2017: FESTA DA CIÊNCIA E MARCHA PELA CIÊNCIA, PORTUGAL

A Nossa Missão
A Marcha pela Ciência defende que a ciência deve ser financiada publicamente, e que a sua comunicação à sociedade deve ser eficaz, enquanto pilares fundamentais da liberdade e da prosperidade. Apelamos a uma união entre cientistas e não-cientistas, baseada na diversidade,  e independente de partidos políticos,  para juntos defendermos a importância da ciência enquanto veículo de promoção e desenvolvimento do bem-comum.

Porquê a Marcha pela Ciência em Portugal?
Marchamos em solidariedade com todos aqueles que valorizam a ciência em redor do mundo, e em apoio aos países onde determinadas decisões políticas representam uma ameaça à comunidade científica e ao acesso à ciência. Eventos recentes nos EUA, e noutras partes do globo, são uma ameaça à ciência, ao próprio conhecimento científico, e ao seu  financiamento.
Marchamos em defesa de políticas baseadas em factos científicos, e que vão ao encontro do interesse público. O livre acesso ao conhecimento científico é um valor democrático.  O pensamento crítico, os factos e dados científicos acessíveis publicamente,  e as discussões potenciadas pela ciência ajudam a construir uma sociedade melhor.
Marchamos para dar visibilidade à ciência e aos cientistas, e aos problemas que a comunidade científica enfrenta em Portugal. Pretendemos desmistificar a actividade científica, e valorizar as pessoas responsáveis por esta, dando-lhes visibilidade e apoio, de forma a potenciar uma melhor relação entre a ciência e a sociedade portuguesa.

Apoiamos a Marcha pela Ciência.
A Marcha pela Ciência promove uma ciência financiada publicamente e a sua comunicação efectiva à sociedade, como um pilar fundamental da liberdade e da prosperidade.
Apelamos a uma união entre cientistas e não-cientistas, baseada na diversidade, e independente de partidos políticos, para juntos defendermos a importância da ciência enquanto veículo de promoção e desenvolvimento do bem-comum. Enquanto membros de sociedades livres, é nosso dever proteger o direito ao acesso ao conhecimento, à possibilidade de aprender, interagir e até de moldar o conhecimento científico.
Assinar a declaração de apoio: http://marchapelaciencia.pt/support/
VOLUNTÁRIOS
Por favor preencha o formulário e entraremos em contacto consigo. Muito Obrigado! http://marchapelaciencia.pt/voluntarios/


25 de Março, 17:30-19:30h
Encontro de voluntários para a Marcha Pela Ciência PT
Bar Irreal, Rua do Poço dos Negros 59, Lisboa


22 de Abril, 14-15h
Marcha pela Ciência
No dia 22 de Abril, do programa consta, a marcha, seguida por breves discursos, e um evento de debate e actividades científicas, espalhado por vários sítios na zona do Chiado. A marcha começa às 14h, partimos do Largo de São Mamede, à Rua da Escola Politécnica e daí vamos ter ao Largo do Carmo.

22 de Abril, 16-19h
Festa da Ciência
Depois da marcha, na zona do Chiado e Bairro Alto, a partir das 16h, vamos ter bastantes eventos com cientistas. Venha descobrir a ciência e os cientistas. Vai ver que será uma tarde bem passada! Veja o programa completo em baixo ou em http://marchapelaciencia.pt/festa-da-ciencia/


Programa completo
Microfone Aberto - 16h30 – 17h30.
@ Largo do Carmo
Microfone aberto para qualquer pessoa dizer em 5 minutos qual é, para si própria, o significado da Ciência

Actividades de Física - 16h30 – 18h
@ Brio café 309, Tv. Carmo 1
Duas actividades interactivas de Física do CERN II Two hands-on physics activities from CERN.
1) Particle physics on the road: ride with us to the inner structure of the universe. http://ippog.org/
2) Física Sem Fronteiras
Ciência de Bolso - 16h30 – 18h
@ Praça Luís de Camões
Membros do Centro Ciência Viva de Sintra vão surpreender participantes. A ciência vai saltar dos seus bolsos! Qualquer pessoa pode explorar factos científicos com actividades interactivas cujos materiais se transportam literalmente dentro dos bolsos. Nas ruas de Lisboa, a Ciência vai emergir das palmas das mãos.

Spot a Scientist - 16h30 – 18h
@ Vertigo cafe (Tv. Carmo 4), Pastelaria Benard (R. Garrett 104), Café A Brasileira (R. Garrett 120), Praça Luís de Camões
Descubra o cientista – eles estão à sua espera para uma conversa!

Debate - 17h
@ Livraria Sá da Costa R. Garrett 100
Qual a responsabilidade social das ciências sociais?

Famelab - 17h
@ Associação Zé Dos Bois R. da Barroca 59
Apresentações divertidas em 3 minutos sobre tópicos variados, que mostram que a Ciência também pode fazer rir!
https://www.britishcouncil.pt/atividades/ciencia/famelab

Debate - 18h
@ Associação Zé Dos Bois R. da Barroca 59
Cepticismo científico – o que é? Como se usa?

Discussão - 18h
@ Maria Caxuxa R. da Barroca 6-12
Mesas redondas em grupos pequenos, abertas para todos e moderadas por cientistas.
Tema: Qual é o papel da Ciência na sociedade?


Sem comentários:

Enviar um comentário