7 a 21 de Dezembro, 2014: Concertos - NATAL EM LISBOA 2014




"Natal é proximidade, encontro ou reencontro. Será sempre a renovada descoberta do que nos une, para além de todas as divergências, no limite de todas as diferenças. O Natal em Lisboa é, portanto, aquele momento singular em que a música nos faz partilhar um tempo-espaço único e irrepetível. Talvez seja esta a chave do seu inegável sucesso. A edição de 2014 transportar-nos-á a uma profusão de espaços e revelar-nos-á o riquíssimo património eclesiástico da cidade em que arte e espiritualidade convergem numa programação musical de excepção, pela diversidade estilística e temporal das obras que integra, pela elevada qualidade musical dos seus intérpretes.
Esta edição é também, e uma vez mais, resultado de uma profusa rede de colaborações que, em cada ano, torna possível este emblemático ciclo de concertos. É da mais legítima justiça agradecer a todas as entidades que, com a EGEAC, são em cada ano, o Natal em Lisboa. Uma última palavra de profundo reconhecimento ao Patriarcado, entidade cúmplice, desde o primeiro momento, para que este encontro entre música, cidade e património seja, em 2014, uma intensa celebração de todos nós, uma derradeira homenagem a Lisboa."


Domingo, 7 de Dezembro, 16h
Igreja de São Nicolau
Rua da Vitória (Baixa)

Transportes - Igreja de São Nicolau
Metro: Terreiro do Paço
Autocarros: 711, 714, 732, 735, 736, 759, 760, 781, 782 
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia

OS MÚSICOS DO TEJO
DO ESPIRITUAL NA ARTE.
MÚSICA ANTIGA PARA UMA MÍSTICA URBANA

Interessa-nos com este programa investigar as várias possibilidades acústicas da Igreja de São Nicolau, fazendo música em vários espaços no seu interior, como aliás era uso corrente nos períodos Renascentista e Barroco. A igreja é um local dedicado ao divino e tem um grande valor na moderna urbe. A envolvência acústica de variados eixos arquitectónicos e o jogo entre música que se ouve, mas não se vê, reflecte o jogo entre a imanência e a permanência, entre terreno e sagrado, fazendo-nos caminhar para a espiritualidade.

PROGRAMA
Jean-Joseph Mouret (1682–1738)
Fanfares pour des Trompettes, Timbales, Violons et Hautbois. Première suitte.
Louis-Claude Daquin (1694–1772)
Excertos do Livre de Noëls para órgão
Marc-Antoine Charpentier (1643–1704)
Noels sur les instruments, H. 531
I. Les bourgeois de Châtre
II. Joseph est bien marié
III. Où s’en vont ces gais bergers
Arcangelo Corelli (1653–1713)
Sonata a Quattro para Trompete, dois Violinos e Baixo-Contínuo
Louis-Claude Daquin (1694–1772)
Excertos do Livre de Noëls para órgão
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Canon alla Duodecima in Contrapunto alla Quinta, BWV 1080
Biagio Marini (1594–1693)
Sonata in ecco con tre violini
Johann Wilhelm Hertel (1727–1789)
Allegro do Concerto para Trompete, Oboé, Cordas e Baixo-Contínuo em Mi bemol maior
Antonio Vivaldi (1678-1730)
Concerto para fagote em mi menor, RV 484
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Contrapunctus 1 da Arte da Fuga, BWV 1080

Oboé – Ricardo Lopes
Trompete – Steve Mason
Fagote – José Rodrigues Gomes
Violino – Tera Shimizu
Violino – César Nogueira
Violino e viola – Álvaro Pinto
Órgão, cravo e direcção – Marcos Magalhães



Sexta, 12 de Dezembro, 21h30
Igreja de São Roque
Largo Trindade Coelho (Bairro Alto)

Transportes - Igreja de São Roque
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 709, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré 
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia

CORO DO TEJO & CORO DE CÂMARA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

O ALELUIA MAIS FAMOSO DO MUNDO.
A ORATÓRIA DE HÄNDEL.
O MESSIAS

Purcell foi exímio na criação de efeitos dramáticos e expressivos e produziu música de uma rara beleza, de que o Magnificat é testemunha. Por seu lado, O Messias de Händel é, de certa forma, o primeiro clássico dos clássicos. É a primeira obra que nunca deixou as luzes da ribalta e, desde a sua estreia, continua a deslumbrar-nos. Neste concerto, é apresentada uma selecção das árias e coros mais representativos desta obra marcante do período Barroco, com a sonoridade do órgão ibérico da Igreja de São Roque que data da mesma época.
Helena Romão

