por exemplo num cruzamento, atravessar por entre uma linha de tráfego para seguir o seu caminho, espera, então que se junte a ele um grupo numeroso de outros ciclistas que queiram ir no mesmo sentido, para então atingindo-se o número de pessoas suficientes possam então dar seguimento ao seu sentido de circulação."

Fontes e imagens:
 

10 de Maio a 3 de Junho, 2012: Exposição - POST-IT POMBALINO, de JOÃO SANTA-RITA

"Sempre vivi na cidade, e para o que neste caso importa, grande parte dos meus anos têm sido passados em Lisboa. Amo esta cidade e dificilmente me esqueço, das suas avenidas, ruas, calçadas, travessas, becos, praças, largos, pracetas, parques, tapadas e jardins bem como dos seus edifícios, da sua luz, do seu cheiro, do seu clima e muito importante da sua topografia, das suas colinas e da sua relação com o rio Tejo.
Lisboa é também para mim enquanto arquitecto uma cidade singular, feita de muitos pedaços de cidade que de um modo muito transparente transcrevem-nos a sua história.
Um verdadeiro trabalho de patchwork construido em muitos momentos ao longo dos séculos que atravessam a sua existência.
A baixa de Lisboa é precisamente um desses momentos em que a força da natureza e o poder da história se conjungaram para traçar o destino desta área da cidade.
Lisboa seria certamente tão diferente se a história tivesse tido outro rumo e se outras ideias e opções tivessem sido construidas. Um dos legados que nos foi deixado foi precisamente o das várias abordagens e estudos para a própria reconstrução de Lisboa, traduzidas nos modos diversos de integrar e relacionar a cidade que então resistiu ao terramoto.
Desenhar sobre a cidade é também um momento de reflexão acerca do seu passado e da realidade do tempo em que vivo.
Os desenhos que constituem a exposição constroem um olhar e uma reflexão autonoma e liberta de um qualquer desejo que não o de pensar como seria essa Baixa de Lisboa se a história outros rumos lhe tivesse traçado.
Mas a herança do Pombalino é incontornável e como tal os desenhos integram as suas invenções, urbanas e arquitectonicas, num jeito de reciclagem e de reinvenção procurando a construção de uma qualquer genealogia sem um vinculo historicista.
Apenas o prazer de olhar para o que se encontra disponível e imaginar como poderia ser repensado e integrado nas circunstâncias do presente.
Lisboa é uma cidade circunscrita, com limites impostos e bem definidos, no interior da qual e um pouco por todo o lado, existem ainda muitas áreas por ocupar e consolidar, seja qual for a natureza das ocupações e utilizações a considerar para as mesmas.
O conjunto dos desenhos que integram a exposição, a grande maioria realizados em post-it, constitui também assim um tributo à riqueza da cidade de Lisboa e aos seus muitos espaços por pensar.
São pequenos desenhos para uma grande cidade."
João Santa-Rita Abril 2012
 
Rua da Escola Politécnica, 56
Lisboa 

Transportes
Metro: Rato
Autocarros: 74, 706, 709, 713, 720, 727, 738, 758, 773

30 de Dezembro, 2011: Massa Crítica - BICICLETADA

Pedala todos os dias,
Celebra uma vez por mês.

"Há alguma variedade na hora de início das bicicletadas pois, para além do mais, espera-se  cerca de meia hora pela chegada de mais participantes... É melhor trazerem luzes, à frente e atrás, e reflectores nas rodas pois anoitece mais cedo..."

  • Lisboa - Concentração às 18:00 e saída às 19:00, no Marquês Pombal, no início do Parque Eduardo VII;
  • Seixal - Concentração às 18h30 e saída às 19h00 da Estação dos Foros de Amora. 
  • Almada Concentração na Praça S. João Baptista às 18.30 e partida às 19h; 
  • Barreiro Encontro na Rotunda Norte\Fórum Barreiro, junto à estátua de Malangatana, às 19h16m (Nota: no Barreiro a MC é na primeira 6ª feira de cada mês)

O que é?

