Mostrar mensagens com a etiqueta Cascais Natura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cascais Natura. Mostrar todas as mensagens

20 e 27 de Novembro, 2010: Plantar uma Árvore: MONSANTO E PARQUE NATURAL SINTRA-CASCAIS

"Não conseguimos este ano dar a escala que pretendíamos ao nosso projecto, principalmente por uma dificuldade grande em conciliar a vida profissional e pessoal com um projecto desta envergadura.
No entanto não deixamos caír este sonho, pensamos que criámos as bases para 2011, Ano Internacional das Florestas. Acreditamos que juntos, com a ajuda de todos os que acarinham este projecto, vamos atingir uma escala nacional no próximo ano.
Este ano vamos realizar plantações que superam os totais do ano passado, vamos concentrar esforços em iniciativas com os nossos parceiros habituais, Lisboa e Cascais, que nos deram a mão desde a primeira hora e cujo apoio incondicional agradecemos.
Vamos plantar cerca de 4000 árvores!
As plantações serão realizadas em Monsanto e no Parque Natural Sintra-Cascais.
As iniciativas em Monsanto, em parceria com a C.M. de Lisboa serão:
Dia 20 – 14h30 às 17:00
Encosta Oeste dos Montes Claros
1000 árvores – 500 participantes
800 Quercus suber e 200 Quercus rotundifolia

Dia 27 - 14h30 às 17:00
Encosta Norte dos Montes Claros
1000 árvores – 500 participantes
400 Quercus suber, 300 Quercus robur, 300 Quercus faginea
Ponto de encontro será no miradouro de Montes Claros, junto ao restaurante chimarrão.
Para dia 23 está perspectivada uma iniciativa para as escolas em Monsanto, que irá envolver até um máximo de 500 crianças. Esta será uma pequena (grande) vitória rumo ao nosso objectivo.
Será na Encosta Parque das Merendas Bairro do Calhau das 9:30 às 11:30. Ainda temos vagas disponíveis, as escolas interessadas deverão contactar-nos para o email geral@plantarumaarvore.org. A única condição é que garantam o transporte dos alunos até ao local de plantação.
No Parque Natural Sintra Cascais, em parceria com a Cascais Natura, as plantações terão lugar nos fins-de-semana de 20, 21 e 27, 28 de Novembro, sendo os dias da semana dedicados às escolas, para as quais ainda existem vagas disponíveis, sendo o transporte assegurado para grupos de 50 alunos.




Contamos com a sua participação, inscreva-se, participe, divulgue, passe esta mensagem, cada pessoa conta!
Inscrições disponíveis no site em:
http://www.plantarumaarvore.org/inscricao.aspx"

Fonte e imagens:
http://blog.plantarumaarvore.org/2010/11/venha-plantar-uma-das-4000-arvores-nos.html

18 de Setembro, 2010: Plantar uma Árvore - ACÇÃO DE REGA NO PARQUE NATURAL DE SINTRA/CASCAIS

"Antes de mais, agradecemos aos cerca de 40 heróis que participaram na acção de rega no Sábado, 28 de Agosto de 2010 na encosta do Casal do Sola no Parque do Calhau em Monsanto.











Nesta acção os participantes experimentaram as várias tarefas envolvidas na manutenção regular das árvores, como a rega, eliminação de infestantes, criação e melhoramentos das caldeiras de aproveitamento da água em volta de cada árvore, colocação de alguns tubos protectores caídos e contabilização de árvores secas para estimativa de taxa de sucesso da plantação.

Monsanto – Encosta do Casal do Sola – Parque do Calhau









Link Mais Fotografias:

Uma acção importante, simbólica, neste Agosto tórrido em que as recém-plantadas árvores tanto precisam de cuidados. Especialmente importante para os mais pequenos que vivendo um pouco mais este espaço, apoderaram-se dele e ganharam mais respeito e afecto por estas e por todas as outras árvores.












Agradecemos também o apoio prestado pela C.M. Lisboa, pelos meios e equipa de funcionários fantástica colocados no terreno que permitiram tornar esta acção uma realidade.

Se não participou, não desanime porque Sábado, 18 de Setembro, vamos desenvolver entre as 10h e as 12h mais uma acção de rega, em parceria com a Cascais Natura, das árvores plantadas no Parque Natural de Sintra Cascais em Janeiro e contamos consigo!

Voltamos a salientar a componente pedagógica da iniciativa, que é sem duvida a mais importante, pretende passar a mensagem aos mais pequenos que o acto de plantar é apenas o início de um processo, que também as árvores precisam de cuidados nos primeiros anos de vida e que este é um projecto de longo prazo, as árvores vão crescer com eles.

Traga a sua família, principalmente os mais pequenos, as inscrições estão disponíveis através do seguinte link:

Desta vez vamos esgotar as 100 inscrições, o limite máximo de participantes para esta actividade, se quer participar não deixe para depois a sua inscrição."

Fonte:
http://blog.plantarumaarvore.org/2010/09/rega-sabado-18-de-setembro-arvores-da.html