PROGRAMA
Henry Purcell (1659-1695)
Magnificat, Z. 231
George Frideric Händel (1685-1759)
O Messias

Órgão – Sérgio Silva
Direcção – Luís Almeida



Sábado, 13 de Dezembro, 16h
Igreja das Mercês
Largo do Jesus (São Bento)

Transportes - Igreja das Mercês
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 706, 727, 758, 773
Eléctricos: 28
Comboio: Cais-do-Sodré, Santos
Barco: Cais-do-Sodré

TRIO TARANTELA DA ORQUESTRA SINFÓNICA JUVENIL

MÚSICA FRANCESA PARA UM TRIO ORIGINAL

O brilhantismo da música de câmara francesa, num agrupamento pouco usual – flauta, clarinete e piano. Da aristocrática música de Chausson, passa-se para a inspiração de Poulenc recolhida no folclore parisiense. Do barroco francês de Couperin – que entendia que se entrássemos na poesia da música, descobriríamos que ela é plus belle encore que la beauté (mais bela que a beleza) – salta-se três séculos para a elegância e humor da música de Jacques Ibert.

PROGRAMA
Ernest Chausson (1855-1899)
Andante e Allegro para clarinete e piano
Francis Poulenc (1899-1963)
Sonata para flauta e piano
Allegretto malincolico
Cantilena: Assez lent
Presto giocoso
Maurice Emmanuel (1862-1938)
Sonata para flauta, clarinete e piano, Op. 11
Allegro con spirito
Adagio
Molto allegro e leggierissimo
François Couperin (1668-1733)
Três Peças da Sexta Ordem do Caderno de Peças para Cravo
La Bersan
Les Barricades Mystérieuses
Le Moucheron
Jacques Ibert (1890-1962)
Ária para flauta, clarinete e piano

Flauta – Tiago Canto
Clarinete – Susana Valente
Piano- Pedro Ramos



Domingo, 14 de Dezembro, 16h
Igreja da Graça
Largo da Graça (Graça)

Transportes - Igreja da Graça
Autocarros: 712, 726, 730, 734, 735, 737, 797
Eléctrico: 12, 28
Metro: Santa Apolónia, Martim Moniz, Rossio, Baixa-Chiado
Comboio: Santa Apolónia, Rossio

CORO RICERCARE

O NATAL NO MUNDO: RENASCIMENTO E CONTEMPORÂNEO

O Renascimento e o contemporâneo em diálogo neste concerto pelo Coro Ricercare. Obras da Renascença portuguesa abrem caminho a uma selecção de peças da mais recente estética composicional para coro dedicada ao Natal. Obras dos americanos Howard Helvey e Morten Lauridsen juntam-se a outras dos britânicos Edmund Jolliffe e Christopher Bochmann, assim como, a cantos portugueses da Natividade, de Fernando Lopes-Graça. Do sereníssimo Do varão nasceu a vara, à alegria efusiva de Deus lhe dê cá as boas noites, escutamos obras de ambas as cantatas de Lopes-Graça, interpoladas por duas canções de embalo, uma delas de Fernando das Neves Lobo, representando a novíssima geração de compositores portugueses, à qual o Coro Ricercare tem dedicado especial atenção desde a sua origem. Várias perspectivas musicais sobre o Natal, numa leitura contemporânea sobre o mistério do nascimento do Redentor.

PROGRAMA
Estêvão Lopes-Morago (c.1575-c.1635)
Montes Israel
Laetentur caeli
Quem vidistis pastores?
Howard Helvey (1968)
There is no rose
Vaughan Williams (1872-1958)
Christopher Bochmann, arr.
Wither’s rockyng hymn
Edmund Jolliffe (1976)
O my dear heart
Morten Lauridsen (1943)
O magnum mysterium

Seis cantos de natividade tradicionais portugueses:
Fernando Lopes-Graça (1906-1994)
Do varão nasceu a vara (Beira Litoral)
Dormi menino, dormi (Ilha de São Jorge – Açores)
Fernando Lobo (1974)
Ó, ó, menino, ó (Nozedo de Cima – Trás-os-Montes)
Fernando Lopes-Graça(1906-1994)
Pela noite de Natal (Beira Baixa)
Inda agora aqui cheguei (Janeiras, Alentejo)
Deus lhe dê cá boas noites (Janeiras)

Direcção – Pedro Teixeira



Quinta, 18 de Dezembro, 18H30 e 21H00
Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira)
Avenida da Liberdade Nº175

Transportes - Cinema São Jorge
Metro: Avenida
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 702, 706, 709, 711, 712, 720, 723, 726, 727, 732, 736, 738, 744, 746, 753, 774, 783
Elevadores: Glória, Santa Justa

Entrada livre
Sujeita à lotação da sala
e mediante levantamento de bilhete no dia, a partir das 13h.

