Dezembro, 2012: Programação - BAR ADUFE, SONS DO MUNDO

Entrada livre.
Beco do Arco Escuro 1, Lisboa
 
"Um ano a trazer o mundo a Alfama e a levar Alfama ao mundo.
O Adufe-sons do mundo, celebra durante o mês de Dezembro o seu primeiro aniversário.
Um ano dedicado à difusão da World Music.
O Adufe-sons do mundo apresenta a sua agenda para o mês de Dezembro.
 
»»Concertos««
Dia 8 - Sábado - 22.30h- Bubacar Djabate e os Tamala de Tabato
Dia 15 - Sábado - 22:30 - Jibóia
Dia 29 - Sábado - 22.30h - Ngoma Mozambique

»»DJ Set««
Dia 14- 22:00 - "Sons Suburbanos"; Barricada Som Sistema
Dia 15- (a seguir ao concerto) - unDJ FarraJ música do Médio-Oriente
Dia 21- 22:00 - "Era uma vez na América"; Laukur
Dia 22- 22:00 - "O jazz no mundo e o mundo no jazz"; Selecta Dores
Dia 28- 22:00 - Selecta; world music

»» Noites Temáticas««
Dia 7- 22:00 - Selecção Adufe "Uma viagem ao sul da Europa"

Todas a noites a entrada é livre.

Nas quintas-feiras dias 4, 11, 18 e 25 continuará a decorrer no Adufe-sons do mundo a exibição culinária "A Sara faz o jantar", são noites onde se poderá desfrutar de gastronomia vegetariana com ementas distintas a cada quinta-feira. A refeição com uma bebida tem um custo de 4,5€.
________________________________

Dia 7 - Sexta-Feira - 22.00h
"Uma viagem musical ao Sul da Europa". Com uma visita ao Sul do "velho Continente" dá-se o início de uma nova rubrica no Adufe-sons do mundo - a Selecção Adufe.
 
Dia 8 - Sábado - 22.30h
Bubacar Djabate e os Tamala de Tabato - Concerto de Afro Mandinga - Guiné-Bissau
Bubacar Djabaté é de Tabato, uma aldeia de griots no leste da Guiné-Bissau, onde aprendeu com a sua família, a cantar e a tocar balafon (xilofone mandinga), djembe e cabaça. A sua música inclui repertório tradicional mandinga, composições próprias e traduz a herança da cultura guineense e as suas várias influências musicais. Chegou a Portugal em 2005 e, desde então, tem também vivido da minha música, fazendo-me ouvir em eventos musicais em Lisboa e agora tem vindo a ter uma expressão nacional.

Dia 14 - Sexta-Feira - 22.00h
"Sons urbanos" por Barricada Som Sistema
A mão do colectivo de dj's Barricada, traz-nos uma noite com os sons que enchem os subúrbios das grandes metrópoles. Músicas de resistência que ali se forjaram e continuam a dar expressão às periferias onde vive a maioria da classe trabalhadora um pouco por todo o mundo. Esta noite, é a rebeldia destes sons que te aguarda.

Dia 15 - Sábado
Jibóia - Concerto - 22.30h
unDJ FarraJ - DJ SET- pós concerto
No sábado, dia 15, o Adufe-sons do mundo, recebe o encerramento da Feira Laica. Será certamente uma noite mística, com os sons psicadélicos com influências árabes de Jibóia e com o DJ SET a cargo de unDJ FarraJ os sons árabes do passado e contemporâneos
Sobre Jibóia: A fuga de um Maharaja perseguido pelo seu povo acaba numa emboscada em pleno mar alto, por um grupo de macacos salteadores comandados por uma espécie de Omar-quimera (Souleyman do ocidente / Rodríguez-López do Oriente), com laivos de maresia tropical e frescura espanhola à mistura. A poucas semanas de editar o seu EP de estreia, JIBÓIA tem feito aparições camufladas um pouco por todo o lado, coleccionando presas e sufocando-as durante quarenta minutos nessas noites bafientas.
Sobre unDJ FarraJ: é mais um disfarce de um elemento ligado ao DJihad ao Bairro Autismo, outrora ligado ao colectivo OSAMAsecretLOVERS e não se sabe ao certo que relação ao unDJ MMMNNNRRRG. Nesta persona dúbia sabemos que passa música do Médio-Oriente do passado e contemporânea sem a protecção de Alá.

Dia 21 - Sexta-Feira - 22.00h
"Era uma vez na América" - selecção por Laukur - 22.00h
"Era uma vez na América" é o mote que nos traz nesta noite Laukur. Dos Blues do Delta do Mississippi às Chain Gand Songs, do Zydeco ao Folk dos EUA, esta vai ser uma noite onde as sonoridades de uns EUA marcados por uma profunda crise económica e social, as canções do trabalho e da comunidade afro americana assumirão o papel central da noite.

Dia 22 - Sábado - 22.00h
"O jazz no mundo e o mundo no jazz." - por Selecta Dores Selecta Dores faz uma selecção especial de Jazz no mundo para uma noite de certo muito especial.

Dia 28 - Sexta-Feira - 22.00h
World Music - DJ Set

Nesta noite os sons da World Music visitam o Adufe para um DJ Set que será mais uma viagem musical pelo globo.

Dia 29 - Sábado - 22.30h
Ngoma Moçambique - Concerto - Moçambique - 22.30h
O último concerto no Adufe-sons do mundo irá ser da responsabilidade dos Ngoma Moçambique com os seus ritmos quentes numa agradável antecipação da folia da noite de passagem de ano.
Ngoma Moçambique é um projecto ligado a investigação de ritmos e instrumentos tradicionais de moçambique.
As diversas tradições existentes em Moçambique formam entre si uma rede em que se relacionam e sobrepõem certas características de estilo e de realização partilhando aspectos comuns de modelo interno.
O aspecto mais notável da musica Moçambicana é a diversidade de expressão que possui.
A sua musica é parte de uma tradição com raízes que revelam uma multitude de influencias e referencias históricas transmitindo um enigmático sentido de intemporalidade e é por isso que é regularmente considerada um improviso".

Transportes
Metro: Terreiro do Paço
Autocarros: 01/36/37/40/44/60/92/706/709/711/714/732/745/759/781/790/794
Eléctricos: 12/15/18/25/28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia

Fonte e imagem: www.adufebar.com

Sem comentários:

Enviar um comentário