Uma Massa Crí­tica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes suaves. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado.
As MC também são conhecidas nos países lusófonos como "Bicicletada" porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta. No entanto o termo "Massa Crítica" é mais apropriado porque encoraja a participação de pessoas que se deslocam de outras formas suaves: patins, skate, trotinete, etc

Parados no Semáforo, MC Lisboa Junho 2007. Foto: FBrunoPara lá das motivações pessoais de cada participante, a MC é uma celebração da mobilidade suave que permite aos ciclistas circular com mais segurança e facilidade, marcando a sua presença no espaço público e tornando-a visível pelo número e densidade da concentração.  Esta "segurança através da quantidade" torna-a uma excelente forma de iniciação à utilização de veículos suaves em espaço urbano.
O termo "massa crítica" refere-se à situação comum na China em que quando um ciclista pretende, por exemplo num cruzamento, atravessar por entre uma linha de tráfego para seguir o seu caminho, espera, então que se junte a ele um grupo numeroso de outros ciclistas que queiram ir no mesmo sentido, para então atingindo-se o número de pessoas suficientes possam então dar seguimento ao seu sentido de circulação."

25 de Novembro, 2011: Massa Crítica - BICICLETADA

Pedala todos os dias,
Celebra uma vez por mês.

"Há alguma variedade na hora de início das bicicletadas pois, para além do mais, espera-se  cerca de meia hora pela chegada de mais participantes... É melhor trazerem luzes, à frente e atrás, e reflectores nas rodas pois anoitece mais cedo..."

  • Lisboa - Concentração às 18:00 e saída às 19:00, no Marquês Pombal, no início do Parque Eduardo VII;
  • Seixal - Concentração às 18h30 e saída às 19h00 da Estação dos Foros de Amora. 
  • Almada Concentração na Praça S. João Baptista às 18.30 e partida às 19h; 
  • Barreiro Encontro na Rotunda Norte\Fórum Barreiro, junto à estátua de Malangatana, às 19h16m (Nota: no Barreiro a MC é na primeira 6ª feira de cada mês)

 O que é?

Uma Massa Crí­tica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes suaves. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado.
As MC também são conhecidas nos países lusófonos como "Bicicletada" porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta. No entanto o termo "Massa Crítica" é mais apropriado porque encoraja a participação de pessoas que se deslocam de outras formas suaves: patins, skate, trotinete, etc

Parados no Semáforo, MC Lisboa Junho 2007. Foto: FBrunoPara lá das motivações pessoais de cada participante, a MC é uma celebração da mobilidade suave que permite aos ciclistas circular com mais segurança e facilidade, marcando a sua presença no espaço público e tornando-a visível pelo número e densidade da concentração.  Esta "segurança através da quantidade" torna-a uma excelente forma de iniciação à utilização de veículos suaves em espaço urbano.
O termo "massa crítica" refere-se à situação comum na China em que quando um ciclista pretende, por exemplo num cruzamento, atravessar por entre uma linha de tráfego para seguir o seu caminho, espera, então que se junte a ele um grupo numeroso de outros ciclistas que queiram ir no mesmo sentido, para então atingindo-se o número de pessoas suficientes possam então dar seguimento ao seu sentido de circulação."

26 de Agosto, 2011: Massa Crítica - BICICLETADA


Bicicletadas / Massas Críticas - 26 de Agosto de 2011

Sex, 26/08/2011 - 18:00 - 21:00
  • Almada Concentração na Praça S. João Baptista às 18.30 e partida às 19h;
  • Lisboa Concentração às 18:00 e saída às 19:00, no Marquês Pombal, no início do Parque Eduardo VII; e
  • Seixal Concentração às 18h30 e saída às 19h00 da Estação dos Foros de Amora.
...Há alguma variedade na hora de início das bicicletadas pois, para além do mais, espera-se sempre cerca de meia hora pela chegada de mais participantes...

Fonte:
http://massacriticapt.net/?q=node/1492

28 de Maio, 2010: Massa Crítica - BICICLETADA



"18:00 - 21:00
  • Lisboa - Concentração às 18:00 e saída às 19:00, no Marquês Pombal, no início do Parque Eduardo VII.
...Há alguma variedade na hora de início das bicicletadas pois, para além do mais, espera-se sempre cerca de meia hora pela chegada de mais participantes... "

Fonte:
http://www.massacriticapt.net/?q=node/1123
Imagem:
http://www.kerismith.com/WishJarTales/triumph.jpg

26 de Março, 2010: Massa Crítica - BICICLETADA

"18:00 - 20:30
  • Lisboa - Concentração às 18:00 e saída às 19:00, no Marquês Pombal, no início do Parque Eduardo VII;
E como anoitece mais cedo é bom trazerem luzes e reflectores... Se estiver tempo húmido também é bom trazerem vestuário de protecção... Aparece e traz amigas/os."