ESCOLA DE MÚSICA DO CONSERVATÓRIO NACIONAL

Randall Thompson (1899-1984)

The Peaceable Kingdom
Say ye to the righteous
The paper reeds by the brooks
Tzvi Avni (1927)
Mizmorei Tehilim
I. Festivo
II. Molto calmo
III. Allegretto – Molto festivo

Direcção – Tiago Marques


Pequenos Cantores do Conservatório Nacional
Jorge Croner de Vasconcellos (1970-1974)
Oito contos do Natal
Conto do Natal – Jesus, Maria, José (Cardigos)
2. Janeiras (Alvoco da Beira)
Sou cigana (Elvas)
O Menino está deitado (Elvas)
Loa Alentejana (Évora)
Ah, meu Menino Jesus (Madeira)
Eu hei-de dar (Évora)
Natal (Elvas)

Este ciclo, composto em 1974, comemora 40 anos.

Direcção – Teresa Cordeiro


Classe de Atelier Musical do Conservatório Nacional
Canções para a Paz
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Tiago Marques, adap.
É tão bom cantar em coro
Allan E. Naplan (1972)
Hine Ma Tov
Christophe Barratier, Bruno Coulais (1963); (1954)
Vois Sur Ton Chemin
Cerf-volant
John Lennon (1940-1980)
Ricardo Mateus, arr.
Imagine

Direcção Coral – Teresa Cordeiro
Direcção de Orquestra – Ricardo Mateus
Encenação – Bruno Cochat e Ruben Santos


18 dezembro, 21h
Ensemble Peregrinação
Anónimo (séc. XVI)
Salve Regina Princesa
Juan Garcia de Salazar (1639 – 1710)
Regina Caeli
Francisco Guerrero (1528-1599)
Niño Dios
Matias de Durango (séc. XVII)
Ea peregrinos
Tradicional (séc. XIII)
Adeste Fideles

Direcção – Teresita Marques


Coro Geral do Conservatório Nacional
Charles Wood, harm.
Ding dong, Merrily on high!
John Stainer, harm.
The First Nowell
George Frideric Händel (1685-1759)
Joy to the World
Mário de Sampayo Ribeiro, harm.
Natal (Elvas)
Tiago Marques, arr.
Santa Claus is Coming to Town

Direcção – Teresita Marques e Tiago Marques


Sexta, 19 de Dezembro, 21H00
Cinema São Jorge
(Sala Manoel de Oliveira)
Avenida da Liberdade Nº 175

Transportes - Cinema São Jorge
Metro: Avenida
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 702, 706, 709, 711, 712, 720, 723, 726, 727, 732, 736, 738, 744, 746, 753, 774, 783
Elevadores: Glória, Santa Justa

Entrada livre
Sujeita à lotação da sala
e mediante levantamento de bilhete no dia, a partir das 13h.

ESCOLA DE MÚSICA DO CONSERVATÓRIO NACIONAL

Ensemble de Música Antiga do Conservatório Nacional

PROGRAMA
Concerto Barocco
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Contrapuctus I
Henry Purcell (1659-1695)
Chaconny
Giovanni Bonocini (1670-1747)
Ombra mai fu
George Frideric. Händel (1685-1759)
Lascia qui pianga
Biagio Marini (1594 – 1663)
Sonata sopra alla Mónica 
Solista – Beatriz Miranda (soprano)
Seconda Prattica
Mazzocchi (1592-1665)
Folle Cor
Georg PhilippTelemann (1681-1767)
Sonata a tre
Ars Nobilis
Claudio Monteverdi (1567-1643)
Ardo e Scoprir
O Come Sei Gentile
George Frideric Händel (1685-1759)
No, di voi non vo’ fidarmi

Direcção – Helena Raposo


Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional
Richard Wagner (1813-1883)
Idílio de Siegfried
Anne Victorino d’Almeida (1978)
Suite para cordas

