Mostrar mensagens com a etiqueta Museu Berardo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Museu Berardo. Mostrar todas as mensagens

3 de Julho a 29 de Setembro, 2013: Exposição - ENTRE MEMÓRIA E ARQUIVO

Vivian Sundaram, Lovers, 2001. Coleção Berardo. Cortesia do artista

Convite / Invitation
Inauguração / Opening
 
03/07/2013
4.ª feira, 19h00 /
Wednesday, 7:00 PM
Entre Memória e Arquivo /
Between Memory and Archive
03/07 - 29/09/2013
 
Praça do Império, 1449-003 Lisboa, Portugal
www.museuberardo.pt
museuberardo@museuberardo.pt
t.+351 213 612 878 | f.+351 213 612 570
 
"Esta exposição aborda as relações entre o arquivo e a fotografia nas práticas artísticas contemporâneas. Por um lado, o arquivo enquanto estrutura de registo, organização e classificação da memória determina o que é suscetível de ser preservado ou não; por outro, a fotografia está implicada no registo de aspetos específicos do real, que são resgatados ao esquecimento. A consideração de uma sobreposição destes aspetos define o âmbito de Entre Memória e Arquivo, que reúne trabalhos de diversos artistas, tempos e espaços geográficos e tem curadoria de Ruth Rosengarten. Nas suas palavras, «o arquivo – enquanto metodologia ou enquanto medium – tem sido uma figura central na produção artística dos últimos cinquenta anos, apesar das suas raízes se encontrarem nas vanguardas do início do século XX».
Pedro Lapa
Diretor Artístico

Transportes
Autocarros: 714, 727, 728, 729, 751
Eléctrico: 15
Comboio: Belém
Barco: Belém

13 de Novembro e 11 Dezembro, 2012: Conferências - CICLO DE CONFERÊNCIAS EM TORNO DE HÉLIO OITITICA


“A vida é um grande labirinto”, por Paula Braga
Paula Braga, crítica de arte, é doutorada em filosofia pela Universidade de São Paulo e mestre em história da arte pela University of Illinois. Tem pesquisado a obra de Hélio Oiticica e em 2008 organizou a primeira coletânea de textos académicos sobre o artista, Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica, que reuniu artigos de investigadores de cinco países. Trabalha atualmente na publicação da sua tese de doutoramento "Singularidade, Multiplicidade, Hélio Oiticica”, com publicação prevista para 2013.
13 de novembro | 18h00 |  Apresentação: Pedro Lapa | Auditório Piso -1 | Sem marcação prévia | Sujeito ao número de lugares disponíveis | Entrada gratuita
 
“As ruas e as bobagens: notas sobre o delirium ambulatorium”, por Moacir dos Anjos
Moacir dos Anjos é investigador e coordenador de artes visuais da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife. Dirigiu o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães entre 2001 e 2006. Foi curador do pavilhão brasileiro na 53.ª Bienal de Veneza (2011), da 29.ª Bienal de São Paulo (2010), do Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2007), e foi co-curador da Bienal do Mercosul (2007). É autor, entre outros, de Local/Global, Arte em Trânsito (2005) e da ArteBra Crítica. Moacir dos Anjos (2010).
Dia 11 de dezembro | 18h00 |  Apresentação: Pedro Lapa | Auditório Piso -1 | Sem marcação prévia | Sujeito ao número de lugares disponíveis | Entrada gratuita".

Transportes
Autocarros: 28, 714, 727, 729, 751
Eléctrico: 15
Comboio: Belém
Barco: Belém

Fonte:  http://newsletter.museuberardo.pt/newsletter-novembro12#ciclo_de_conferencias_helio

21 de Setembro de 2012 a 6 de Janeiro de 2013: Exposição - MUSEU É O MUNDO, HÉLIO OITITICA


Exposição patente até 6 de Janeiro de 2013, no Museu Coleção Berardo.


FUNDAÇÃO DE ARTE MODERNA
E CONTEMPORÂNEA - COLECÇÃO BERARDO
Praça do Império
Lisboa

HORÁRIO
Aberto todos os dias : 10h00 - 19h00
(última entrada às 18h30)


Transportes
Autocarros: 28, 714, 727, 729, 751
Eléctrico: 15
Comboio: Belém
Barco: Belém

14 de Março a 27 de Maio, 2012: BESphoto - 8ª Edição

Red Series (Militares) 
[Red Series]
Sem Tí­tulo (Old Prussian), 2000
(dí­ptico)
Fotografia digital (processo Lightjet) em papel Fuji Crystal Archive
180 x 100 cm, cada

DUARTE AMARAL NETTO | MAURO PINTO | ROSANGELA RENNÓ | CIA DE FOTO  
Seleccionados para o Prémio BES photo 2012

"Foram anunciados os nomes dos artistas que irão participar na 8ª edição do prémio BES photo, a segunda duplamente marcada pelo estatuto internacional que o prémio adquiriu - não só pelo alargamento do âmbito de selecção dos artistas que poderão ser de nacionalidade portuguesa, brasileira ou dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’s), como pela itinerância da exposição que, após ser apresentada no Museu Berardo, estará patente na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

A escolha de quatro artistas internacionais nomeados foi efectuada pelos três membros do Júri de Selecção da 8ª edição do BES photo que acompanharam o panorama expositivo da fotografia no período a que reporta o prémio, e que, individualmente representam o triângulo geográfico referido – Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Brasil); Delfim Sardo, curador, crítico de arte e professor (Portugal) e Bisi Silva, curadora e fundadora/directora do Centro de Arte Contemporânea de Lagos, CCA Lagos (Nigéria).