Fonte:
http://www.massacriticapt.net/?q=node/1074

13 de Março, 2010: Plantar uma árvore - CASAL VENTOSO


Sábado – 10:00
"Depois da incursão no Parque Natural de Sintra Cascais, que correu muito bem, voltamos a Lisboa para a nossa 3ª iniciativa. Desta vez não vamos a Monsanto, vamos sim ao outro lado da rua no limite do carismático bairro de Campo de Ourique. A plantação irá acontecer na actualmente despida encosta do Casal Ventoso.

 Esta iniciativa tem várias características que a tornam interessante:

  • É a primeira em ambiente urbano (ou semi-urbano);
  • Vamos plantar cerca de 10 espécies diferentes;
  • Casal Ventoso tem uma conotação negativa, vamos levar um pouco de energia verde positiva e contribuir para a mudança desta conotação;
  • É uma zona diária de passagem (Viaduto Duarte Pacheco, Av. Ceuta, Eixo Norte-Sul, etc), os participantes terão o privilégio de acompanhar muito de perto o crescimento das suas árvores.
As espécies a plantar são as seguintes:
  • Alfarrobeira
  • Cipreste-comum
  • Cipreste-de-monterey
  • Lódão-bastardo
  • Olaia
  • Pinheiro-manso
  • Romanzeira
  • Sobreiro
  • Zambujeiro
A CMLisboa é novamente nossa parceira, para além das árvores, disponibiliza o apoio idêntico ao que foi dado anteriormente, isto é, fornecimento e transporte das plantas, fornecimento das ferramentas e o necessário apoio logístico.

O terreno é mais acidentado do que os anteriores, o que requer maiores precauções, os mais pequeninos plantarão mais perto da base da encosta.

Temos a intenção de formalizar uma associação, que dê um corpo mais consistente a este projecto, pensamos que esta iniciativa será o terceiro e último primeiro passo na criação da base que permite avançar com a formalização. Neste momento o projecto conta com cerca de 2000 fãs no facebook e uma base de 800 participantes nas duas primeiras iniciativas.

Pretendemos que participem amigos, pais, filhos, avós, tios, primos, sobrinhos, colegas de trabalho e de escola, vizinhos e conhecidos, reunindo novamente cerca de 500 pessoas (cada participante irá plantar 2 árvores).

As razões que nos movem são muitas, tentámos resumi-las, para as conhecer clique aqui.

Proximidade, Participação e Preocupação Ambiental são alguns dos conceitos que este grupo pretende partilhar, imprimindo mudança e inovação social e mostrando que essa mudança pode e deve vir também dos cidadãos.

Estamos convictos de que é muito simples replicar esta iniciativa ou mesmo aplicá-la numa escala nacional em parcerias com outras Câmaras Municipais como foi feito em Lisboa, Monsanto em Novembro e em Cascais em Janeiro.

Contamos com a sua participação, inscreva-se, participe, divulgue, cada pessoa conta!"
 
Formulário de inscrição (aqui).

Local da iniciativa (mapa).

Transportes
Autocarros: 12, 742

Fonte:
http://www.plantarumaarvore.org/sobre.aspx

6 de Março, 2010: Plantar uma árvore - CASAL VENTOSO


Sábado – 10:00
"Depois da incursão no Parque Natural de Sintra Cascais, que correu muito bem, voltamos a Lisboa para a nossa 3ª iniciativa. Desta vez não vamos a Monsanto, vamos sim ao outro lado da rua no limite do carismático bairro de Campo de Ourique. A plantação irá acontecer na actualmente despida encosta do Casal Ventoso.

 Esta iniciativa tem várias características que a tornam interessante:

  • É a primeira em ambiente urbano (ou semi-urbano);
  • Vamos plantar cerca de 10 espécies diferentes;
  • Casal Ventoso tem uma conotação negativa, vamos levar um pouco de energia verde positiva e contribuir para a mudança desta conotação;
  • É uma zona diária de passagem (Viaduto Duarte Pacheco, Av. Ceuta, Eixo Norte-Sul, etc), os participantes terão o privilégio de acompanhar muito de perto o crescimento das suas árvores.
As espécies a plantar são as seguintes:
  • Alfarrobeira
  • Cipreste-comum
  • Cipreste-de-monterey
  • Lódão-bastardo
  • Olaia
  • Pinheiro-manso
  • Romanzeira
  • Sobreiro
  • Zambujeiro
A CMLisboa é novamente nossa parceira, para além das árvores, disponibiliza o apoio idêntico ao que foi dado anteriormente, isto é, fornecimento e transporte das plantas, fornecimento das ferramentas e o necessário apoio logístico.