Direcção – Alexandre Branco



Sábado, 20 de Dezembro, 21H30
Igreja de São Domingos
Largo de São Domingos (Rossio)

Transportes - Igreja de São Domingos
Metro: Rossio, Restauradores
Autocarros: 711, 714, 732, 735, 736, 737, 759, 760, 781, 782 
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia

BANDA DA ARMADA & CORO DE CÂMARA DA ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA DE LISBOA

UM C@NTO DE NATAL

O concerto convida a uma viagem temporal através da música, evocando grandes obras de compositores célebres que assinalam a época natalícia, desde Camille Saint-Saëns e Charles Adam até à contemporaneidade de Jonh Wasson e Joseph Turrin. Esta viagem musical transporta nas pautas uma mensagem de fé, esperança e solidariedade, num cântico por um mundo melhor conduzido pela Banda da Armada e pelo Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa.

PROGRAMA
Jonh Wasson (1956)
Festival Fanfare for Christmas
Martin Ellerby(1957)
Natalis
Sean O’ Loughlin, arr.
Holiday Portraits
Randol Alan Bass (1953)
The Night before Christmas
Poema: Clement Clarke Moore
Camille Saint-Saëns (1835-1921)
Samuel Pascoal, arr.
Tollitle Hostias
Adolphe Charles Adam (1803-1856)
Samuel Pascoal, arr.
Holly Night
Joseph Turrin (1947)
Faith in Tomorrow
Texto: Gloria Nissenson
David Lantz III (1956)
Let Heaven and Nature Sing

Maestro do Coro de Câmara da ESML – Paulo Vassalo Lourenço
Direcção – Délio Gonçalves



Domingo, 21 de Dezembro, 17H30
São Luíz Teatro Municipal
(Sala principal)
Rua António Maria Cardoso, 38

Transportes - São Luíz Teatro Municipal
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 709, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré 
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia

Entrada livre sujeita à lotação da sala, com levantamento de bilhete, no dia, a partir das 13h (máx. 2 bilhetes por pessoa)

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA & CORO SINFÓNICO LISBOA CANTAT

CONCERTO DE NATAL

A composição sacra mais emblemática de Mozart é, sem dúvida, o Requiem. Porém, em plena quadra natalícia, é mais adequado ouvirem-se duas outras obras monumentais do compositor de Salzburgo, igualmente moldadas em forma de culto cristão. A Grande Missa em Dó Menor e as Vesperae solennes de confessore são aqui interpretadas pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, pelo Coro Sinfónico Lisboa Cantat e por vozes solistas, sob a direção do maestro escocês Nicholas Kraemer. A primeira terá sido composta por iniciativa do próprio compositor, em resultado do voto assumido numa altura em que sua mulher, Constanze, se encontrava doente. Conduz-nos, durante cerca de uma hora, por ambientes majestosos. As Vesperae dizem-se aqui solennes por juntarem os instrumentos à voz, já que esta liturgia das horas era mais vulgarmente cantada a cappella, todos os dias, ao final da tarde; e, de confessore, porque celebrariam um santo. O clima de júbilo mantém-se, sempre com a inconfundível assinatura de Mozart. Distingue-se, em particular, o célebre Laudate Dominum, já perto do final.

PROGRAMA
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Grande Missa em Dó Menor, K. 427
Vesperae solennes de confessore, K. 339

Solistas – Carla Caramujo (soprano), Tanja Simic Queiroz (mezzo-soprano), Mário João Alves (tenor), João Fernandes (barítono)
Maestro do Coro – Jorge Carvalho Alves;
Direcção – Nicholas Kraemer"

6 comentários:

  1. Muito obrigado pela informação completa (horários, locais e programas), não podia pedir por mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos pelo seu comentário.
      Muito obrigada e Boas Festas!
      Lisboa-Livre

      Eliminar
    2. Mesmo a tempo do início do ciclo de concertos, actualizamos a informação acrescentando os transportes para casa local de concerto. Bons espectáculos e boas festas!

      Eliminar
    3. Já publicamos o programa para 2015:
      http://lisboa-livre.blogspot.pt/2015/12/5-19-de-dezembro-2015-concertos-natal.html
      Boas Festas!
      Lisboa-Livre

      Eliminar
  2. Bom dia, podem informar, por favor, se no Cinema S.Jorge também podem ser levantados só 2 bilhetes por pessoa. Obrigada
    Andreia Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, não sabemos mas solicitamos a informação. Assim que obtenhamos uma resposta publicaremos aqui.

      Eliminar