2017: Programação - TEATRO NACIONAL D. MARIA II


Teatro Nacional D. Maria II
Praça D. Pedro IV (Rossio)
Lisboa

Programação

CONVERSA COM OS ARTISTAS
22 - 23 MAR 2017
após os espetáculos
VÁRIOS LOCAIS | ENTRADA LIVRE

Os encontros entre público e artistas são momentos privilegiados de debate, participação e aprendizagem. Importantes para que as equipas artísticas possam auscultar o modo como o seu trabalho é recebido, são sobretudo um espaço para os espectadores poderem interpelar diretamente os artistas, aproveitando a oportunidade para colocar questões ou tecer comentários.
A partir de agora, o D. Maria II contará com a jornalista Maria João Guardão, nome de referência do jornalismo cultural português, para assegurar a moderação destas conversas que nos permitem continuar a habitar o teatro mesmo depois dos aplausos. Aponte, na sua agenda, as sessões após as quais poderá ficar para dois dedos de conversa:

Tiranossauro Rex
Procedimento básico de memorização e esquecimento 
de Alex Cassal 
22 mar 
Salão Nobre

27 de Março - Dia Mundial do Teatro 2017
"Abrimos as portas. Acendemos as luzes. E esperamos por si. O Dia Mundial do Teatro é isso mesmo: um momento de encontro. Um dia em que, de um modo ainda mais especial, contamos com todos para celebrar o Teatro. Este ano, saiba quais os espetáculos e atividades de que poderá usufruir: 

14h Visita guiada à exposição Teatro em cartaz: A coleção do D. Maria II, 1853-2015
curadoria Lizá Ramalho e Artur Rebelo
visita por Helena Barbosa

16h e 19h Ethica. Natura e origine della mente
de Romeo Castellucii

20h Conversa com Romeo Castellucci 
moderação José Tolentino de Mendonça

21h Tiranossauro Rex - Procedimento básico de memorização e esquecimento
de Alex Cassal

21h30 Ensaio para uma cartografia
de Mónica Calle

Entrada livre mediante o levantamento de bilhetes, na bilheteira do D. Maria II, a partir das 10h30. Limite de 2 bilhetes por pessoa, sujeitos à lotação disponível. Para este dia não se aceitam reservas."


"EXPOSIÇÃO - TEATRO EM CARTAZ - A COLEÇÃO DO D. MARIA II, 1853 - 2015
até 29 Julho, 2017
qua - dom, 30 min. antes do início dos espetáculos da Sala Garrett para portadores de bilhete

VÁRIOS LOCAIS | ENTRADA LIVRE*

18 abril - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | Horário da exposição: 15h - 18h

Um cartaz é um espetáculo. Pelos cartazes do D. Maria II vemos mais de um século de representações e das histórias que cada uma encerra. Nesta comemoração dos 170 anos, pedimos aos designers que atualmente desenvolvem a imagem do D. Maria II para mergulharem no arquivo e revelarem ao público como esse trabalho tem sido feito ao longo do tempo.

Nos documentos apresentados, evidenciam-se diferentes abordagens de pensar e produzir o cartaz. Das leituras desta amostra emergem diversas questões que vão desde as estratégias de gestão da imagem de identidade visual, até ao espaço de criação de que dispõe o designer.
curadoria Lizá Ramalho e Artur Rebelo

VISITAS GUIADAS À EXPOSIÇÃO
com Helena Barbosa
27 mar, 14h | entrada livre"

21 MAR - 30 ABR 2017
ÁTRIO | ENTRADA LIVRE
VIDEOTECA BOCA

"A Videoteca BoCA surge como um ponto de documentação, de historiação visual e de partilha pública, com o intuito de dar a conhecer (sobretudo ao público especializado mais jovem) o passado recente, desconhecido e escassamente documentado, através de obras artísticas que, de algum modo, estão na esteira do "espírito do tempo" da criação atual e que integram, na sua maioria, a programação da BoCA.

Percecionamos estéticas, conceções, direções, interesses e escolhas artísticas que se relacionam com uma geração, o seu contexto social, político e económico, mas que revelam também a intimidade dos artistas, mais jovens.
Oferecendo o acesso privilegiado a trabalhos de encenadores, coreógrafos, artistas plásticos ou performers, a Videoteca BoCA conta com a colaboração de artistas, entidades públicas e privadas que gentilmente cederam materiais de arquivo.

Durante a tarde, depois das aulas ou antes de assistir a um espetáculo, o espaço da Videoteca BoCA, no átrio do D. Maria II, pretende ser um descontraído ponto de encontro (físico), onde se podem descobrir obras que de outra forma não se teria oportunidade de ver, ou de rever.

Nomes de alguns artistas cujos registos de vídeo integrais são contemplados na Videoteca BoCA: Ana Borralho & João Galante, Cecilia Bengolea, Cláudia Dias, François Chaignaud, Héctor Zamora, Lúcia Sigalho, Márcia Lança, Mariana Tengner Barros, Miguel Moreira, Musa paradisiaca, Paulo Castro, Rodrigo García, Romeo Castellucci, Salomé Lamas, Tania Bruguera, Vera Mantero."


Clube dos poetas vivos
4 Abril 2017 | 9 Maio 2017 | 6 Junho 2017
Terça-feira, 19H
coordenação Teresa Coutinho, em parceria com Casa Fernando Pessoa

É com três poetas de três gerações que o Clube dos Poetas Vivos continua a ocupar o átrio do D. Maria II.
Em abril, recebemos Cláudia R. Sampaio, poeta e guionista, autora de Ver no Escuro, publicado no passado ano pela Tinta da China. Maio é o mês em que nos sentamos com Paulo José Miranda, vencedor do Prémio Literário José Saramago, em 1999, tendo depois vagueado para lá das fronteiras nacionais durante mais de uma década. Auto-retratos é o seu último livro de poesia, publicado pela editora abysmo. Em junho, encerramos esta temporada do Clube com Inês Lourenço que, com mais de uma dezena de títulos publicados ao longo das últimas décadas, publicou recentemente O Jogo das Comparações, na editoria Companhia das Ilhas. Com ela, procuraremos no umbigo do poema cravar / o sabre rente às vísceras dos verbos.

Abril, 19h
com Cláudia R. Sampaio

Maio, 19h
com Paulo José Miranda

Junho, 19h

com Inês Lourenço

Transportes
Metro: Terreiro do Paço, Baixa-Chiado, Rossio
Autocarros: 709, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré 
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia

Sem comentários:

Enviar um comentário