O terreno é mais acidentado do que os anteriores, o que requer maiores precauções, os mais pequeninos plantarão mais perto da base da encosta.

Temos a intenção de formalizar uma associação, que dê um corpo mais consistente a este projecto, pensamos que esta iniciativa será o terceiro e último primeiro passo na criação da base que permite avançar com a formalização. Neste momento o projecto conta com cerca de 2000 fãs no facebook e uma base de 800 participantes nas duas primeiras iniciativas.

Pretendemos que participem amigos, pais, filhos, avós, tios, primos, sobrinhos, colegas de trabalho e de escola, vizinhos e conhecidos, reunindo novamente cerca de 500 pessoas (cada participante irá plantar 2 árvores).

As razões que nos movem são muitas, tentámos resumi-las, para as conhecer clique aqui.

Proximidade, Participação e Preocupação Ambiental são alguns dos conceitos que este grupo pretende partilhar, imprimindo mudança e inovação social e mostrando que essa mudança pode e deve vir também dos cidadãos.

Estamos convictos de que é muito simples replicar esta iniciativa ou mesmo aplicá-la numa escala nacional em parcerias com outras Câmaras Municipais como foi feito em Lisboa, Monsanto em Novembro e em Cascais em Janeiro.

Contamos com a sua participação, inscreva-se, participe, divulgue, cada pessoa conta!"
 
Formulário de inscrição (aqui).

Local da iniciativa (mapa).

Transportes
Autocarros: 12, 742

Fonte:
http://www.plantarumaarvore.org/sobre.aspx

6 de Março, 2010: Plantar uma árvore - CASAL VENTOSO



Sábado – 10:00
"Depois da incursão no Parque Natural de Sintra Cascais, que correu muito bem, voltamos a Lisboa para a nossa 3ª iniciativa. Desta vez não vamos a Monsanto, vamos sim ao outro lado da rua no limite do carismático bairro de Campo de Ourique. A plantação irá acontecer na actualmente despida encosta do Casal Ventoso.

 Esta iniciativa tem várias características que a tornam interessante:

  • É a primeira em ambiente urbano (ou semi-urbano);
  • Vamos plantar cerca de 10 espécies diferentes;
  • Casal Ventoso tem uma conotação negativa, vamos levar um pouco de energia verde positiva e contribuir para a mudança desta conotação;
  • É uma zona diária de passagem (Viaduto Duarte Pacheco, Av. Ceuta, Eixo Norte-Sul, etc), os participantes terão o privilégio de acompanhar muito de perto o crescimento das suas árvores.
As espécies a plantar são as seguintes:
  • Alfarrobeira
  • Cipreste-comum
  • Cipreste-de-monterey
  • Lódão-bastardo
  • Olaia
  • Pinheiro-manso
  • Romanzeira
  • Sobreiro
  • Zambujeiro
A CMLisboa é novamente nossa parceira, para além das árvores, disponibiliza o apoio idêntico ao que foi dado anteriormente, isto é, fornecimento e transporte das plantas, fornecimento das ferramentas e o necessário apoio logístico.

O terreno é mais acidentado do que os anteriores, o que requer maiores precauções, os mais pequeninos plantarão mais perto da base da encosta.

Temos a intenção de formalizar uma associação, que dê um corpo mais consistente a este projecto, pensamos que esta iniciativa será o terceiro e último primeiro passo na criação da base que permite avançar com a formalização. Neste momento o projecto conta com cerca de 2000 fãs no facebook e uma base de 800 participantes nas duas primeiras iniciativas.

Pretendemos que participem amigos, pais, filhos, avós, tios, primos, sobrinhos, colegas de trabalho e de escola, vizinhos e conhecidos, reunindo novamente cerca de 500 pessoas (cada participante irá plantar 2 árvores).

As razões que nos movem são muitas, tentámos resumi-las, para as conhecer clique aqui.

Proximidade, Participação e Preocupação Ambiental são alguns dos conceitos que este grupo pretende partilhar, imprimindo mudança e inovação social e mostrando que essa mudança pode e deve vir também dos cidadãos.

