8 de Dezembro, 2012: Curso Livre - TRAVALHO, DISCRIMINAÇÕES E ASSÉDIO SEXUAL

"No próximo Sábado, dia 8 de Dezembro, o projecto big~Ei, promoverá o Curso Livre “Trabalho, discriminações e assédio sexual” das 14h30 às 18h30 no Centro de Cultura e Intervenção Feminista (Rua da Cozinha Económica, Bloco D, Espaços 30M e 30N, Alcântara, Lisboa).
A realização deste Curso Livre pretende promover o debate em torno das questões da discriminação no trabalho, das desigualdades salariais, da legislação vigente em diferentes países relativamente ao assédio sexual e do desemprego e precariedade no feminino em tempos de austeridade. A visualização do filme "Terra Fria", representativo de uma série de discriminações ocorridas em contexto de trabalho pretende, assim, proporcionar uma reflexão antes das intervenções de cada oradora seguidas pelo debate.
 
Trabalho, discriminações e assédio sexual
 
14h30Recepção de participantes
 
15h – Visualização do filme “Terra Fria”
Sinopse: Josey Aimes apenas quer um emprego digno que lhe permita sustentar os seus filhos. O que ela encontra são ameaças, insultos, piropos, apalpadelas, ataques e desfeitas. O seu chefe aconselha-a a “encarar a situação como um homem”, mas o que ela faz é reagir como um ser humano, e revoltar-se.
Charlize Theron interpreta Josey em North Country – Terra Fria, a história de um grupo de mulheres que foram contra os estereótipos de género com os seus empregos nas minas de ferro do Minnesota… e fizeram história lançando o primeiro processo judicial colectivo por discriminação e assédio sexual no lugar de trabalho.
 
17h - Pausa
 
17h15 – Mesa Redonda e Debate:
Discriminações no Trabalho e Desigualdade Salarial, Sandra Ribeiro (Presidente da CITE)
O assédio sexual – análise comparativa da legislação de diferentes países, Tatiana Silva (Jurista)
Desemprego e precariedade no feminino, Lídia Fernandes (Membro da Direcção da UMAR)
Moderação/Relatora: Maria Viegas (Socióloga)
 
 
As inscrições deverão ser feitas para o email do projecto – projectobig.ei@gmail.comaté dia 6 de Dezembro. No acto da inscrição é essencial referir se virá a ambos os momentos do Curso Livre (filme e debate) ou se apenas a um (filme ou debate) referindo em qual pretende estar presente.
 
Cristina Pires, Joana Sales e Irene Rodrigues (Projecto big~Ei)
Manuela Góis e Lídia Fernandes (co-organizadoras)".
 
Transportes
Comboio: Alcântara
Eléctricos: 15 e 18
Autocarros: 28, 714, 720, 724, 732, 738, 742, 751, 756, 760, 773
 
Fonte e imagem: http://centrodeculturaeintervencaofeminista.wordpress.com/2012/11/30/sab-8-dezembro-curso-livre-trabalho-discriminacoes-e-assedio-sexual/

Sem comentários:

Enviar um comentário