O BES, Museu Berardo e Pinacoteca do Estado de São Paulo juntam-se assim com o intuito de promover a criatividade e integração dos artistas plásticos contemporâneos de língua portuguesa no panorama internacional e com a ambição de construírem aquele que será o maior prémio de arte contemporânea do Atlântico Sul.

À semelhança da passada edição que marcou a internacionalização do Prémio, os artistas seleccionados apresentarão os seus trabalhos no Museu Colecção Berardo numa primeira exposição com inauguração a 14 de Março, e que, itinerará para a Pinacoteca do Estado de São Paulo onde será apresentada entre Junho e Agosto de 2012.

Inauguração dia 14 de Março, quarta-feira, às 19h.
Exposição patente até 27 de Maio no museu Coleção Berardo.
De 16 de Junho a 5 de Agosto na Pinacoteca do Estado de São Paulo."

Transportes
Autocarros: 28/714/727/729/732/751
Eléctrico: 15
Comboio: Belém
Barco: Belém 

Fonte:
Imagem:

15 e 16 de Julho, 2009: Festa - 2º ANIVERSÁRIO MUSEU COLECÇÃO BERARDO

BELÉM 24H, DAS 19H ÀS 19H
"O Museu Colecção Berardo comemora o seu segundo aniversário com mais uma emblemática festa de 24 horas, nos dias 15 e 16 de Julho, integrada na programação oficial de encerramento das Festas de Lisboa.
O programa de actividades tem início no dia 15, às 19h00, com performances, projecções, espectáculos de dança, actuações de Dj’s, serviço especial de bar, entre outras surpresas, dentro e fora de portas, terminando às 19h00 do dia 16. De acesso gratuito, o público é convidado a participar numa viagem visual e sonora de 24 horas, no âmbito da qual será servido gratuitamente um gaspacho volante (entre as 19h e as 00h) na Praça do Museu.
A festa anuncia-se repleta de ritmos e sons, cruzando ambientes tradicionais de actuações do Grupo Coral dos Mineiros de Aljustrel na Praça principal (às 19h30 e às 20h30) com actuações irreverentes da Dj Chloé, Paris, (entre as 22h e as 23h) no Jardim da Água. A partir das 23h, a instalação de música electro acústica de Carlos
Santos invade o jardim, seguindo-se a vibrante actuação DJ Ride live (a partir das 00h). Entre as surpresas e improvisações destaca-se uma performance gráfica de Odeith, a quem foi lançado o desafio de grafitar 3 paredes ao longo de onze horas consecutivas (das 19h às 6h –no Terraço do piso 2) durante as quais o público é convidado a assistir ao processo criativo deste artista urbano.
Para quem quiser alternar ambientes, no âmbito do programa de festividades da Belém24h e do encerramento das Festas de Lisboa, tem a possibilidade de assistir ao concerto de Jorge Palma, a decorrer na Torre de Belém, pelas 22h, e regressar ao Museu Berardo para continuar a desfrutar da festa. Pela madrugada fora, a pista de dança é no Jardim do Museu, ao ar livre e para todos, até às 2h, prosseguindo no interior ( hall do piso-1), com animação a cargo de Platform concert live (entre as 2h e as 3h) e de Dj Loveboat (entre as 3h e as 6h).
Paralelamente, um projecto intitulado WHERE "RT YOU? convida o público a participar numa série de quatro acções a decorrer no interior do Museu, através de um programa exclusivo de actividades e passeios temáticos.
Entre as iniciativas, no âmbito das quais os visitantes são convidados a explorar e a interagir com o espaço e com as obras, destaca-se o desafio lançado a todos para participar na dinâmica de funcionamento do museu, através da inscrição da sugestão de novas regras numa parede branca criada para o efeito.
No sentido de proporcionar uma experiência única de visita ao Museu (ao longo das 24h), o percurso pelos espaços poderá ser feito através de um passeio sonoro, orientado por um conjunto de intervenções de música electro acústica, que oferecem ao visitante uma nova e diferente percepção do espaço. Um desafio resultante de um
diálogo entre as obras de arte e as instalações sonoras, e que convida a uma (re) descoberta das salas e dos mais inesperados recantos do Museu.
Com outras surpresas ainda por desvendar, as 24horas de festividade serão marcadas por um conjunto de intervenções únicas.
Junte-se à festa, é para todos, em Belém 24h, non-stop!

Programa detalhado

Artigo no Jornal Público, carregar aqui.

Transportes:
Comboio: Belém
Autocarros: 28/714/727/729/751
Eléctrico: 15

Fonte:
http://www.museuberardo.pt/Files/MCB_Programa_Belem24H_2009.pdf