Estamos convictos de que é muito simples replicar esta iniciativa ou mesmo aplicá-la numa escala nacional em parcerias com outras Câmaras Municipais como foi feito em Lisboa, Monsanto em Novembro e em Cascais em Janeiro.

Contamos com a sua participação, inscreva-se, participe, divulgue, cada pessoa conta!"
 
 Formulário de inscrição (aqui).

Local da iniciativa (mapa).

Fonte:
http://www.plantarumaarvore.org/sobre.aspx

27 de Fevereiro, 2010: Plantar uma árvore - CASAL VENTOSO



Sábado – 10:00
"Depois da incursão no Parque Natural de Sintra Cascais, que correu muito bem, voltamos a Lisboa para a nossa 3ª iniciativa. Desta vez não vamos a Monsanto, vamos sim ao outro lado da rua no limite do carismático bairro de Campo de Ourique. A plantação irá acontecer na actualmente despida encosta do Casal Ventoso.

 Esta iniciativa tem várias características que a tornam interessante:

  • É a primeira em ambiente urbano (ou semi-urbano);
  • Vamos plantar cerca de 10 espécies diferentes;
  • Casal Ventoso tem uma conotação negativa, vamos levar um pouco de energia verde positiva e contribuir para a mudança desta conotação;
  • É uma zona diária de passagem (Viaduto Duarte Pacheco, Av. Ceuta, Eixo Norte-Sul, etc), os participantes terão o privilégio de acompanhar muito de perto o crescimento das suas árvores.
As espécies a plantar são as seguintes:
  • Alfarrobeira
  • Cipreste-comum
  • Cipreste-de-monterey
  • Lódão-bastardo
  • Olaia
  • Pinheiro-manso
  • Romanzeira
  • Sobreiro
  • Zambujeiro
A CMLisboa é novamente nossa parceira, para além das árvores, disponibiliza o apoio idêntico ao que foi dado anteriormente, isto é, fornecimento e transporte das plantas, fornecimento das ferramentas e o necessário apoio logístico.

O terreno é mais acidentado do que os anteriores, o que requer maiores precauções, os mais pequeninos plantarão mais perto da base da encosta.

Temos a intenção de formalizar uma associação, que dê um corpo mais consistente a este projecto, pensamos que esta iniciativa será o terceiro e último primeiro passo na criação da base que permite avançar com a formalização. Neste momento o projecto conta com cerca de 2000 fãs no facebook e uma base de 800 participantes nas duas primeiras iniciativas.

Pretendemos que participem amigos, pais, filhos, avós, tios, primos, sobrinhos, colegas de trabalho e de escola, vizinhos e conhecidos, reunindo novamente cerca de 500 pessoas (cada participante irá plantar 2 árvores).

As razões que nos movem são muitas, tentámos resumi-las, para as conhecer clique aqui.

Proximidade, Participação e Preocupação Ambiental são alguns dos conceitos que este grupo pretende partilhar, imprimindo mudança e inovação social e mostrando que essa mudança pode e deve vir também dos cidadãos.

Estamos convictos de que é muito simples replicar esta iniciativa ou mesmo aplicá-la numa escala nacional em parcerias com outras Câmaras Municipais como foi feito em Lisboa, Monsanto em Novembro e em Cascais em Janeiro.

Contamos com a sua participação, inscreva-se, participe, divulgue, cada pessoa conta!"
 
 Formulário de inscrição (aqui).

Local da iniciativa (mapa).

Fonte:
http://www.plantarumaarvore.org/sobre.aspx

9 de Maio, 2009: Dia Mundial do Comércio Justo


Loja de Comércio Justo em Lisboa - Rua da Prata - nº 70/72
"Esta Loja de Comércio Justo estará aberta ao público de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 19h00, e nela poder-se-ão encontrar peças únicas de artesanato do mundo, têxteis em algodão biológico, cosméticos naturais e produtos alimentares (biológicos) de dezenas de pequenos produtores dos mais diversos países do hemisfério sul, que desta forma beneficiam do pagamento de um preço justo pelo seu trabalho, de pré-financiamento da produção e de uma relação comercial estável, de longa duração."

Transportes
Metro: Rossio, Baixa-Chiado, Terreiro do Paço
Autocarros: 1/28/36/40/44/60/92/706/709/711/714/732/745/759/781/790/794
Eléctricos: 12/15/18/25

Fonte:
http://coresdoglobo.org/cg_noticias.html#novaloja2008